Quem encomendou o Messias de Handel?
Em 1735, só durante a Quaresma, Handel produziu mais de 14 concertos compostos principalmente por oratórios. Em 1741, o Tenente Lorde de Dublin encarregou Handel de escrever um novo oratório baseado num libreto bíblico montado pelo patrono da arte Charles Jennens.
Para quem Handel escreveu o Messias?
Em 1735 Handel recebeu o texto para um novo oratório chamado Saul do seu libretista Charles Jennens, um rico proprietário de terras com interesses musicais e literários. Como a principal preocupação criativa de Handel ainda era com a ópera, ele só escreveu a música para Saul em 1738, em preparação para a sua temporada teatral de 1738-39.
Será que o Messias enriqueceu Handel?
E, em 1759, quando estava cego e de saúde débil, insistiu em assistir a uma representação do Messias no Teatro Royal em Covent Garden, a 6 de Abril. Oito dias mais tarde, Handel morreu em casa. O seu património total foi avaliado em 20.000 libras, o que o tornou um milionário pelos padrões modernos.
Quem era o principal empregador de Handel?
As Casas Reais da Grã-Bretanha e da Alemanha sempre estiveram intimamente relacionadas, e a Lei de Assentamento de 1701 que garantiu a sucessão protestante à Coroa de Inglaterra, tinha tornado a mãe do empregador hanoveriano de Handel, George Louis, herdeira do trono da Grã-Bretanha.
Mozart compôs o Messias?
O arranjo de Mozart, publicado pela primeira vez em 1803, foi fundamental para tornar o oratório mais conhecido do Messias Handel.
Handel e Bach alguma vez se encontraram?
Johann Sebastian Bach e George Frederic Handel formam os picos criativos gémeos do século XVIII. Embora tenham nascido no mesmo país em 1685 e conhecessem a música um do outro, nunca se conheceram.