Quando utilizar a pneumonectomia?


Quando utilizar a pneumonectomia? Poderá necessitar de uma pneumonectomia se uma cirurgia mais pequena não for capaz de remover todo o cancro. Alguns cancros localizados perto do centro do pulmão também necessitam de uma pneumonectomia em vez de uma cirurgia de menor dimensão. Por vezes, uma pneumonectomia também é necessária para outras doenças pulmonares.

Quando é realizada uma pneumonectomia?

Quando utilizada como tratamento para o cancro do pulmão, é realizada uma pneumonectomia para remover completamente todo o cancro do corpo. Devido aos riscos, os médicos só efectuam uma pneumonectomia se houver uma elevada probabilidade de cura e se estiver suficientemente saudável para viver com um pulmão após a cirurgia.

Quem precisa de Bronchoplastia?

A termoplastia bronquial é utilizada para o tratamento de doentes com asma persistente sintomática grave com mais de 18 anos de idade.

O que preenche o espaço após a pneumonectomia?

O espaço pós-pneumonectomia muda: imediatamente após a pneumonectomia, o ar preenche o espaço anteriormente ocupado pelo pulmão (ou seja, o espaço pós-pneumonectomia [PPS]).

O que é a pós-pneumonectomia?

A síndrome pós pneumonectomia é uma complicação rara e potencialmente fatal causada por rotação extrema e deslocamento do mediastino após a pneumonectomia. A compressão da traqueia distal e do brônquio principal resulta em compressão central das vias aéreas e obstrução dinâmica das vias aéreas.

O que é que envolve a cirurgia pulmonar?

O seu cirurgião fará vários pequenos cortes cirúrgicos sobre a parede torácica. Um videoscópio (um tubo com uma pequena câmara na extremidade) e outras pequenas ferramentas serão passadas através destes cortes. O seu cirurgião poderá então remover parte ou a totalidade do seu pulmão, drenar qualquer fluido ou sangue que se tenha acumulado, ou realizar outros procedimentos.

Precisa de um tubo torácico após uma pneumonectomia?

Ao contrário da situação com a maioria das outras formas de cirurgia torácica, um tubo torácico não é inserido após uma pneumonectomia e, portanto, o ar não é evacuado.

Qual é a diferença entre lobectomia e pneumonectomia?

Uma pneumonectomia (ou pneumonectomia) é um procedimento cirúrgico para remover um pulmão. A remoção de um único lóbulo do pulmão é especificamente referida como uma lobectomia, e a remoção de um segmento do pulmão é referida como uma lobectomia. ressecção em cunha (ou segmentectomia).



O que procuraria um médico ao efectuar uma broncoscopia?

Identificação de uma infecção pulmonar. Biopsia do tecido pulmonar. Remoção de muco, corpo estranho ou outra obstrução das vias respiratórias ou pulmões, como por exemplo um tumor. Colocação de um pequeno tubo para manter uma via aérea aberta (stent).

Porque é feita a toracotomia?

Uma toracotomia é realizada para o diagnóstico ou tratamento de uma doença e permite que os médicos visualizem, façam biopsias ou removam tecidos conforme necessário.

O que é um hidropneumotórax?

O hidropneumotórax é a presença anormal de ar e fluido no espaço pleural. O conhecimento do hidropneumotórax remonta aos tempos gregos antigos, quando a sucussão hipocrática era realizada para diagnóstico.



O que é a broncoplastia de balão?

A broncoplastia de balões envolve a utilização de balões para a realização de estrangulamentos sintomáticos das vias aéreas. A broncoplastia de balão é um procedimento fundamental para a prática da broncoscopia intervencionista. É realizada tanto com broncoscopia flexível como com broncoscopia rígida.

Quem precisa de uma toracotomia?

A toracotomia é frequentemente realizada para tratar o cancro do pulmão. É por vezes utilizada para tratar problemas com o coração ou outras estruturas no peito, tais como o diafragma. A toracotomia também pode ser usada para ajudar no diagnóstico de doenças. Por exemplo, pode permitir que um cirurgião retire um pedaço de tecido para exame posterior (biopsia).

Para que é utilizado um broncoscópio?

A broncoscopia é um procedimento para olhar directamente para as vias respiratórias nos pulmões utilizando um tubo fino e iluminado (broncoscópio). O broncoscópio é colocado no nariz ou na boca. É movido pela garganta e pela traqueia, e para as vias respiratórias.

Porque é realizada a pleurodese?

A pleurodese é um procedimento realizado para obliterar o espaço pleural para prevenir derrames pleurais recorrentes ou pneumotórax ou para tratar um pneumotórax persistente.

Como é que um doente se posiciona após uma pneumonectomia?

Os nossos resultados sugerem que evitar a posição supina após a pneumonectomia pode facilitar a melhoria da hemodinâmica e uma diminuição do risco de hipoxemia. A posição óptima para a troca de gases após a pneumonectomia é uma posição lateral com o pulmão restante na posição mais alta.



Quando foi a primeira pneumonectomia?

A primeira pneumonectomia foi realizada em múltiplas fases por Macewen em 1895 num doente com tuberculose e empiema. Outras tentativas com pneumonectomia de fase única foram infrutíferas.

Quando deve ser inserido um tubo torácico?

Um tubo torácico pode também ser necessário quando um paciente teve uma lesão grave na parede torácica ou uma cirurgia que cause hemorragia à volta dos pulmões (chamada hemotórax). Por vezes, o pulmão de um doente pode ser perfurado acidentalmente, permitindo que o ar se acumule fora do pulmão e cause o seu colapso (chamado pneumotórax).

O que é o procedimento do IVAS pulmonar?

A cirurgia torácica vídeo-assistida (VATS) é um tipo de cirurgia torácica minimamente invasiva que pode remover partes do pulmão e gânglios linfáticos doentes. Na cirurgia toracoscópica video-assistida (VATS), um pequeno tubo chamado toracoscópio é inserido através de um pequeno corte (incisão) entre as costelas.



Que tipo de incisão é feita para uma pneumonectomia?

A pneumonectomia é geralmente realizada através de uma incisão de toracotomia póstero-lateral, uma vez que proporciona a melhor exposição. Uma incisão é geralmente feita ao nível do quarto ou quinto espaço intercostal.

O que é a lobectomia superior direita?

Uma lobectomia é uma cirurgia para remover um dos lóbulos dos pulmões. Os pulmões têm secções chamadas lóbulos. O pulmão direito tem 3 lóbulos. O pulmão esquerdo tem 2 lóbulos. Uma lobectomia pode ser feita quando um problema é encontrado em apenas uma parte do pulmão.

Que tipo de cirurgia é indicada para um paciente com trauma torácico?

A toracotomia da sala de operações tem várias indicações no trauma torácico. Na maioria das vezes, os pacientes com hemotórax maciço de mais de 1500 ml e aqueles com mais de 200 ml por hora de saída do tubo torácico durante 3 horas consecutivas requerem uma operação.

Qual é a complicação mais comum durante a broncoscopia?

  • A broncoscopia pode ajudar a detectar infecções, tumores e hemorragias nos pulmões.
  • Para pessoas que fizeram um transplante pulmonar, a broncoscopia é utilizada para verificar a rejeição de órgãos.


  • As complicações da broncoscopia são raras. A complicação mais comum é a hemorragia do local da biópsia.

Que complicações deve a enfermeira estar ciente de que podem ocorrer durante a broncoscopia?

Baixa concentração de oxigénio no sangue que ocorre durante o procedimento e o nível volta normalmente ao normal sem qualquer intervenção. laringoespasmo.irritação ou espasmo da laringe (cordas vocais). Pneumotórax. ou um pulmão em colapso.

É posto a dormir para uma broncoscopia?

A broncoscopia é realizada sob sedação “consciente”. Continua a respirar por si próprio mas não sente o desconforto de ter o tubo na boca ou no nariz.

O que é a dilatação por balão?

Visão geral. A dilatação por balão, também conhecida como valvuloplastia por balão, é um procedimento de cateterização cardíaca intervencionista normalmente utilizado para abrir válvulas cardíacas bloqueadas, tais como as válvulas pulmonares e aórticas.