Quando tratar a retinopatia diabética?
Quando tratar a retinopatia diabética? A retinopatia diabética não tratada danifica a retina do seu olho. Se o açúcar no sangue for demasiado elevado durante demasiado tempo, bloqueia os pequenos vasos sanguíneos que mantêm a retina saudável. O seu olho tentará desenvolver novos vasos sanguíneos, mas estes não se desenvolverão bem. Começam a enfraquecer e a derramar sangue e fluidos na retina.
O que acontece se a retinopatia diabética não for tratada?
A retinopatia diabética não tratada danifica a retina do seu olho. Se o açúcar no sangue for demasiado elevado durante demasiado tempo, bloqueia os pequenos vasos sanguíneos que mantêm a retina saudável. O seu olho tentará desenvolver novos vasos sanguíneos, mas estes não se desenvolverão bem. Começam a enfraquecer e a derramar sangue e fluidos na retina.
A retinopatia diabética é uma emergência?
A retinopatia diabética causa cicatrizes na retina devido a vasos sanguíneos danificados. Isto resulta na separação da retina da parte de trás do olho e perda da visão. Chama-se descolamento de retina de tracção e é uma emergência médica.
Qual é o tratamento mais comum para a retinopatia diabética?
Para a retinopatia diabética que ameaça ou afecta a visão, os principais tratamentos são: tratamento a laser – para tratar o crescimento de novos vasos sanguíneos na parte de trás do olho (retina) em casos de retinopatia diabética proliferativa e para estabilizar alguns casos de maculopatia.
A que intervalos devem os diabéticos com uma retinopatia diabética mínima ser seguidos por um oftalmologista?
Como a retinopatia leva pelo menos 5 anos a desenvolver-se após o início da hiperglicemia, os adultos com diabetes tipo 1 devem ter um exame oftalmológico inicial completo e dilatado por um oftalmologista ou optometrista dentro de 5 anos após o diagnóstico de diabetes.
Como se inverte a retinopatia?
Medicamentos chamados anti-VEGF podem retardar ou reverter a retinopatia diabética. Outros medicamentos, chamados corticosteróides, também podem ajudar. Tratamento a laser. Para reduzir o inchaço da retina, os oftalmologistas podem utilizar lasers para fazer com que os vasos sanguíneos encolham e deixem de vazar.
Pode a retinopatia ser travada?
Embora o tratamento possa retardar ou parar a progressão da retinopatia diabética, não é uma cura. Como a diabetes é uma condição vitalícia, os danos da retina e a perda de visão ainda são possíveis no futuro. Mesmo após tratamento para a retinopatia diabética, necessitará de exames oftalmológicos regulares. A dada altura, poderá necessitar de tratamento adicional.
Quais são as quatro fases da retinopatia diabética?
- Retinopatia não-proliferativa suave. Esta fase inicial é frequentemente onde começa a inflamação dos vasos sanguíneos da retina.
- Retinopatia moderada não-proliferativa.
- Retinopatia grave não-proliferativa.
- Retinopatia Proliferativa.
A que velocidade progride a retinopatia?
Na forma grave de retinopatia diabética não proliferativa, pode progredir para uma retinopatia diabética proliferativa até 60% do tempo no prazo de 12 meses. Quando a retinopatia diabética proliferativa é atingida, assistimos ao início da neovascularização.
Pode a retinopatia diabética ser travada?
Prevenção. A retinopatia diabética nem sempre pode ser evitada. Contudo, exames regulares aos olhos, bom controlo do açúcar e da pressão sanguínea, e intervenção precoce para problemas oftalmológicos podem ajudar a prevenir graves perdas de visão.
A retinopatia pode melhorar?
A retinopatia pode desenvolver-se lenta ou repentinamente, pode melhorar por si só ou causar danos permanentes. A retina contém muitos vasos sanguíneos. As anomalias nestes vasos são uma causa importante de retinopatia.
A redução do açúcar no sangue pode melhorar a visão?
Enquanto uma glicemia elevada pode alterar a forma da lente do olho, uma glicemia baixa não pode e este problema particular de visão pode ser corrigido mais cedo, trazendo o seu nível de açúcar no sangue de volta ao normal com uma refeição ou lanche.
O que esperar ao receber injecções nos olhos?
Poderá sentir um rasgão intenso ou uma ligeira vermelhidão durante um ou dois dias após a injecção. Pode também sentir que tem algo no olho, o que pode ser uma reacção à solução de iodo de dose muito baixa utilizada para limpar o olho. As lágrimas artificiais podem ajudar a aliviar qualquer secura ou irritação.
Quanto tempo demora a ficar cego devido à diabetes?
A retinopatia diabética é uma complicação da diabetes, causada por níveis elevados de açúcar no sangue que danificam a parte de trás do olho (retina). Pode causar cegueira se não for diagnosticada e não for tratada. No entanto, normalmente leva vários anos até que a retinopatia diabética atinja uma fase em que possa ameaçar a sua visão.
Que percentagem de diabéticos fica cega?
Embora muitas pessoas com diabetes desenvolvam problemas de visão, menos de 5% sofrem graves perdas de visão.
O que é que as manchas de algodão indicam?
As manchas de lã de algodão (CWS) são manifestações comuns da retina de muitas doenças, incluindo diabetes mellitus, hipertensão sistémica e síndrome de imunodeficiência adquirida. Clinicamente, aparecem como manchas esbranquiçadas e esponjosas na retina e acabam por desaparecer com o tempo.
A visão pode ser restaurada após uma retinopatia diabética?
Pode a retinopatia diabética ser invertida? Não, mas também não tem de levar à cegueira. Se o apanharem cedo, podem impedi-lo de tomar a vossa visão. É por isso que é vital ter visitas regulares com um oftalmologista ou optometrista que esteja familiarizado com a diabetes e o tratamento da retina.
Como pode a retinopatia diabética ser melhorada?
- Evite fumar.
- Controlar o seu nível de açúcar no sangue.
- Exercício regular.
- Fazer exames oftalmológicos anuais.
- Mantenha a sua tensão arterial numa gama saudável.
- Tomar qualquer medicamento exactamente como prescrito.
As hemorragias da retina desaparecem?
As hemorragias de retina, especialmente as leves não associadas a doenças crónicas, serão normalmente reabsorvidas sem tratamento. A cirurgia a laser é uma opção de tratamento que utiliza um raio laser para selar vasos sanguíneos danificados na retina.
Os danos da retina podem ser revertidos?
Em muitos casos, os danos que já ocorreram não podem ser revertidos, pelo que a detecção precoce é importante. O seu médico irá trabalhar consigo para determinar o melhor tratamento. O tratamento da doença da retina pode ser complexo e por vezes urgente.
Os danos oculares podem ser revertidos?
Algumas condições que envolvem danos oculares ou danos na visão podem ser invertidas enquanto outras não podem. É por isso que é tão importante consultar regularmente um oftalmologista para verificar a saúde dos seus olhos e da sua visão. Podemos apanhar problemas antes que eles se tornem graves e deixá-lo cego.
A visão desfocada da diabetes pode ser invertida?
A diabetes pode causar visão desfocada de várias maneiras. Em alguns casos, é um problema menor que pode ser resolvido através da estabilização do açúcar no sangue ou da toma de gotas para os olhos. Outras vezes, é um sinal de algo mais sério que vale a pena discutir com o seu médico.
Como se evita que a retinopatia diabética progrida?
Pode reduzir o risco de desenvolver retinopatia diabética, ou ajudar a prevenir o seu agravamento, mantendo os níveis de açúcar no sangue, pressão arterial e colesterol sob controlo. Isto pode muitas vezes ser feito através de escolhas de estilo de vida saudável, embora algumas pessoas também precisem de tomar medicamentos.
Que tipo de retinopatia é a fase mais precoce?
Nível 1: Retinopatia diabética não-proliferativa ligeira
Esta é a fase mais precoce da retinopatia diabética, caracterizada por pequenas áreas de inchaço nos vasos sanguíneos da retina. Estas áreas de inchaço são conhecidas como microaneurismas.
Qual é a primeira fase da retinopatia diabética?
A primeira fase é também chamada de retinopatia de fundo. Isto significa que existem pequenos nódulos nos minúsculos vasos sanguíneos das suas retinas. Os solavancos são chamados microaneurismas. Podem fazer com que os vasos vazem pequenas quantidades de sangue para as retinas.
A retinopatia está a piorar?
Em algumas pessoas, a retinopatia piora ao longo de vários anos e progride para uma retinopatia proliferativa. Nestes casos, o fluxo reduzido de sangue para a retina estimula o crescimento (proliferação) de novos e frágeis vasos sanguíneos na superfície da retina.