Quem investiga a arte roubada?
A INTERPOL (Organização Internacional de Polícia Criminal) “facilita a cooperação policial transfronteiriça” e tem 190 países membros, incluindo os Estados Unidos da América. A INTERPOL trabalha para combater o roubo de arte e de bens culturais.
Como é que denuncio arte roubada?
Se o seu trabalho artístico se encaixa nesta descrição, peça à polícia para acrescentar o roubo ao NSAF. Tenha em mente que não pode denunciar um roubo à NSAF pessoalmente, a polícia deve apresentar a denúncia. Dica: Manter uma imagem e um registo detalhado da proveniência de cada peça e do seu valor actual no Arquivo de Trabalhos Artísticos irá acelerar este processo.
Como se lida com arte roubada?
Se decidiu avançar com uma acção judicial, o passo seguinte é falar com um advogado sobre o envio de uma carta oficial de cessação e desistência aos seus infractores para que cessem a utilização das suas obras de arte e sobre o reembolso do lucro e potencialmente dos danos que lhe são devidos.
Como é que se chama roubar a arte de alguém?
O roubo de arte, por vezes chamado artnapping, é o roubo de pinturas, esculturas, ou outras formas de arte visual de galerias, museus ou outros locais públicos e privados. A arte roubada é frequentemente revendida ou utilizada por criminosos como garantia para garantir empréstimos.
Quem investiga o roubo de arte no Reino Unido?
A Polícia Metropolitana
A Unidade de Arte e Antiguidades da Polícia Metropolitana é um ramo do Comando Especialista, Organizado & Comando do Crime Económico dentro do Serviço de Polícia Metropolitana de Londres. O objectivo da unidade é investigar o roubo de arte, tráfico ilegal e fraude. O mercado de arte do Reino Unido é o segundo maior do mundo.
Pode processar alguém por roubar a sua obra de arte?
“As pessoas tomam, certo? Mas não as pode processar por isso, a menos que se tenha registado no gabinete dos direitos de autor”, diz Lehman. Se estiver preocupado que alguém possa infringir o seu trabalho original, a melhor maneira de proteger os seus direitos é registar-se no gabinete de direitos de autor.