Quais são os sinais de esclerose múltipla?

Quais são os sinais de esclerose múltipla?

  • problemas oculares.
  • formigueiro e entorpecimento.
  • dor e espasmos.
  • fraqueza ou fadiga.
  • problemas de equilíbrio ou tonturas.
  • problemas de bexiga.
  • disfunção sexual.
  • problemas cognitivos.

Quais são normalmente os primeiros sinais de EM?

  • problemas oculares.
  • formigueiro e entorpecimento.


  • dor e espasmos.
  • fraqueza ou fadiga.
  • problemas de equilíbrio ou tonturas.
  • problemas de bexiga.


  • disfunção sexual.
  • problemas cognitivos.

Por onde começa normalmente a EM?

É aqui que começa a EM (tipicamente)

A neurite óptica, ou inflamação do nervo óptico, é geralmente a mais comum, diz Shoemaker. Pode sentir dores nos olhos, visão desfocada e dores de cabeça.

Como é que posso ser testado para esclerose múltipla?

Não existem testes específicos para a EM. Em vez disso, um diagnóstico de esclerose múltipla depende frequentemente da exclusão de outras condições que possam produzir sinais e sintomas semelhantes, conhecidos como diagnóstico diferencial. É provável que o seu médico comece com um historial e exame médico completos.



Como é que a EM normalmente começa?

Acontece quando o seu sistema imunitário diz erroneamente ao seu corpo para atacar a mielina, a cobertura protectora sobre as células nervosas do cérebro e da medula espinal. Pode ouvir o seu médico chamar a esta desmielinização. Provoca cicatrizes, ou lesões, que dificultam a circulação de sinais entre o cérebro e o corpo.

Com que idade é que a EM começa normalmente?

Idade. A EM pode ocorrer em qualquer idade, mas o seu início ocorre normalmente entre os 20 e 40 anos de idade. Contudo, as pessoas mais novas e mais velhas podem ser afectadas.

Quando se deve suspeitar de esclerose múltipla?

As pessoas devem considerar um diagnóstico de EM se tiverem um ou mais destes sintomas:perda de visão em um ou ambos os olhos.paralisia aguda nas pernas ou ao longo de um lado do corpo.dormência aguda e formigueiro num membro.



Qual é a sensação de dor nas pernas da EM?

Ocorre normalmente nas pernas. Os tipos de paraestesia incluem formigueiro, formigueiro, tremor, dores de queimadura, sensação de pressão e áreas de pele com maior sensibilidade ao toque. As dores associadas a estas podem ser dolorosas, latejantes, latejantes, esfaqueantes, picadas, picadas, formigueiros, aperto e dormência.

Quais são as quatro fases da EM?

  • Síndrome clinicamente isolada (CIS) Este é o primeiro episódio de sintomas causados por inflamação e danos na bainha de mielina dos nervos do cérebro ou da medula espinal.
  • Retomada de EM (RRMS)
  • Mestrado Secundário Progressivo (SPMS)


  • EM progressiva primária (PPMS)

Quais são os sintomas da EM numa mulher?

  • espasmos musculares.
  • entorpecimento.
  • Problemas de equilíbrio e falta de coordenação.


  • dificuldade em mover braços e pernas.
  • marcha instável e dificuldade em andar.
  • fraqueza ou tremor em um ou ambos os braços ou pernas.

Qual a sensação de formigueiro nas pernas da EM?



Para algumas pessoas, as sensações de formigueiro da EM são semelhantes às que uma pessoa experimenta quando um pé ou uma mão “adormece”. Outras relatam sensações mais intensas, tais como aperto ou ardor. É comum as pessoas relatarem formigueiros.

https://www.youtube.com/watch?v=sfWTKWRtKOM

Uma análise ao sangue pode detectar a EM?

Embora não exista uma análise definitiva à EM, as análises ao sangue podem excluir outras condições que causam sintomas semelhantes aos da EM, tais como lúpus eritematoso, doença de Sjogren, deficiências em vitaminas e minerais, algumas infecções, e doenças hereditárias raras.

A EM e a fibromialgia têm sintomas semelhantes?

A fadiga, ou sensação de cansaço constante, é um sintoma comum da EM e da fibromialgia. Outras semelhanças incluem: Idade. Podem ocorrer em qualquer altura.

A EM pode ir embora?

Tratamento de esclerose múltipla. Actualmente não existe cura para a esclerose múltipla. O objectivo do tratamento é ajudá-lo a enfrentar e aliviar os sintomas, retardar a progressão da doença e manter uma boa qualidade de vida. Isto pode ser feito através de uma combinação de medicação e terapia física, ocupacional e da fala.

Pode ter EM durante anos e não o saber?

A EM benigna não pode ser identificada no momento do diagnóstico inicial; o diagnóstico pode demorar até 15 anos. O curso da EM é imprevisível, e ter EM benigna não significa que não possa progredir para uma forma mais severa de EM.

Quanto tempo vivem as pessoas com EM?

A esperança média de vida de 25 a 35 anos após o diagnóstico de EM é frequentemente indicada. Algumas das causas mais comuns de morte em doentes com EM são complicações secundárias resultantes da imobilidade, infecções crónicas do tracto urinário, deglutição e respiração comprometidas.

É possível viver uma vida normal com EM?

A maioria das pessoas com EM pode esperar viver tanto tempo como as pessoas sem EM, mas a condição pode afectar a sua vida quotidiana. Para algumas pessoas, as mudanças serão menores. Para outras, podem significar uma perda de mobilidade e de outras funções.

O stress pode causar EM?

O stress pode causar EM? Não há provas definitivas para dizer que o stress é uma causa de EM. No entanto, o stress pode tornar difícil para uma pessoa gerir os sintomas da EM. Muitos pacientes também relatam que o stress desencadeou os seus sintomas de EM ou causou uma recaída.

Quanto tempo leva a EM a desactivá-lo?

A maioria dos sintomas desenvolve-se abruptamente, numa questão de horas ou dias. Estes ataques ou recaídas de EM geralmente atingem o seu pico dentro de poucos dias no máximo e depois resolvem-se lentamente nos dias ou semanas seguintes, de modo que uma recaída típica será sintomática durante cerca de oito semanas desde o início até à recuperação. A resolução é normalmente completa.

Muitas pessoas com EM também têm fibromialgia ou artrite. E ambas as condições podem ser dolorosas. Mas por vezes,a EM causa directamente dor nos pés e pernas,e pode na realidade danificar os nervos.

Qual é a sensação de vertigem da EM?

Muitas pessoas com EM experimentam tonturas, nas quais se sentem tontas ou desequilibradas, nota o NMSS. Um sintoma menos comum de esclerose múltipla é a vertigem. Quando se tem vertigens, sente-se como se o seu ambiente estivesse a girar à sua volta, diz o Dr. Kalb, ou que está a girar.

Qual é a sensação de um surto de EM?

Isto resulta em sintomas de flare-up, tais como problemas de equilíbrio, coordenação, visão, função da bexiga, memória ou concentração, mobilidade, fadiga, fraqueza, dormência ou sensações semelhantes a agulhas. A remissão ocorre quando a inflamação aguda diminui.

A EM fica pior à noite?

A espasticidade é um dos sintomas mais comuns da EM e sente-se frequentemente pior à noite. Isto porque pode ser agravada pela redução dos movimentos, músculos apertados e dor de outros sintomas.

Como é que a EM afecta a sua marcha?

A EM causa frequentemente fadiga, o que pode limitar a resistência ao andar. Os danos nas vias nervosas podem tornar a coordenação difícil e/ou causar fraqueza, falta de equilíbrio, dormência ou espasticidade (tónus muscular anormalmente aumentado). Os problemas visuais ou cognitivos podem também interferir com a marcha.

Porque me doem os braços e as pernas?

As dores musculares que afectam uma pequena parte do corpo são geralmente causadas pelo uso excessivo, por exemplo, dores nos braços devido ao levantamento de caixas durante todo o dia. Ou pode ser uma lesão menor, como por exemplo um ombro magoado após uma queda. Mas quando todo o seu corpo dói, é mais provável que seja devido a uma infecção, doença ou medicação que tenha tomado.

O que acontece se a EM for deixada sem tratamento?

E se não for tratada, a EM pode resultar em mais danos nervosos e aumento dos sintomas. Começar o tratamento logo após o diagnóstico e aderir a ele também pode ajudar a atrasar a possível progressão da EM recorrente (RRMS) para a EM progressiva secundária (SPMS).