Quem é a sinterização a laser?


O que é a sinterização a laser? A sinterização selectiva a laser é uma tecnologia de fabrico aditivo (AM) que utiliza um laser de alta potência para sinterizar pequenas partículas de pó de polímero numa estrutura sólida baseada num modelo 3D. A impressão 3D SLS tem sido uma escolha popular para engenheiros e fabricantes durante décadas.

Quem criou a impressão SLS?

História da impressão SLS

O processo SLS foi desenvolvido e patenteado pelo Dr. Joe Beaman e pelo Dr. Carl Deckard na Universidade do Texas, em meados da década de 1980, sob o patrocínio da DARPA.

Quem utiliza a sinterização selectiva por laser?

A SLS provou ser particularmente útil para as indústrias que necessitam apenas de uma pequena quantidade de objectos impressos em materiais de alta qualidade. Um exemplo disto é a indústria aeroespacial, onde a SLS é utilizada para construir protótipos de peças de aeronaves.

Qual é o outro nome para modelação multi-jacto?

Citação: O método de fabrico aditivo, ou método de impressão 3D, conhecido como Modelação Multi-Jacto (MJM), utiliza camadas de fotopolímero que são sobrepostas umas sobre as outras e curadas com luz ultravioleta. Este método é também conhecido como jacto de tinta ou polijacto.

O que é a tecnologia de prototipagem rápida?

A prototipagem rápida é o fabrico rápido de uma peça, modelo ou conjunto físico utilizando o design 3D assistido por computador (CAD). A criação da peça, do modelo ou do conjunto é normalmente concluída por fabrico aditivo, ou mais vulgarmente conhecido como impressão 3D.

O que é melhor SLA ou DLP?

Regra geral, isto faz com que as impressoras 3D SLA sejam comparáveis ou mais rápidas na impressão de peças individuais de pequena a média dimensão, enquanto as impressoras 3D DLP são mais rápidas na impressão de peças grandes, totalmente densas, ou em construções de várias peças que ocupam uma grande parte da plataforma.

O que é a impressora 3D DLP?

A DLP (Digital Light Processing) é uma tecnologia de impressão 3D utilizada para produzir rapidamente peças em fotopolímero. É muito semelhante à SLA com uma diferença significativa: enquanto as máquinas SLA utilizam um laser que traça uma camada, uma máquina DLP utiliza uma fonte de luz projectada para curar toda a camada de uma só vez.



Para que é utilizada a sinterização a laser?

A sinterização selectiva a laser (SLS) é um processo de impressão 3D industrial que produz protótipos precisos e rápidos e peças de produção funcionais em apenas 1 dia. Estão disponíveis vários materiais à base de nylon, criando peças finais altamente duradouras.

Qual é a resistência da SLS?







Nylon em pó 12 Nylon em pó 11
resistência máxima à tracção Resistência 50 MPa 49MPa
Módulo de tracção 1850 MPa 1573MPa
Alongamento na rotura (X/Y) 11 % 40 %
IZOD com entalhes 32 J/m2 71 J/m2

Qual é o nome completo do SLS no fabrico?

A sinterização selectiva a laser (SLS) é um dos mais populares processos de prototipagem rápida (RP), em que o processo consiste na capacidade de fabricar o produto funcional tridimensional em qualquer forma complicada utilizando pó metálico.



Que materiais podem ser utilizados na injecção de aglutinantes?

Os materiais habitualmente utilizados na injecção de ligantes são metais, areia e cerâmica que se apresentam sob a forma granular.

Para que é utilizada a impressão SLS?

Os materiais utilizados na SLS são polímeros termoplásticos que se apresentam sob a forma de grânulos. Um serviço de impressão 3D SLS é utilizado tanto para a criação de protótipos de componentes poliméricos funcionais como para pequenas séries de produção. A sua versatilidade faz da SLS uma excelente alternativa à moldagem por injecção para pequenas séries de produção.

Quando é que a sinterização foi inventada?

Nos Estados Unidos, a sinterização foi patenteada pela primeira vez por Duval d’Adrian em 1922. O seu processo em três etapas tinha como objectivo produzir blocos resistentes ao calor a partir de materiais óxidos como a zircónia, a toria ou a tantalia.

Qual a rapidez da impressão SLS?

A velocidade de impressão da SLS pode atingir até 48 mm/h, enquanto a FDM pode imprimir entre 50 e 150 mm/h, consoante a impressora. Quando se trata de velocidade de impressão, a DLP tem a vantagem. Uma vez que toda a camada de uma peça 3D é exposta à luz de uma só vez, o processo de impressão é mais rápido em comparação com a SLA.

A sinterização a laser é cara?



Dado o seu baixo custo por peça e materiais duráveis, a impressão SLS é uma forma económica de produzir peças personalizadas complexas ou uma série de pequenos componentes para produtos finais. Em muitos casos, a sinterização a laser é uma alternativa rentável à moldagem por injecção para o fabrico de séries limitadas ou de pontes.

O que significa sinterização?

A sinterização, também designada por “fritagem”, é o processo de formação de uma massa sólida de material através do calor e da pressão, sem derreter até ao ponto de liquefacção. … A sinterização ocorre naturalmente em depósitos minerais e é utilizada como processo de fabrico de materiais como a cerâmica, os metais e os plásticos.

A impressão SLS é cara?

Apesar dos seus avanços, a impressão SLS ainda é relativamente cara e o manuseamento do pó pode ser complicado quando feito à mão (embora alguns fornecedores ofereçam soluções fechadas).https://www.youtube.com/watch?v=1QZ8irX5xcEhttps://www.youtube.com/watch?v=1QZ8irX5xcE

O que é o jacto de material?

O jacto de material cria objectos num método semelhante ao de uma impressora de jacto de tinta bidimensional. O material é injectado numa plataforma de construção utilizando uma abordagem contínua ou de entrega a pedido (DOD). O material é injectado na superfície ou na plataforma de construção, onde solidifica e o modelo é construído camada a camada.

Porque é que o nylon é utilizado no SLS?



O nylon é ideal para montagens complexas e peças duradouras com elevada estabilidade ambiental. As peças de nylon impressas em SLS 3D são fortes, rígidas, resistentes e duradouras. As peças finais são resistentes ao impacto e podem suportar o desgaste repetido. O nylon é resistente aos raios UV, à luz, ao calor, à humidade, à humidade, aos solventes, à temperatura e à água.

O que significa impressora SLA?

A estereolitografia (SLA ou SL; também conhecida como aparelho de estereolitografia, fabrico óptico, fotossolidificação ou impressão em resina) é uma forma de tecnologia de impressão 3D que é utilizada para criar modelos, protótipos, padrões e peças de produção camada a camada utilizando processos fotoquímicos.

O que é o Multijet Fusion?

O Multi Jet Fusion é um processo de impressão 3D industrial que produz protótipos de nylon funcionais e peças de produção para utilização final em apenas 1 dia. As peças finais apresentam acabamentos de superfície de qualidade, resolução de características finas e propriedades mecânicas mais consistentes em comparação com processos como a sinterização selectiva a laser.

Qual é a forma completa de DLP?

prevenção de perda de dados (DLP)

Que tipo de laser é utilizado no SLS?

O SLS é uma tecnologia de camadas de fabrico aditivo que envolve a utilização de um laser de alta potência (por exemplo, um laser de dióxido de carbono) para fundir pequenas partículas de plástico, metal, cerâmica ou pó de vidro numa massa com a forma tridimensional desejada.

O que é o PA2200?

O PA2200 é uma alternativa de alto desempenho aos plásticos como o ABS ou o PA6, que já provaram o seu valor na moldagem por injecção. Os produtos finais fabricados com aditivos são tão fortes, flexíveis e duradouros como as peças moldadas.

Porque é que as impressoras 3D têm camas quentes?

Um leito de calor é um módulo adicional para uma impressora 3D que torna o processo de arrefecimento dos materiais impressos em 3D mais controlado, para obter melhores resultados. As camas térmicas evitam problemas como a fraca adesão à base de impressão, a fraca adesão entre camadas, a fuga térmica e a deformação.

Qual é a matéria-prima utilizada para SLM?

Vantagens Limitações
Elevada capacidade de reciclagem da matéria-prima. Difícil de remover o pó de carcaças pequenas.