Que factor determinam os oceanógrafos através da medição da condutividade?
Para mais perguntas, ver Qual é o componente celular capaz de autodigestão celular quando libertado durante uma lesão celular?
Porque é que um oceanógrafo quer medir a condutividade de uma amostra de água?
A condutividade é uma medida da capacidade da água de conduzir corrente eléctrica. … Dependendo da resistência da água que está a ser amostrada, os investigadores podem determinar a quantidade de sais dissolvidos presentes na água. Através de cálculos, as medições de salinidade podem ser derivadas da condutividade, temperatura e pressão.
Que factores afectam o movimento das correntes oceânicas?
- A subida e descida das marés. As marés criam uma corrente nos oceanos, que é mais forte perto da costa, e em baías e estuários ao longo da costa. …
- Vento. Os ventos impulsionam as correntes que se encontram à superfície do oceano ou perto dela. …
- Circulação termohalina.
Que factores afectam o movimento do vértice das correntes oceânicas?
Há quatro factores que afectam a origem e o fluxo das correntes oceânicas: a rotação e a força gravitacional da Terra; factores oceânicos (temperatura, salinidade, densidade, gradiente de pressão e fusão do gelo); factores atmosféricos (pressão atmosférica, ventos, precipitação, evaporação e insolação); factores que…
Que factores afectam o movimento das correntes oceânicas? seleccione três respostas correctas
A. Os movimentos horizontais, semelhantes a correntes de água, que ocorrem à superfície ou perto da superfície do oceano são chamados correntes de superfície. B. As correntes de superfície são controladas por três factores: os ventos globais, o efeito Coriolis e as derivas continentais.
O que é que torna a água do oceano perto do equador mais quente?
O oceano recebe a maior parte do seu calor ao longo do equador, onde a radiação solar recebida é cerca de duas vezes superior à recebida nos pólos. Por conseguinte, as superfícies marítimas são muito mais quentes ao longo do equador do que nos pólos. … A velocidade e a direcção das correntes de ar e das correntes marítimas são determinadas principalmente pelos gradientes de temperatura do ar.
Como é que os oceanógrafos medem as diferentes densidades?
Os oceanógrafos medem a densidade da água do mar retirando uma amostra de água do oceano e levando-a para o laboratório para a medir….
Que ferramenta é que um oceanógrafo usaria para medir a salinidade?
Os hidrómetros são utilizados para medir a salinidade dos oceanos, ou o quão “salgado” é o oceano. Para utilizar um hidrómetro, enche-se o instrumento com água salgada e depois observa-se o quanto a alavanca é elevada pela salinidade.
Para mais perguntas, ver O Lucas é gentil?
O que é que provoca o vértice das correntes de águas profundas?
O que causa o vórtice das correntes de profundidade? … O afundamento e o transporte de grandes massas de água fria dão origem à circulação termohalina, que é impulsionada por gradientes de densidade devidos a variações de temperatura e salinidade.
Que factores determinam a salinidade da água dos oceanos?
Os factores que afectam a quantidade de sal nos diferentes oceanos são chamados factores de controlo da salinidade dos oceanos. A evaporação, a precipitação, a entrada de água dos rios, os ventos predominantes, as correntes oceânicas e as ondas oceânicas são factores de controlo significativos. 1.
Como é que as correntes oceânicas são medidas?
Os perfiladores acústicos de correntes Doppler são normalmente utilizados para medir as correntes. São normalmente instalados no fundo do mar ou fixados na parte inferior de um navio. … Muitos oceanógrafos também utilizam antenas de rádio e sistemas de detecção e alcance de rádio de alta frequência (radar) para medir as correntes oceânicas de superfície.
Quais são os quatro factores que afectam as correntes oceânicas?
São quatro os factores que afectam a origem e o fluxo das correntes oceânicas: a rotação e a força gravitacional da Terra; os factores oceânicos (temperatura, salinidade, densidade, gradiente de pressão e fusão do gelo); os factores atmosféricos (pressão atmosférica, ventos, precipitação, evaporação e insolação); os factores que…
Para mais perguntas, consulte O México está ligado aos Estados Unidos?
Que factor não afecta as correntes oceânicas?
A resposta correcta é a força de Coriolis. A força de Coriolis é uma força de inércia causada pela rotação da Terra.
https://www.youtube.com/watch?v=9hciQPtNhD8https://www.youtube.com/watch?v=9hciQPtNhD8
Que factores podem ser responsáveis pelo abrandamento das correntes oceânicas globais?
No norte, a água tende a ser fria e salgada, o que a torna densa e lhe permite afundar-se e circular. No entanto, o aumento da precipitação e o derretimento das camadas de gelo e glaciares do Árctico estão a adicionar mais água doce e a tornar as águas polares menos densas. Como resultado, há um abrandamento da corrente.
Que factores causam uma maré alta?
As marés altas e as marés baixas são causadas pela lua. A atracção gravitacional da Lua gera uma coisa chamada força de maré. A força das marés faz com que a Terra, e a sua água, se dilate no lado mais próximo da Lua e no lado mais afastado da Lua. Estas protuberâncias de água são as marés altas.
Quais os factores que melhor explicam a existência de água líquida na Terra?
A água líquida, necessária para a vida tal como a conhecemos, continua a existir na superfície da Terra porque o planeta está a uma distância, conhecida como zona habitável, suficientemente longe do Sol para não perder a sua água, mas não tão longe que as baixas temperaturas provoquem o congelamento de toda a água do planeta.
Que tipo de energia faz com que o equador seja mais quente do que o vértice do Pólo Norte?
A Terra está, de facto, um pouco mais afastada do Sol quando o hemisfério norte está no Verão. … A combinação de mais luz solar directa e mais horas de luz do dia significa que o hemisfério inclinado para o Sol recebe mais radiação solar e tem temperaturas mais quentes.
Quais são os dois principais factores que afectam a densidade da água do mar?
Conceitos-chave:
Há dois factores principais que tornam a água dos oceanos mais ou menos densa: a temperatura e a salinidade. A água fria e salgada é mais densa do que a água quente e doce e afunda-se abaixo da camada menos densa. A densidade é definida como a medida da massa de um material (por exemplo, gramas) dividida pelo seu volume (por exemplo, mililitros).
Que factores afectam a temperatura da água do mar?
- Latitude.
- Desigualdade na distribuição da água e da terra.
- Duração do dia.
- Atmosfera clara.
- Distância da Terra ao Sol.
- Número de manchas solares.
- Correntes oceânicas.
!function(){const e=[“keydown”, “mousemove”, “wheel”, “touchmove”, “touchstart”, “touchend”];function t(){document.querySelectorAll(“link[data-pmdelayedstyle]”). forEach