Uma criança pode procurar e evitar os sentidos?


Uma criança pode procurar e evitar os sentidos? Algumas crianças tendem a ser “sensorialmente activas”. Reagem pouco à informação sensorial ou precisam de mais para funcionar. Outras são geralmente “evitadoras de sentidos”. Reagem de forma exagerada à informação sensorial e ficam sobrecarregadas e hiperactivas. Saiba mais sobre as diferenças entre a procura sensorial e a evitação sensorial.

Pode uma criança ter problemas sensoriais e não ser autista?

Facto: Ter problemas de processamento sensorial não é o mesmo que ter uma perturbação do espectro do autismo Mas os desafios sensoriais são frequentemente um sintoma chave do autismo. Existem sintomas que se sobrepõem entre o autismo e as dificuldades de aprendizagem e de atenção, e algumas crianças têm ambos.

O que é que o evitamento sensorial significa no perfil sensorial?

Evitamento de sensações. – Afasta-se de estímulos sensoriais avassaladores. – Gosta de ordem e rotina.

Quais são os 3 padrões das perturbações do processamento sensorial?

  • Padrão 1: perturbação da modulação sensorial. A pessoa afectada tem dificuldade em responder a estímulos sensoriais.
  • Padrão 2: Perturbação motora de base sensorial.
  • Padrão 3: Perturbação da discriminação sensorial (SDD).

Quais são alguns comportamentos de procura de sentidos?

  • Salpicar na lama, à procura de jogo sujo.
  • Atirar baldes de brinquedos sem rumo.


  • Mastigar objectos ou roupas.
  • Esfregar-se nas paredes ou nos móveis e esbarrar nas pessoas.
  • Adora andar em círculos, andar de bicicleta e está sempre em movimento.

Como é que uma criança pode ultrapassar uma perturbação do processamento sensorial?

A perturbação do processamento sensorial é frequentemente observada em crianças com outras doenças, como a perturbação do espectro do autismo. Tal como o espectro do autismo, os sintomas desta perturbação existem num espectro. No entanto, ao contrário do autismo, é possível que a criança ultrapasse esta perturbação.

https://www.youtube.com/watch?v=-40u-P7fc4Ahttps://www.youtube.com/watch?v=-40u-P7fc4A



Como é que se sabe se o nosso filho é um explorador dos sentidos?

As crianças que procuram os sentidos podem parecer desajeitadas, demasiado barulhentas ou aparentar ter “problemas de comportamento”. A informação sensorial pode ajudar a estimular as crianças a sentirem-se menos lentas. Também pode acalmar um “sistema sobrecarregado” e ajudar as crianças a sentirem-se mais organizadas no seu próprio corpo e espaço.

Como é que se acalma uma criança que procura os sentidos?

  1. Criar uma sala de acção. Os movimentos vestibulares, como o balanço ou a oscilação, têm um efeito positivo num cérebro hiperactivo.
  2. Acalmar o cérebro com um “Chill Spa”.
  3. Cria uma pista de obstáculos.


  4. Jogar à apanhada.
  5. Criar uma caixa de fuga.
  6. Entreter a boca.



O que é que causa a busca sensorial?

O que causa a perturbação do processamento sensorial? A causa exacta da perturbação do processamento sensorial não é conhecida. É comummente observada em pessoas com autismo, síndrome de Asperger e outras perturbações do desenvolvimento. A maioria das investigações sugere que as pessoas com autismo têm um funcionamento cerebral irregular.

Uma criança pode ser hiposensível e hipersensível?

As pessoas autistas podem ter hipersensibilidade (resposta excessiva) e hipossensibilidade (resposta insuficiente) a uma vasta gama de estímulos. A maioria das pessoas tem uma combinação de ambos. Muitos indivíduos autistas apresentam hipersensibilidade a luzes brilhantes ou a determinados comprimentos de onda de luz (por exemplo, luzes fluorescentes).

Como é que os problemas sensoriais são resolvidos?

  1. Permitir que o seu filho use um fidget.
  2. Proporcionar um espaço tranquilo ou tampões para os ouvidos em caso de sensibilidade ao ruído.


  3. Informe o seu filho com antecedência sobre uma mudança na rotina.
  4. Sente o seu filho longe de portas, janelas ou luzes que façam barulho.

A desordem do processamento sensorial pode ser curada?

Não há cura para os problemas sensoriais. Algumas crianças podem sentir menos com a idade, enquanto outras podem simplesmente aprender a lidar com as experiências. Alguns médicos não tratam os problemas sensoriais propriamente ditos, mas abordam os sintomas durante o tratamento geral da doença diagnosticada, como a perturbação do espectro do autismo ou a PHDA.

Como é que a perturbação do processamento sensorial é tratada em casa?

  1. Ouvir música relaxante.
  2. Brinquedos de agitação (incluindo elásticos para o cabelo) e almofadas insufláveis para longos períodos de tempo sentado para ajudar na concentração.


  3. Jóias mastigáveis para os desejos orais.
  4. Flexões na parede e saltos para estimulação física.

Como é que se pára a pesquisa visual?

  1. Reduzir as distracções visuais e manter a sala de aula limpa e organizada. Limitar a quantidade de material visual pendurado no tecto ou nas paredes. Reduzir a desarrumação.


  2. Proporcionar uma estrutura visual para o aluno. Codificar por cores os livros e o horário de cada aula.

Como é que sei se o meu filho tem DPS?

Uma criança com perturbação do processamento sensorial tem dificuldade em processar e actuar sobre a informação recebida pelos seus sentidos através de sons, imagens, movimento, tacto, olfacto e paladar. Pode causar dificuldades nas capacidades motoras grossas, criando um andar desajeitado ou tropeções frequentes.

Como é que é um colapso sensorial?

Durante um colapso sensorial, as crianças com necessidades especiais têm muito pouco controlo sobre o seu comportamento. Podem gritar, partir coisas, atacar os outros e até tentar magoar-se a si próprias.

Como é que se educa uma criança com perturbação do processamento sensorial?

Apanhe-os. A linguagem das crianças mais pequenas é a brincadeira. A maioria das crianças com problemas sensoriais sente-se fora de controlo a maior parte do tempo. Deixe o seu filho assumir a liderança nas brincadeiras de faz-de-conta – permita-se segui-lo e dê ao seu filho a experiência de estar no comando do seu mundo.

Como é que posso ajudar o meu filho com perturbação do processamento sensorial em casa?

  1. Criar um espaço seguro. As crianças que se sentem facilmente sobrecarregadas precisam de um sítio onde se possam acalmar e sentir confortáveis.
  2. Criar um kit de conforto.
  3. Colocar um cartaz.
  4. Ir devagar.
  5. Encontrar alternativas.

O que é a pesquisa vestibular?

Quando uma criança procura estímulos vestibulares, dizemos que tem um limiar elevado. As crianças que evitam o input são conhecidas por terem um limiar baixo. Uma criança com um limiar elevado procura informações vestibulares.

Porque é que o meu filho procura os sentidos?

Muitos pais de crianças com comportamentos de procura sensorial acreditam que estes estão relacionados com a incapacidade da criança para responder adequadamente ao feedback sensorial no ambiente. Muitas destas crianças também têm autismo ou outras perturbações do desenvolvimento.

A perturbação do processamento sensorial melhora com a idade?

Gestão de problemas de processamento sensorial

Não existe medicação ou cura para os problemas de processamento sensorial. No entanto, muitas destas respostas podem diminuir com a idade, especialmente se o seu filho receber cuidados especializados e aprender a lidar com as suas sensibilidades.

Como posso ajudar o meu filho com necessidades sensoriais?

  1. Certifique-se de que a sua cadeira é adequada para o seu filho.
  2. Para a criança que precisa de se mexer um pouco, pode experimentar uma almofada insuflada ou um travesseiro de casa para que ela se possa contorcer e ficar na cadeira.

Quem é que pode diagnosticar a DPS?

O diagnóstico de perturbação do processamento sensorial segue-se normalmente a uma avaliação exaustiva efectuada por um terapeuta ocupacional ou fisioterapeuta.

Como é que se acalma a sobrecarga sensorial?

  1. O que é que se pode fazer para acalmar a sobrecarga sensorial?
  2. Conversar nos cantos da sala ou em salas separadas quando se está numa reunião importante.
  3. Manter um plano consigo quando entra num ambiente altamente estimulante.
  4. Planear deixar os eventos mais cedo para sentir que tem uma fuga.

Porque é que os problemas sensoriais se agravam?

Os DPS agravam-se com lesões e com o envelhecimento normal, uma vez que o corpo começa a tornar-se menos eficiente. Por isso, se sempre teve problemas de equilíbrio e era desajeitado, isso pode tornar-se um problema maior na sua velhice.

A procura dos sentidos faz parte da PHDA?

O problema do processamento sensorial na PHDA é relatado tanto em medidas fisiológicas como em medidas relatadas pelos pais. A perturbação do processamento sensorial não está relacionada com o género, mas está associada à idade. Os sintomas sensoriais específicos estão correlacionados com problemas comportamentais particulares, como a agressão e a delinquência na PHDA.