Quando é que o centro do mundo da arte ocidental mudou da Europa para os Estados Unidos?
A primeira geração de expressionismo abstracto floresceu entre 1943 e meados da década de 1950. O movimento deslocou efectivamente o foco do mundo da arte da Europa (especificamente Paris) para Nova Iorque nos anos do pós-guerra.
Para onde é que o centro da arte moderna se mudou da Europa?
O expressionismo abstracto é frequentemente considerado o primeiro movimento artístico a deslocar o centro da arte ocidental da Europa para os EUA, e mais precisamente para Nova Iorque.
Porque é que o mundo da arte mudou da Europa para Nova Iorque?
Na década de 1930 muitos artistas europeus emigraram para os Estados Unidos a fim de escapar aos regimes fascistas na Europa, que tinham sido destruídos pela guerra. A cidade de Nova Iorque tornou-se o maior centro cultural do Oeste americano devido a estes acontecimentos.
Porque é que o foco da arte contemporânea muda da Europa para a América no início do século XX?
As mudanças económicas e sociais do início do século XX influenciaram grandemente a visão de mundo norte-americana e europeia que, por sua vez, moldaram o desenvolvimento de novos estilos de arte. Os artistas começaram a questionar e a experimentar temas de realidade, perspectiva, espaço e tempo, e representação.
O que mudou na arte europeia no século XIX?
Em 1800, na viragem do século XIX para o século XX, o Neoclassicismo era o estilo dominante de pintura na Europa. O movimento artístico tinha-se desenvolvido no século 18, como parte de um estilo decorativo maior que englobava a arquitectura, a escultura e as artes decorativas.
Como começou o movimento artístico moderno na América?
O modernismo americano beneficiou da diversidade das culturas dos imigrantes. Os artistas foram inspirados pelas culturas populares africanas, caribenhas, asiáticas e europeias e incorporaram estes estilos exóticos nas suas obras. O movimento modernista americano foi um reflexo da vida americana no século XX.
Quando é que a arte moderna começou?
1860s
As origens da arte moderna são tradicionalmente traçadas pela rejeição da tradição académica em meados do século XIX, em matéria e estilo, por certos artistas e críticos. Os pintores da escola impressionista que surgiu em França no final da década de 1860 procuraram libertar a pintura da tirania dos padrões académicos…
Porque é que tantos artistas europeus se mudaram para Nova Iorque no final da década de 1930 e início da década de 1940?
Muitos modernistas europeus começaram a vir a Nova Iorque nas décadas de 1930 e 1940 para escapar à convulsão política e à guerra.
Quando e porque é que Nova Iorque se tornou o centro do mundo da arte?
Porque a emergência do movimento nos anos 40 e a sua internacionalização nos anos 50 não se deveu apenas ao trabalho dos seus artistas. Foi também devido à crítica de arte e aos ambientes políticos do seu tempo.