Quem pintou a primeira pintura não representativa?
Quem criou a primeira arte não representativa?
Um nome que nos vem à mente quando falamos do nascimento da arte abstracta é, inevitavelmente, Wassily Kandinsky. Em 1935, o artista russo escreveu ao seu galerista em Nova Iorque para fazer uma afirmação que não era pequena: ter criado a primeira pintura abstracta na história da arte, uma obra feita em 1911.
Quando foi criada a arte não representativa?
O movimento vanguardista que começou no início do século XX analisa os objectos, quebrando-os e apresentando-os de uma forma abstracta. Em vez de representar os sujeitos de um único ponto de vista, os artistas usam formas geométricas para criar vários pontos de vista do sujeito para o representar num contexto maior.
Quem pintou a primeira pintura não objectiva?
Os pintores construtivistas russos Wassily Kandinsky e Kasimir Malevich e o escultor Naum Gabo foram pioneiros da arte não-objectiva. Foi inspirado pelo filósofo grego Platão, que acreditava que a geometria era a forma mais elevada de beleza.
Qual foi a primeira pintura de Wassily Kandinsky?
“Nada o que fazer com um objecto” – Primeiras obras abstractas de Kandinsky, 100 anos depois. Há cem anos atrás, em Dezembro de 1913, Vasily Kandinsky fez as suas primeiras pinturas verdadeiramente abstractas – incluindo as principais obras Black Lines e Light Picture – e, efectivamente, a pintura sem restrições da sua necessidade de ser representativa.
Quem é o primeiro pintor abstracto?
Wassily Kandinsky é frequentemente considerado como o pioneiro da arte abstracta europeia. Kandinsky afirmou, erradamente, que tinha produzido a primeira pintura abstracta em 1911: “naquela altura, nem um único pintor pintava num estilo abstracto”.
Que artista mencionou ter comparado a arte não representativa à música uma forma de arte a que também estava muito interessado?
Um proponente da arte não representativa foi o artista russo Vasily Kandinsky. Embora a sua forma de arte escolhida fosse a pintura, ele comparou a arte não representativa com a música, uma forma de arte que ele também gostava muito. Afirmou que com os sons, os músicos são capazes de evocar imaginários nos seus ouvintes ou audiências.
Jackson Pollock é arte não representativa?
(Americano, 1912-1956)
Jackson Pollock foi um dos artistas americanos mais famosos do pós-guerra. Pioneiro do Expressionismo Abstracto, as pinturas gota-a-gota de Pollock abriram uma nova era de arte não representativa. “Não faz muita diferença a forma como a tinta é colocada desde que algo tenha sido dito”, comentou uma vez.