Um jogador de futebol canhoto deve jogar?


Um futebolista de pés esquerdos deve jogar? A sabedoria convencional do jogo do 11 por lado diz para jogar do lado do seu pé mais forte. Como a maioria de nós sabe, quando se trata do jogo completo, se for canhoto, joga geralmente à esquerda; se for destro, joga normalmente à direita. Simples.

A investigação mostra que os futebolistas canhotos têm uma vantagem sobre os seus homólogos destros. Os jogadores que favorecem o seu pé esquerdo têm funções do hemisfério cerebral invertido que lhes dão uma dose extra de imprevisibilidade.

Curiosamente, alguns dos maiores futebolistas de todos os tempos têm sido deixados apegados, ou pelo menos predominantemente, para além, é claro, de serem extremamente talentosos.

O facto de ser deixado de pé representa apenas 10% dos futebolistas em todo o mundo, pelo que os jogadores não têm tanta experiência a defendê-los e a atacá-los. Quer se seja canhoto ou destro, não importa muito se se vai tornar um jogador de futebol de topo.

Não há nenhuma vantagem específica para jogadores canhotos em relação aos destros. O que importa é a técnica, o controlo da bola, a capacidade de drible e a velocidade. Prática. Usar o pé esquerdo mais do que o direito ao treinar.


Eles apenas disparam e passam a bola com o pé com que se sentem mais confortáveis. Cada equipa tem alguns jogadores cujo pé esquerdo é dominante e, portanto, os defensores obtêm prática e experiência adequadas para se defenderem contra estas “supostas” vantagens. Não há nada de especial nos jogadores com um pé esquerdo dominante.

A principal conclusão do estudo foi que cerca de 12,1% das pessoas eram canhotas. Havia uma forte, mas não perfeita, sobreposição com a lateralidade. Enquanto apenas 3,2% dos canhotos eram canhotos, cerca de 60,1% dos canhotos eram canhotos.



Argumivelmente o melhor jogador do mundo neste momento, Lionel Messi é o quinto jogador de futebol de pé esquerdo mais valioso do mundo neste momento. … Até agora, na sua carreira no clube, Messi marcou 672 golos. Destes, mais de 60 por cento (414) dos golos vieram do famoso pé esquerdo argentino.

Então o que é que os investigadores encontraram? A principal descoberta do estudo foi que aproximadamente 12,1 por cento das pessoas eram canhotas. Havia uma forte, mas não perfeita, sobreposição com a lateralidade. Enquanto apenas 3,2% dos canhotos eram canhotos, cerca de 60,1% dos canhotos eram canhotos.

David Beckham

e fê-lo sem muito contributo do seu pé esquerdo, confiando antes na sua visão e na sua fiel bota direita para desbloquear defesas, durante uma carreira em que marcou 114 golos e ajudou muitos outros no caminho para se tornar um dos rostos mais reconhecíveis do mundo.

Tem a ver tanto com a função cerebral como com a adaptação. Algumas pessoas têm tendências cerebrais esquerdas muito mais fortes do que as tendências cerebrais direitas, o que depois leva a uma mão ou pé mais dominante. Isto pode ser algo treinado, mas não em todos os casos. É semelhante a ser um percussionista.



Messi é canhoto?

Messi é canhoto? – Não, ele não é canhoto… Ele usa a sua mão direita para escrever e fazer outras coisas. Mas ele usa o seu pé esquerdo forte para jogar futebol.

Dos jogadores, cerca de três quartos são predominantemente destros. Os jogadores destros têm em média cerca de 87% dos seus passes com o seu pé dominante, os esquerdinos cerca de 85%.

Para ser justo, esta é uma queixa menor neste momento, mas Neymar é decididamente propenso a optar por rematar com o seu pé direito, mesmo à custa de manobrar todo o seu corpo à volta da bola, em vez de o fazer com o esquerdo.


Raúl era um jogador rápido e canhoto, capaz de marcar tanto dentro como fora da grande área com a sua finalização precisa e poderosa, e tinha uma propensão para marcar golos em fichas. Possuía um excelente controlo de bola e capacidade técnica, e era também eficaz no ar.

Zinedine Zidane é talvez o jogador de futebol mais elegante de todos os tempos. O francês ganhou a Ballon d’Or em 1998, depois de ter ganho o Campeonato do Mundo com a França nesse ano. Marcou dois golos na final contra o favorito Brasil e tinha apenas 26 anos quando se tornou um ícone nacional.



No entanto, os jogadores sempre jogaram na lateral direita. Isto é lógico no sentido de que há mais jogadores destros do que esquerdinos, mas penso que um lateral-direito esquerdino pode abrir interessantes possibilidades de ataque.

Os jogadores com pés esquerdos são esquerdinos?

A resposta simples é que.SOMENTE O MALHO DIREITO É SEMPRE E 100% MANUSEADO À ESQUERDA. OUTRO MACHO QUE NÃO O DIREITO TODAS AS PESSOAS NA TERRA SÃO DE MÃO DIREITA.


A maioria das pessoas é destro e chuta com a perna direita. Os futebolistas capazes de pé esquerdo são raros e, portanto, bastante procurados. Igualmente raros são os jogadores “de dois pés”, que são igualmente capazes com ambos os pés. Tais jogadores representam apenas um sexto dos jogadores das principais ligas profissionais da Europa.



Porque é que os esquerdinos são tão especiais?

Os esquerdinos representam apenas cerca de 10% da população, mas os estudos concluem que os canhotos têm notas mais altas quando se trata de criatividade, imaginação, sonho e intuição. Também são melhores no ritmo e na visualização.

Será a canhota uma deficiência?

No entanto, ser canhoto não se eleva ao nível de ser portador de uma deficiência. A Administração da Segurança Social tem uma lista de todas as condições que se qualificam como deficiência. … Os canhotos podem ter de se adaptar um pouco, mas certamente não são impedidos de trabalhar devido à sua condição.

Porque é que é estranho ser canhoto?

A maior parte da investigação actual sugere que a canhotice tem um marcador epigenético – uma combinação de genética, biologia e ambiente. Como a grande maioria da população é canhota, muitos dispositivos são concebidos para utilização por destros, o que dificulta a sua utilização pelos canhotos.

Um olhar sobre destros talentosos como Pelé (principalmente um pé esquerdo mas considerado como não tendo um pé fraco), Roger Milla, Michel Platini, Zinedine Zidane (este tipo não tem um pé fraco.

Quem é melhor Ronaldo ou Messi?

Messi é o maior goleador de todos os tempos na Liga, além de ter o maior número de assistências na história da competição, com Ronaldo em segundo lugar nos golos marcados e terceiro nas assistências fornecidas, enquanto Ronaldo é o maior goleador de todos os tempos e fornecedor de assistências na Liga dos Campeões da UEFA. fornecedor, com Messi em segundo lugar nos golos marcados e assistências fornecidas, com…



Jurgen Klopp acredita que Cristiano Ronaldo é ligeiramente melhor no ar do que Mohamed Salah, mas ganha o pé esquerdo de Salahel. Mas “em termos de velocidade, ambos são bastante rápidos, muito desesperados para marcar golos”.

É mau ser canhoto?

Do lado positivo, muitos estudos demonstraram que ser canhoto não tem um efeito sobre a saúde em geral. E em alguns casos, os investigadores descobriram que os esquerdinos têm menos probabilidades de desenvolver certas condições de saúde, incluindo taxas mais baixas de úlceras e artrite.