Qual o médico a consultar para o cancro da boca?


Qual o médico a consultar para o cancro da boca? Se o seu médico ou dentista sentir que pode ter cancro da boca, pode ser encaminhado para um dentista especializado em doenças das gengivas e tecidos relacionados na boca (periodontista) ou para um médico especializado em doenças que afectam os ouvidos, nariz e garganta (otorrinolaringologista).

Um médico ou dentista faz o diagnóstico de cancro oral?

Um médico ou dentista pode encontrar alguns cancros ou pré-cânceres da boca durante um exame, mas a maioria dos cancros orais são detectados após o doente experimentar sinais ou sintomas. O diagnóstico do cancro oral pode envolver um exame físico, incluindo um exame completo da cabeça e pescoço, biopsia e estudos de imagem.

Os otorrinolaringologistas tratam o cancro oral?

O diagnóstico precoce do cancro oral leva a um tratamento precoce.

Um especialista em otorrinolaringologia, também conhecido como otorrinolaringologista, pode tratar o cancro. Ele ou ela irá encaminhá-lo para outros especialistas se necessitar de cirurgia. Os cirurgiões bucomaxilofaciais são especializados na cirurgia da face, boca e maxilar.

Que tipo de médico pode diagnosticar o cancro da boca?

Exame completo da cabeça e pescoço

Se houver razões para pensar que pode ter cancro, o seu médico encaminhá-lo-á para um especialista. Estes especialistas são cirurgiões orais e maxilofaciais ou cirurgiões de cabeça e pescoço. São também conhecidos como médicos otorrinolaringologistas ou otorrinolaringologistas.

Os dentistas tratam o cancro oral?

Os especialistas que tratam o cancro oral incluem: Cirurgiões de cabeça e pescoço. Dentistas especializados em cirurgia da boca, face e maxilar (cirurgiões orais e maxilo-faciais). Médicos otorrinolaringologistas (otorrinolaringologistas).

Como é detectado o cancro oral?

  • Exame físico. Os dentistas e médicos detectam frequentemente cancros do lábio e da cavidade oral durante os exames de rotina.
  • Endoscopia.


  • Biopsia.
  • Biópsia com escova oral.
  • Teste HPV.
  • Raio-x.


  • Andorinha de bário/ andorinha de bário modificada.
  • Tomografia computorizada (CT ou CAT).

De que cor é o cancro da boca?

O cancro da boca pode desenvolver-se na maioria das partes da boca, incluindo os lábios, as gengivas e por vezes a garganta. Os sintomas mais comuns do cancro da boca incluem: manchas vermelhas ou brancas na boca ou na garganta. um caroço.

Pode um médico da orelha, nariz e garganta diagnosticar o cancro?

O otorrinolaringologista examinará a laringe e a hipofaringe, incluindo o esófago e a traqueia. Um broncoscópio e endoscópio também podem ser utilizados durante este procedimento. Biópsias, testes de imagem, raios X e PET são todos instrumentos de diagnóstico que o Otorrinolaringologista irá utilizar para detectar o cancro.

Devo consultar um médico ou um dentista para feridas na boca?

Uma ferida na boca com duração superior a 10 dias deve ser avaliada por um médico ou dentista. As feridas isoladas da boca em pessoas sem outros sintomas ou factores de risco de doença sistémica são geralmente causadas por uma infecção viral ou estomatite aftativa recorrente.

As tomografias computorizadas podem detectar o cancro oral?

Porque pode ter uma tomografia computorizada



Poderá ter este teste para ver se o seu cancro se espalhou da boca ou orofaringe para outras partes do seu corpo. Um TAC à cabeça e ao pescoço mostrará o tamanho do cancro e quaisquer gânglios linfáticos aumentados no seu pescoço.

Um especialista em ouvidos, nariz e garganta pode verificar a língua?

Quando o movimento da língua é restrito, pode ser necessária a avaliação por um otorrinolaringologista ou otorrinolaringologista para verificar se existe anquiloglossia ou outras condições que possam afectar a função oral e da língua.



Onde começa normalmente o cancro da boca?

Os cancros bucais começam mais frequentemente nas células finas e planas (células escamosas) que alinham os lábios e o interior da boca. A maioria dos cancros orais são carcinomas de células escamosas. Não é claro o que causa as mutações nas células escamosas que levam ao cancro oral.

Como se elimina o cancro oral?

A cirurgia para o cancro da boca pode incluir:Cirurgia para remover o tumor. O seu cirurgião pode remover o tumor e uma margem de tecido saudável à sua volta para garantir que todas as células cancerígenas foram removidas. Os cancros mais pequenos podem ser removidos por cirurgia menor.

A que velocidade se desenvolve o cancro da boca?

Os cancros orais podem demorar anos a crescer. A maioria das pessoas descobre que o têm após os 55 anos de idade. Mas mais homens jovens adquirem cancros relacionados com o HPV. O sexo.

As feridas de cancro da boca doem?

Distinguir uma ferida na boca do cancro oral

As lesões oncológicas orais não desaparecem dentro desse período de tempo e persistem indefinidamente. Enquanto uma dor de cancro é geralmente dolorosa, o cancro oral pode ou não causar dor. As úlceras de cancro são sempre planas e têm geralmente um centro branco ou amarelo (e tornam-se cinzentas à medida que cicatrizam).

O cancro oral é comum nos jovens na casa dos 20 anos?

Facto:O cancro tende a desenvolver-se em pessoas mais velhas, por isso é invulgar ver cancros orais em alguém com menos de 40 anos de idade. Mas não é impossível.



Os nódulos de cancro oral são dolorosos?

Alguns dos sintomas e sinais mais comuns de cancro oral incluem: Feridas persistentes na boca que não cicatrizam. Dor persistente na boca.um caroço ou espessamento na bochecha.um caroço ou espessamento na bochecha.

Os otorrinolaringologistas tratam os tordos orais?

Mas se os seus sintomas ainda não melhorarem, ou se tiver episódios recorrentes de tordo, visite um especialista em ouvido, nariz e garganta (otorrinolaringologista) para discutir diagnóstico e tratamento.

O que pode a ORL detectar?

Um otorrinolaringologista pode ajudar a detectar as causas da perda auditiva súbita, que podem incluir infecções, problemas circulatórios do ouvido interno como a doença de Ménière, e outros problemas neurológicos. Os nossos audiologistas certificados pelo conselho podem realizar testes auditivos para ajudar a encontrar uma causa.

Qual é a forma completa de Otorrinolaringologia?

Otorrinolaringologia: 1. abreviatura de orelhas, nariz, e garganta. Um campo da medicina também chamado otorrinolaringologia. 2.

Que médico é especializado em doenças gengivais?



Um periodontista é um dentista especializado na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças gengivais. Também o ajudam a gerir os sinais do avanço de problemas gengivais, tais como inflamação oral.

O que fazem os patologistas orais?

A patologia oral é uma especialidade da odontologia que se concentra no diagnóstico e tratamento de doenças orais, incluindo o cancro oral. Os patologistas estão envolvidos em todas as áreas da gestão de doenças, incluindo a investigação, diagnóstico, exame e tratamento.

O que acontece se o dentista suspeitar de cancro oral?

A detecção precoce pode aumentar as suas hipóteses de sobrevivência de 50% para 90%. É por isso que deve comunicar quaisquer sintomas ao seu dentista ou médico, se não melhorarem após 3 semanas. Se houver suspeita de cancro da boca, será encaminhado para o hospital para mais testes ou para falar com um cirurgião especialista oral e maxilo-facial.

Um médico de cuidados primários pode diagnosticar o cancro oral?

As lesões pré-cancerosas são frequentemente detectadas durante exames de rotina por um dentista ou médico de cuidados primários. A forma mais comum de cancro oral é chamada carcinoma de células escamosas. Estes cancros desenvolvem-se em células escamosas, as células planas que formam a mucosa.

Os crescimentos na boca são normais?



Um tal caroço pode ser causado por uma gengiva ou abcesso ou irritação dos dentes. No entanto, como qualquer crescimento anormal na boca ou à volta dela pode ser cancro, um médico ou dentista deve verificar prontamente o crescimento. Os crescimentos não cancerosos devidos à irritação são relativamente comuns e, se necessário, podem ser removidos por cirurgia.

Quem é um médico das línguas?

Para lesões na língua, tais como alterações na cor, crescimento ou textura, um cirurgião oral ou otorrinolaringologista (especialista em ouvido, nariz e garganta, também conhecido como médico de ouvido, nariz e garganta) pode avaliar a área, realizar uma biópsia e acompanhar ou encaminhá-lo para tratamento adequado, tal como cirurgia ou medicação.