Que instrumento tocava Giovanni Gabrieli?
Entre os motets, a sua obra-prima é talvez Em eclesiásticos, para quatro solistas, coro de quatro partes, violino, três cornetas, dois trombones, e órgão, estas forças colocadas uma contra a outra numa variedade infinita de combinações.
Qual é a peça mais famosa de Giovanni Gabrieli?
a Sonata pian’ e forte
Música instrumental
A obra mais conhecida de Gabrieli é a Sonata pian’ e forte, uma composição em oito partes para dois grupos de instrumentos de sopro de quatro partes incluídos na sinfonia Sacrae de 1597, com um número de canzoni instrumentais para entre seis e 16 partes.
Giovanni Gabrieli é barroco?
Giovanni Gabrieli (c. 1554/1557 – 12 de Agosto 1612) foi um compositor e organista italiano. Foi um dos músicos mais influentes do seu tempo, e representa o culminar do estilo da Escola Veneziana, na altura da mudança da Renascença para as expressões barrocas.
Giovanni Gabrieli usou dinâmica?
Durante muitas décadas pensou-se que uma peça de música chamada “Sonata Pian e Forte” composta em Veneza no final dos anos 1500 por Giovanni Gabrieli foi a primeira peça de música a utilizar a dinâmica. Desde então, os estudiosos descobriram que ele foi apenas a segunda pessoa a utilizar a dinâmica.
Quem foi influenciado por Giovanni Gabrieli?
O mais importante entre os seus professores e mentores era sem dúvida o seu tio Andrea Gabrieli, igualmente organista em St Mark’s; também esteve em contacto estreito com Orlando di Lasso durante o seu período de serviço ao Duque Albrecht V da Baviera entre 1574 e 1579.
Por que tipo de música era Giovanni Gabrieli conhecido?
Giovanni Gabrieli, (nascido em 1556?, Veneza [Itália] – crido a 12 de Agosto de 1612, Veneza), compositor, organista e professor italiano do Renascimento, celebrado pela sua música sagrada, incluindo enormes motets corais e instrumentais para a liturgia.