Qual é o objectivo do hamulus?


Qual é o objectivo do hamulus? O hamulus pterigóide, como um alongamento posterior da passagem nasal óssea, estende-se rostralmente para servir como uma origem adicional para o músculo palatofaríngeo, que desloca muito o lúmen de cada passagem nasal óssea, mesmo em animais mortos.

O que é que o hamulus faz?

Mantém a fúrcula pronta a ser libertada em situações de emergência. Os termos são também utilizados na anatomia descritiva de alguns órgãos genitais de insectos, como hamuli em vários Odonata e “hamus” para a parte em gancho do uncus nos Lepidoptera machos.

Qual é o objectivo do Pterygoid Hamulus?

O hamulus pterigóide é um processo ósseo em forma de gancho localizado bilateralmente em cada placa pterigóide medial do osso esfenoide, posterior e medial a cada tuberosidade maxilar. Estes processos projectam-se para baixo e anterolateralmente; servem de fixação para ligamentos e uma rede de músculos.

Como é que se pronuncia hamulus?

substantivo, plural ham-u-li [ham-yuh-lahy].

Onde se localiza a espinha esfenoidal?

As grandes asas, ou alas-esfenoides, são dois fortes processos ósseos, que surgem dos lados do corpo e se curvam para cima, para os lados e para trás; a parte posterior de cada uma delas projecta-se como um processo triangular que se encaixa no ângulo entre a escama e a porção petrosa do osso temporal e …

Onde fica o esfenoide?

O esfenoide é um osso estranho. Situa-se anteriormente no crânio e contribui para a fossa craniana média, a parede lateral do crânio e o pavimento e os lados de ambas as órbitas. Tem articulações com doze outros ossos: Ossos ímpares: occipital, vômer, etmóide e frontal.

O que é a espinha esfenoidal?


Qual é o músculo que se liga ao hâmulo?



hamulus pterigóide
FMA 54722
Termos anatómicos dos ossos



O que é a síndrome de Hamulus pterygoid?

A síndrome do hamulus pterigóide (PHS) é um diagnóstico diferencial de dor orofacial mal compreendido, causando problemas de diagnóstico significativos. Formalizada por Hjorting-Hansen em 1987 [1], caracteriza-se por dor orofaríngea localizada no palato mole, agravada pela função velar e com irradiação para a faringe e o ouvido.

De que osso se projecta o hamulus?

O osso em forma de gancho (do latim hamatus, “gancho”), ou osso unciforme (do latim uncus, “gancho”), em latim os hamatum e ocasionalmente abreviado simplesmente como hamatum, é um osso do pulso humano facilmente distinguível pelo seu processo em forma de cunha, semelhante a um gancho (“hamulus”), que se projecta da sua superfície palmar.

Onde está o entalhe hamular?

Na prática protética dentária, a base de uma prótese maxilar completa estende-se sobre a tuberosidade e assenta na mucosa que cobre o entalhe hamular, que é a área entre o hâmulo e a tuberosidade maxilar.

O que é o tensor Veli palatini?

O músculo tensor do véu palatino é um músculo fusiforme que se origina do processo muscular da porção petrosa do osso temporal, do osso pterigóide e da lâmina lateral da tuba auditiva, e se desloca rostroventralmente ao longo da parede lateral da nasofaringe, lateral ao elevador do véu palatino.



Qual é a parte mais fraca do crânio?

Significado clínico

O pterion é conhecido como a parte mais fraca do crânio. A divisão anterior da artéria meníngea média corre abaixo do pterion. Consequentemente, um golpe traumático no pterion pode romper a artéria meníngea média causando um hematoma epidural.

Onde se localiza a fossa escafoide?

Fossa escafoide: depressão oval pouco profunda localizada acima da fossa pterigóide no processo pterigóide do osso esfenóide e que fornece inserção para a origem do músculo tensor veli palatini * * * * 1.



O que rodeia o Hamulus pterygoidus?

O músculo tensor do véu palatino é um dos cinco músculos emparelhados do palato mole. Tem uma forma triangular e o seu tendão envolve a polia do hamulus pterigóide para alterar a forma do palato mole.

O que é o processo Hamular?

A extremidade inferior em gancho da placa medial do processo pterigóide, que serve de polia (tróclea) para o tendão do músculo tensor do polegar. Sinónimo(s): processo hamular do osso esfenoidalhamulus pterygoidus.

O que é a rafe pterigomandibular?

A rafe pterigomandibular, também conhecida como ligamento pterigomandibular, é uma banda fibrosa da fáscia bucofaríngea que se estende desde o hâmulo da placa pterigóidea medial até à crista milo-hioideia da mandíbula1.
O osso em gancho é um osso curto?

Os ossos curtos são tão longos quanto largos. … Os carpais no pulso (escafóide, semilunar, pirâmide, gancho, pisiforme, grande, trapézio e trapézio) e os tarsais nos tornozelos (calcâneo, tálus, navicular, cubóide, cuneiforme lateral, cuneiforme intermediário e cuneiforme medial) são exemplos de ossos curtos.

Com que é que o osso em gancho se articula?

O osso em gancho articula-se com o 4º e 5º metacarpos, o semilunar, a pirâmide e o grande.

O que é que se liga à espinha esfenoidal?

O presente estudo examinou a relação entre o movimento da mandíbula e o local de inserção do ligamento esfenomandibular, que está envolvido no controlo do movimento lateral da mandíbula. As principais fibras deste ligamento estão ligadas à espinha esfenoidal e à língula mandibular.



O que é a fossa infratemporal?

A fossa infratemporal é uma área complexa localizada na base do crânio, profundamente ao músculo masseter. Está intimamente associada às fossas temporal e pterigopalatina e actua como um canal para as estruturas neurovasculares que entram e saem da cavidade craniana.

O que é o osso pterigóide?

O pterigóide é um osso emparelhado que faz parte do palato de muitos vertebrados, atrás dos ossos palatinos. É uma lâmina fina e plana ligada ao lado medial do processo pterigóide do osso esfenoide e à lâmina perpendicular do osso palatino.

Onde está o processo pterigóide?



Os processos pterigóides ou placas pterigóides são projecções posteroinferiores emparelhadas do osso esfenoide….

Qual é a função do elevador do palato M?

O elevador do véu palatino eleva o palato mole e puxa-o ligeiramente para trás. Esta acção, juntamente com a acção do musculus uvulae, fecha a passagem entre a nasofaringe e a orofaringe, facilitando o acto de engolir e impedindo a passagem de alimentos para a nasofaringe.

O que é que o palatofaríngeo faz?

Inserido na parte superior do palato duro e da aponeurose palatina e na parte inferior da parede lateral da faringe, tem como função apertar o palato mole e traccionar as paredes da faringe superior, anterior e medialmente durante a deglutição, fechando eficazmente a nasofaringe da orofaringe.

O que é que fazem os músculos do elevador do palato?

O músculo levantador do palato (levantador) é considerado o principal músculo responsável pela elevação do véu palatino. Como o seu nome sugere, a sua função é elevar o véu palatino para criar um fecho entre as cavidades oral e nasal (Moon e Kuehn, 2004).