Quais são as duas características que diferenciam o magma basáltico do magma riolítico?


Assim, os magmas basálticos tendem a ser bastante fluidos (baixa viscosidade), mas a sua viscosidade é ainda 10.000 a 100.000 vezes mais viscosa do que a da água. Os magmas riolíticos tendem a ter uma viscosidade ainda maior, variando de 1 milhão a 100 milhões de vezes mais viscosos que a água.

Qual é a diferença entre o magma basáltico e o magma riolítico?

Qual é a diferença entre o magma basáltico e o magma riolítico? O magma basáltico tem um baixo teor de sílica, o que faz com que tenha uma baixa viscosidade. Em contrapartida, o magma riolítico tem um elevado teor de sílica, o que faz com que tenha uma viscosidade elevada.

Qual é a diferença entre magmas basálticos andesíticos e riolíticos?

Os magmas BASÁLTICOS têm um teor de SÍLICA BAIXO (45-55%) e são designados por MAFIC na sua composição. O magma riolítico contém mais de 65% de SÍLICA e chama-se FÉLSICO. O magma ANDESÍTICO é de composição INTERMÉDIA (55-65% de SÍLICA).

Qual é a diferença entre o magma andesítico e o magma basáltico?

O magma basáltico é rico em ferro, magnésio e cálcio, mas pobre em potássio e sódio. A sua temperatura varia entre cerca de 1000oC e 1200oC (1832oF e 2192oF). O magma andesítico tem quantidades moderadas destes minerais, com uma variação de temperatura de cerca de 800oC a 1000oC (1472oF a 1832oF).

Quais são as diferenças físicas entre as lavas riolíticas félsicas e as lavas basálticas máficas?

A lava riolítica (félsica), com o seu elevado teor de sílica (mais de 70 por cento), é muito viscosa e forma fluxos curtos e espessos. A lava basáltica (máfica), com um teor de sílica mais baixo (cerca de 50 por cento), é mais fluida e pode percorrer uma longa distância (90 milhas/150 km) antes de congelar.

Para mais perguntas, ver Como é que Carnegie atingiu o seu objectivo?

Porque é que as viscosidades do magma basáltico e do magma riolítico são tão diferentes?





Tabela de resumo Tipo de magma riolítico
rocha solidificada riolito
Composição química 65-75 SiO2 %, baixo teor de Fe, Mg, Ca, alto teor de K, Na.
Temperatura 650 – 800 oC
Viscosidade Alta

O que é o magma basáltico?

A lava basáltica ou lava máfica é uma rocha fundida enriquecida em ferro e magnésio e empobrecida em sílica. Os magmas basálticos são formados pela ultrapassagem do ponto de fusão do manto, quer pela adição de calor, quer pela alteração da sua composição, quer pela diminuição da sua pressão.



Qual é a diferença entre o magma basáltico e o magma riolítico?

O magma basáltico tem um baixo teor de sílica, o que faz com que tenha uma baixa viscosidade. Em contraste, o magma riolítico tem um elevado teor de sílica, o que o torna altamente viscoso.

O magma basáltico é fluido ou viscoso?

Viscosidade dos magmas



Assim, os magmas basálticos tendem a ser bastante fluidos (baixa viscosidade), mas a sua viscosidade é ainda 10.000 a 100.000 vezes mais viscosa do que a da água. Os magmas riolíticos tendem a ter uma viscosidade ainda maior, variando de 1 milhão a 100 milhões de vezes mais viscosos que a água.

O que é o magma riolítico?

O riolito é uma rocha ígnea extrusiva, formada a partir de magma rico em sílica que sai de uma fonte vulcânica para arrefecer rapidamente à superfície em vez de arrefecer lentamente no subsolo. Tem geralmente uma cor clara devido ao seu baixo teor de minerais máficos e é normalmente de grão muito fino (afanítico) ou vítreo.

Em que é que a lava basáltica difere da lava andesítica?

Ambas as lavas formam-se em limites de placas diferentes e, por isso, têm teores de sílica diferentes: a lava basáltica forma-se a partir de material do manto quente em limites de placas construtivos e pontos quentes, enquanto a lava andesítica se forma em limites de placas destrutivos devido à fusão da crosta.



O que é o magma e em que é que o magma difere da lava?

O magma é composto por rocha fundida e está armazenado na crosta terrestre. A lava é o magma que atinge a superfície do nosso planeta através da chaminé de um vulcão.

Qual é a diferença entre os vulcões basálticos?



ligações relacionadas
O que é o movimento de massas? O basalto é uma lava explosiva?
Perguntas de geografia em UPSC prelims. Limite de idade da UPSC

Porque é que o magma basáltico é fluido e líquido?

Os magmas basálticos são derivados da fusão parcial de rochas do manto. … Como a sílica é diluída com outros componentes minerais a alta temperatura, o magma é muito fluido e, portanto, não muito viscoso.



Quais são as características do magma que criam erupções explosivas quizlet?

Características de uma erupção explosiva. o magma é rico em sílica. O magma com alto teor de sílica é espesso e pegajoso. O magma acumula-se no tubo do vulcão, os gases dissolvidos não conseguem escapar do magma espesso.

Para mais perguntas, ver Os humanos podem criar trovoadas?

Que tipo de magma andesítico ou basáltico está associado a erupções mais violentas?

Os grandes vulcões compostos são feitos de magmas andesíticos e são geralmente o resultado de eventos eruptivos muito mais violentos. Compare a composição de um domo de lava típico e de uma erupção fissural típica. Um domo de lava tende a ser félsico a intermédio, enquanto uma erupção fissural emite lava basáltica.

Qual é a diferença entre os vulcões basálticos e os vulcões riolíticos?

O magma basáltico tem uma viscosidade baixa, enquanto o magma riolítico tem uma viscosidade elevada…. Vulcão: uma colina ou montanha formada pela extrusão de lava ou pela ejecção de fragmentos de rocha de uma chaminé.

Qual é o magma basáltico ou granítico mais viscoso?

i) Em geral, pensa-se que o teor de sílica, a viscosidade do magma, resulta da tendência dos aniões complexos de sílica para formarem longas cadeias de moléculas antes do início da cristalização. Assim, os magmas graníticos são mais viscosos do que os magmas basálticos.

Porque é que o magma basáltico tem a viscosidade mais baixa?

Um fluxo de lava basáltica tem uma viscosidade baixa devido ao seu baixo teor de SiO2. As erupções associadas à lava basáltica não são geralmente explosivas devido ao baixo teor de sílica e de gás. Os gases escapam mais facilmente quando o teor de sílica é baixo. Devido à baixa viscosidade, os fluxos de lava basáltica estão dispersos em camadas extensas.

Quais são as características da lava basáltica?

O basalto entra em erupção a temperaturas entre 1100 e 1250 °C. É uma rocha vulcânica (ou lava) caracteristicamente de cor escura (cinzenta a preta), que contém 45 a 53% de sílica e é rica em ferro e magnésio. As lavas basálticas são mais fluidas do que os andesitos ou dacitos, que contêm mais sílica.

Quais são as características do basalto?

O basalto é uma rocha ígnea extrusiva (vulcânica) com baixo teor de sílica, de cor escura e comparativamente rica em ferro e magnésio. Alguns basaltos são bastante vítreos (taquigirite) e muitos são de grão muito fino e compactos.

Como é que o basalto é identificado?

O basalto apresenta-se preto ou preto acinzentado, por vezes com uma crosta esverdeada ou avermelhada. Sentir a sua textura. O basalto é constituído por um grão fino e homogéneo. A rocha densa não tem cristais ou minerais visíveis a olho nu.

Que dois tipos de vulcões estão associados à erupção de lava basáltica fluida?

Os vulcões-escudo são formados por magma basáltico, geralmente sobreposto a uma pluma mantélica, enquanto os estratovulcões (por vezes chamados vulcões compostos) são formados por magma andesítico/riolítico. Também compreenderá a relação entre os fenómenos vulcânicos e a tectónica de placas.

Onde se encontra a fonte da maior parte do magma riolítico?

Os magmas graníticos ou riolíticos e os magmas andesíticos são gerados em fronteiras de placas convergentes onde a litosfera oceânica (a camada exterior da Terra composta pela crosta e pelo manto superior) é subduzida de modo a que o seu bordo fique posicionado abaixo do bordo da placa continental ou de outra placa oceânica. O calor será…

Que tipo de magma é o magma mais viscoso?

O magma que tem a maior viscosidade é o magma riolítico.

Que características descrevem correctamente o magma?

Os magmas são maioritariamente líquidos e contêm fluidos dissolvidos, como a água; a maioria é menos densa do que a rocha sólida adjacente.

Qual das seguintes características do magma determina a sua capacidade de explosão?

A viscosidade, juntamente com a quantidade de gás dissolvido no magma, pode determinar a explosividade da erupção. O magma mais viscoso com voláteis é mais explosivo do que o magma menos viscoso, onde os gases podem borbulhar com relativa facilidade.

Para mais perguntas, ver Quais são os chefes de reserva do antigo Egipto?

A lava basáltica é grossa ou fina?

As lavas basálticas são relativamente finas e são muito fluidas quando entram em erupção. Os vulcões-escudo têm lava basáltica. São os maiores de todos os vulcões da Terra. Os vulcões havaianos são os exemplos mais famosos.

De que é feito o magma riolítico?

O riolito é o equivalente extrusivo do magma granítico. É composto predominantemente por quartzo, K-feldspato e biotite. Pode ter qualquer textura, desde vítrea, afanítica, porfirítica, e pela orientação de pequenos cristais que reflectem o fluxo de lava.

Como é que o magma riolítico se forma?

O magma riolítico forma-se como resultado da fusão húmida da crosta continental. Os riolitos são rochas que contêm água e minerais que contêm água, como a biotite. A crosta continental tem de ser aquecida acima do gradiente geotérmico normal para derreter.

Que quantidade de sílica existe no magma riolítico?

O riolito com baixo teor de sílica contém 69 a 74 por cento de sílica. O riolito com alto teor de sílica contém 75 a 80 por cento de sílica. As lavas riolíticas são viscosas e tendem a formar fluxos de lava espessos em blocos de lados íngremes ou pilhas de lava chamadas cúpulas de lava. Os magmas riolíticos tendem a entrar em erupção de forma explosiva, produzindo também abundantes cinzas e pedra-pomes.

Quais são os dois gases mais abundantes emitidos durante o vulcanismo basáltico?

A água e o dióxido de carbono são normalmente os gases mais abundantes emitidos durante o vulcanismo basáltico.

Em que é que as rochas basálticas diferem das rochas graníticas?

Principais diferenças entre o basalto e o granito

O basalto tem uma cor mais escura e é composto por elementos máficos. Por outro lado, o granito tem uma cor mais clara e é composto por elementos félsicos. O basalto é uma rocha ígnea extrusiva que entra em erupção à superfície, onde arrefece rapidamente para formar pequenos cristais.

O que é o magma e em que é que é diferente da lava?

O magma é uma rocha fundida sob a superfície da Terra. A lava é uma rocha fundida que entrou em erupção à superfície.

Qual é a diferença entre lava e magma quizlet?

Tanto o magma quanto a lava se referem à rocha derretida a partir da qual as rochas ígneas são formadas. No entanto, o magma se refere à rocha derretida sob a superfície da Terra, e a lava se refere à rocha derretida na superfície.

O basalto é uma lava explosiva?

As erupções basálticas são a forma mais comum de vulcanismo na Terra e nos corpos planetários. A baixa viscosidade dos magmas basálticos inibe a fragmentação, o que favorece a actividade efusiva e o derrame de lava, mas ocorrem erupções basálticas altamente explosivas e perigosas.

Que características químicas e físicas do magma são mais importantes para determinar se o magma entra em erupção de forma explosiva ou não-explosiva?

A composição química do magma determina se o magma entrará em erupção de forma explosiva ou não explosiva. Explicação: Há uma grande variedade de gases que estão presentes a uma pressão muito elevada no centro da Terra. Certos gases, como os óxidos de azoto, quando presentes em grandes quantidades no magma, tornam-no explosivo.