Qual é a coisa mais prejudicial do ponto de vista psicológico que se pode dizer a uma criança?


O que é a parentalidade agressiva?

A parentalidade agressiva antagónica (PGA) pode ser caracterizada como um exemplo geral de comportamento e controlo que, directa ou indirectamente. Este tipo de parentalidade: coloca desafios ou obstáculos indevidos na relação da criança com outra pessoa.

Durante quanto tempo é que uma criança de 12 anos deve ser castigada?

Ficar de castigo durante uma semana, ou dois ou três fins-de-semana, é provavelmente suficiente para transmitir a mensagem sem a perder com o tempo. Um mês pode ser demasiado longo. Como pai de um adolescente, um período mais curto dá-lhe menos hipóteses de ceder e reduzir o período de castigo mais tarde.

Como é que os gritos afectam uma criança?

Está provado que tem efeitos a longo prazo, como ansiedade, baixa auto-estima e aumento da agressividade. Também torna as crianças mais susceptíveis ao bullying, uma vez que a sua compreensão dos limites saudáveis e do respeito por si próprio é distorcida.


Os pais tóxicos estão emocionalmente fora de controlo. Tendem a dramatizar até os problemas mais pequenos e vêem em qualquer possível problema uma razão para se tornarem hostis, zangados, verbalmente abusivos ou destrutivos. Falta de empatia. A pessoa ou pai tóxico é incapaz de sentir empatia pelos outros.

Qual é a idade mais difícil para os pais?

Um inquérito recente revelou que os pais de adolescentes com idades compreendidas entre os 12 e os 14 anos têm mais dificuldades do que os pais de crianças pequenas, crianças do ensino básico, crianças do ensino secundário e filhos adultos. Desde as birras dos bebés até à angústia dos adolescentes, ser pai de crianças em qualquer idade pode ser difícil.

O que é a parentalidade de comando?

A parentalidade de comando significa ter uma mentalidade de “fazer o que for preciso”. Quando um casal não conseguia que o seu filho ficasse na cama durante a noite, o Dr. Phil sugeriu uma intervenção drástica. “Se necessário, corte a metade superior da porta e tranque-a pelo lado de fora para que ele não possa sair”, explica.

Para mais perguntas, ver Como é que o tempo muda?



O que é uma relação não saudável entre mãe e filha?

As relações disfuncionais entre mãe e filha podem assumir muitas formas. Muitas vezes, pode assumir a forma de crítica, em que a filha sente que está constantemente a receber comentários negativos da figura materna. Por vezes, pode assumir a forma de distanciamento. “Algumas mulheres simplesmente não são próximas das suas mães”, diz Wernsman.

É normal chorar na frente do seu filho?

Não há problema em ser vulnerável à frente do seu filho, mas tenha em atenção a frequência e a intensidade desses momentos e não se esqueça de falar sobre isso depois. Quando os pais se sentem perturbados ou à beira das lágrimas, podem sentir-se tentados a reprimir essas emoções ou a esconder as lágrimas dos filhos.



É correcto dizer ao seu filho que está desiludido com ele?

Não é preciso dizer às crianças que se está desiludido, triste ou zangado com o seu comportamento para que elas ajam de forma adequada? Não. Isso é embaraçoso. Pode certamente dizer ao seu filho o que precisa e espera dele (ou seja, honestidade), mas os seus sentimentos são da sua própria responsabilidade.

Devo obrigar o meu filho a pedir perdão?

Muitos especialistas em crianças concordam que as crianças não devem ser obrigadas a dizer “desculpa” quando fazem algo de errado. No entanto, isso não significa que as crianças devam ser deixadas de fora por mau comportamento. Os adultos devem aproveitar a oportunidade para ensinar às crianças porque é que o seu comportamento foi errado e, ao mesmo tempo, aprender boas maneiras.

O que é o Kinderschema?

O biólogo austríaco Konrad Lorenz concebeu o seu “kinderschema” ou esquema infantil, que é uma lista de características físicas que definem o que consideramos giro. Observou que os animais fofos partilham estas mesmas características com os bebés, o que acede aos instintos de carinho e protecção dos seres humanos.



Porque é que as mães são culpadas de tudo?

Os investigadores colocam a hipótese de a culpa materna ter funcionado como uma forma de controlo social, uma maneira de nomear e reforçar o status quo. Em Bad Mothers, Umansky escreve: “As madrastas más, que punham em perigo a herança dos filhos após a morte do pai, povoaram os contos de fadas e o folclore durante séculos.

O que é ser mau pai?

A má parentalidade está mais frequentemente associada a expectativas de maus resultados, em que as crianças são vistas como estando em risco de negligência ou abuso. A intervenção do Estado tem por objectivo garantir que as crianças sejam salvas desses pais, quer através de formação, quer através da colocação das crianças em contextos que proporcionem cuidados mais adequados.



Porque é que eu não quero ter filhos?

Cada vez mais pessoas dizem que simplesmente não querem ter filhos, sem qualquer razão específica. Cerca de 56% não querem simplesmente ter filhos, enquanto 43% apresentam outra razão. As duas razões mais comuns incluem preocupações médicas e financeiras.

Como se chama o medo de crianças pequenas?

As vítimas sentem ansiedade, apesar de perceberem que o seu medo é infundado. Tanto criar um filho como estar perto de crianças activas pode provocar ansiedade. O medo de crianças chama-se “pedofobia”, uma palavra que deriva do grego “pais” (criança) e “phobos” (medo).


Usa má gramática e não pára mesmo depois de os teus pais a corrigirem. Trata os teus pais pelo nome próprio, em vez de “mãe” e “pai”. Fingir que és surdo de um ouvido e gritar constantemente “O quê?” ou “Fala mais alto, não te consigo ouvir!” Falar com um sotaque diferente ou apenas balbuciar numa língua inventada.



Porque é que eu choro quando me gritam?

O que provoca as lágrimas quando estamos zangados? A razão mais imediata para as lágrimas de raiva é provavelmente o facto de se sentir magoado, envergonhado, traído ou tratado injustamente. Quando as pessoas são vítimas de injustiça, rejeição ou humilhação, a reacção natural inclui raiva e tristeza, muitas vezes em simultâneo.

O que é que se pode fazer para que os nossos pais não nos gritem?

Para algumas crianças, o efeito cumulativo de crescer numa família com disciplina verbal severa frequente pode basicamente religar o cérebro e levar à perturbação de stress pós-traumático… TEPT


Se está a pensar: “Já não quero o meu filho”, talvez tenha alguém em mente que possa dar o amor e o apoio que você não consegue dar nesta altura da sua vida. Pode optar por colocar o seu filho para adopção junto dessa pessoa, o que se designa por adopção identificada.

!function(){const e=[“keydown”, “mousemove”, “wheel”, “touchmove”, “touchstart”, “touchend”];function t(){document.querySelectorAll(“link[data-pmdelayedstyle]”). forEach