Qual a importância das indemnizações compensatórias?


Porque é que as indemnizações são importantes? A principal vantagem de uma cláusula de indemnização é proteger a parte indemnizada contra perdas resultantes de reclamações de terceiros relacionadas com o contrato. As cláusulas de indemnização são normalmente cláusulas muito negociadas (e frequentemente muito litigadas).

Qual é a importância da indemnização?

Uma cláusula de indemnização é um elemento importante de um contrato, uma vez que reparte o risco de pedidos de indemnização por perdas e danos entre as partes contratantes. Se uma parte sofrer um prejuízo, a outra parte deve reembolsá-la se a cláusula de indemnização estiver incluída na redacção do contrato.

Qual é o objecto da indemnização?

As cláusulas de indemnização são cláusulas contratuais estabelecidas para proteger uma parte da responsabilidade se um terceiro ou uma terceira entidade sofrer algum tipo de dano. Trata-se de uma cláusula que obriga contratualmente uma parte a indemnizar a outra por perdas ou danos ocorridos ou que possam ocorrer no futuro.

As indemnizações são necessárias?

Uma indemnização é uma obrigação primária; não depende da prova de uma violação de uma obrigação contratual. Isto oferece uma série de vantagens em comparação com a apresentação de um pedido de indemnização por incumprimento do contrato: normalmente, será gerada uma indemnização pelos prejuízos sofridos, sem necessidade de provar qualquer “culpa”.

O que é um exemplo de compensação?

A indemnização é uma compensação paga por uma parte a outra para cobrir um dano, prejuízo ou perda. … Um exemplo de uma indemnização seria um contrato de seguro em que a seguradora concorda em indemnizar os danos sofridos pela entidade protegida pela seguradora.

O que é indemnizar e isentar de responsabilidade?

A indemnização, segundo o tribunal, é “um direito ofensivo, uma espada, que permite ao indemnizado pedir uma compensação”. Por outro lado, a cláusula de incolumidade é uma medida defensiva que proporciona “[o] direito de não ser perturbado pela outra parte na procura de indemnização”. De acordo com este ponto de vista, a indemnização protege uma das partes ….

O que são indemnizações num contrato?

No seu sentido mais lato, “indemnização” significa recompensa por uma perda ou responsabilidade. Muitas indemnizações são criadas por contrato, nos termos do qual a parte pagadora concorda em pagar uma perda identificada. … O accionamento do pagamento e o montante a pagar dependem da redacção e da interpretação do contrato.

A indemnização é um delito?

De acordo com a doutrina da indemnização, um réu pode transferir parte ou a totalidade da sua quota-parte dos danos para outro réu. … Isto pode acontecer, por exemplo, através de um contrato.



O que significa indemnização num contrato?

Indemnizar outra parte é compensar essa parte pelas perdas em que incorreu ou irá incorrer em relação a um incidente específico.

Qual é o objectivo da indemnização por perdas e danos?

A indemnização por perdas e danos é apresentada em certos contratos jurídicos como uma estimativa de perdas intangíveis ou difíceis de definir para uma das partes. Trata-se de uma disposição que permite o pagamento de um montante específico no caso de uma das partes violar o contrato.

A indemnização subsiste à rescisão do contrato?

Muitos contratos incluem uma cláusula de indemnização. … No entanto, a maior parte das cláusulas de indemnização cobrem as reivindicações de responsabilidade civil ou atribuem o risco de reivindicações de terceiros. Uma vez que uma parte só pode ter conhecimento dessas reclamações após a rescisão do contrato, essas disposições de indemnização devem sobreviver à rescisão.

A indemnização é apenas para reclamações de terceiros?

A indemnização é apenas para reclamações de terceirosA menos que a Cláusula indique expressamente que se aplica a Danos a Primeiras Partes. A cláusula de indemnização só se aplica à responsabilidade por reclamações apresentadas por terceiros. Não se aplica a reclamações entre as partes contratantes.



Quais são os princípios da indemnização?

O princípio da indemnização estabelece que uma apólice de seguro não indemnizará o tomador do seguro para além do seu prejuízo económico. Isto limita a indemnização a um montante suficiente para repor o tomador do seguro na mesma situação financeira em que se encontrava antes do sinistro.

Quais são os tipos de indemnização?

  • Indemnização ampla. O Promotor compromete-se a indemnizar o Promotor contra a negligência de todas as partes, incluindo terceiros, mesmo que o terceiro seja o único culpado.
  • Indemnização provisória.
  • Indemnização limitada.



O que significa o direito a indemnização?

A indemnização é um acordo legal de uma parte para manter a outra parte isenta de possíveis perdas ou danos. … Ao indemnizar a segunda parte, a primeira parte, de facto, concorda em pagar ou reparar qualquer perda ou dano que possa ocorrer.

Qual é o objectivo de uma declaração de exoneração de responsabilidade?

Um acordo de isenção de responsabilidade protege os proprietários de empresas de serem processados quando alguém sofre danos, lesões corporais ou perdas financeiras na propriedade da empresa ou durante a prestação de um serviço.



Ambas as partes podem indemnizar-se mutuamente?

Numa indemnização recíproca, ambas as partes concordam em compensar a outra parte por perdas resultantes do acordo, na medida em que essas perdas sejam causadas pela violação do contrato pela parte indemnizadora. Numa indemnização unilateral, apenas uma das partes presta esta indemnização a favor da outra parte.

Qual é a diferença entre indemnização e responsabilidade?

Em comparação com a indemnização, a principal diferença é que uma cláusula de responsabilidade limitada diz respeito ao grau de responsabilidade que pode ser atribuído a uma parte se algo correr mal num contrato. Em contrapartida, uma cláusula de indemnização diz respeito à parte que terá de suportar o custo da defesa de uma acção judicial.

As indemnizações são ilimitadas?

Pelo contrário, as indemnizações por reclamações de terceiros são normalmente ilimitadas.

O que são as garantias e as indemnizações?

DIFERENÇAS ENTRE GARANTIAS E INDEMNIZAÇÕES. Uma garantia é uma declaração do vendedor sobre um aspecto específico da actividade da empresa visada. … Uma indemnização é uma promessa de reembolsar o comprador relativamente a um determinado tipo de responsabilidade, caso esta surja.

Quem tem de pagar a indemnização em tribunal?

Muitos contratos privados e termos de serviço nos Estados Unidos exigem que uma das partes (indemnizador, normalmente um cliente) pague (indemnize) os custos da outra parte por acções judiciais decorrentes da relação.



O que é uma pessoa indemnizada?

Definições relacionadasPessoa Indemnizada significa o agente fiduciário da garantia, qualquer afiliada do agente fiduciário da garantia, ou qualquer funcionário, director, accionista, membro, sócio, empregado, representante, nomeado, depositário ou agente do agente fiduciário da garantia.

As cláusulas de indemnização são necessárias?

A parte mais importante de uma cláusula de indemnização é o facto de proteger o indemnizado de reclamações apresentadas por terceiros. Esta protecção é importante porque as pessoas lesadas podem continuar a pedir uma indemnização pelos seus prejuízos, mesmo que esta cláusula não conste do contrato.

O que acontece se não existir uma cláusula de indemnização?

Se não existir uma cláusula de indemnização, as partes não têm direito a qualquer indemnização contratual. Isto não significa que uma parte não possa ser responsabilizada perante uma outra parte em tribunal, mas sim que, por contrato, uma parte não pode exigir uma indemnização por danos ou despesas específicas.

Precisa de uma cláusula de indemnização?

As cláusulas de indemnização, também conhecidas como cláusulas de compensação, obrigam uma parte a reembolsar a outra parte por danos recuperáveis de reclamações de terceiros. A parte indemnizadora exige o pagamento. A parte indemnizada é obrigada a pagar.

É necessário provar a indemnização?



O termo “indemnização por perdas e danos” aparece frequentemente num contrato e é muitas vezes o título de uma cláusula ou secção inteira. As partes num contrato recorrem à indemnização quando os danos reais, embora reais, são difíceis ou impossíveis de provar.