A densidade de Júpiter é maior do que a dos outros planetas terrestres?


composto maioritariamente por matéria gasosa e líquida), Júpiter tem uma densidade média mais baixa do que qualquer um dos planetas terrestres. No entanto, com 1,326 g/cm3 é também o segundo mais denso dos gigantes gasosos.

Que planeta terrestre tem a maior densidade?

A Terra é o quarto mais pequeno dos planetas, embora, em termos de planetas rochosos, seja o maior, mas é o mais denso.

Como é que a densidade de Júpiter se compara com a dos planetas terrestres?

Como é que a densidade de Júpiter se compara com a dos planetas terrestres? A sua densidade é menor do que a de qualquer planeta terrestre… As partículas que formam o anel de Júpiter são compostas por gelo brilhante e reflector.

Que planetas são os planetas terrestres mais densos?

Os quatro planetas interiores Mercúrio, Vénus, Terra e Marte são muito mais densos. Contêm apenas pequenas quantidades de hidrogénio e hélio e são principalmente elementos mais pesados que são mais densos.

Os planetas jovianos têm maior densidade do que os planetas terrestres?

Os planetas jovianos são maiores, estão mais afastados do Sol, giram mais depressa, têm mais luas, têm mais anéis, são menos densos em geral e têm núcleos mais densos do que os planetas terrestres.

Para mais perguntas, ver A conservação evolutiva explica a diversidade da vida?

Qual é a densidade de Júpiter?

1,33 g/cm³



O que é que torna Júpiter tão denso?

Júpiter é constituído por 90% de hidrogénio1, com 10% de hélio e um pouco de todos os outros elementos. Nas camadas exteriores do gigante gasoso, o hidrogénio é um gás semelhante ao da Terra. À medida que se vai mais fundo, a intensa pressão atmosférica transforma gradualmente o gás num fluido denso.

Porque é que Júpiter tem uma densidade baixa?

Os gigantes gasosos Júpiter e Saturno têm densidades baixas porque são compostos principalmente por hidrogénio e hélio. Contêm hidrogénio, hélio e gelo, que é água, metano, amoníaco e outros compostos semelhantes. Os quatro planetas interiores Mercúrio, Vénus, Terra e Marte são muito mais densos.



A densidade média dos planetas terrestres é maior ou menor do que a densidade da crosta terrestre?

3. A densidade média da crosta terrestre é de cerca de 2,8 g/cm A densidade média dos planetas terrestres é maior ou menor do que a densidade da crosta terrestre? 130 4. A densidade média da Terra 5/’.

Qual é a ordem dos planetas do mais denso para o menos denso?







Planeta Densidade média (gm/cm3) Massa necessária para 70 cm3 (gm)
Terra 5.5 385.0
Marte 3.9 273.0
Júpiter 1.3 91.0
Saturno 0.7 49.0

Júpiter é um planeta terrestre?

Nem todos os planetas são terrestres. No nosso sistema solar, Júpiter, Saturno, Úrano e Neptuno são gigantes gasosos, também conhecidos como planetas Jovianos… Não é claro qual é a linha divisória entre um planeta rochoso e um planeta terrestre; algumas super-Terras podem ter uma superfície líquida, por exemplo.

Porque é que os planetas terrestres são mais densos?



Os planetas gigantes são menos densos em geral porque são constituídos maioritariamente por gases, e os planetas rochosos interiores são mais densos porque são constituídos maioritariamente por rocha.

Porque é que Júpiter é mais denso do que a água?

Lembra-te da pergunta Sabemos que Júpiter é mais denso do que a água. É composto principalmente por dois gases leves, o hidrogénio e o hélio. … Portanto, a massa das pontes de atração gravitacional torna Júpiter mais denso do que a água. No entanto, é composto por dois gases leves que são o hidrogénio e o hélio.

Júpiter é um planeta Joviano comparado com os planetas terrestres que Júpiter tem?



Os planetas jovianos incluem Júpiter, Saturno, Úrano e Neptuno. Estes planetas têm tamanhos e massas maiores. Os planetas jovianos não têm superfícies sólidas. … No sistema solar, os planetas jovianos estão localizados mais longe do Sol do que os planetas terrestres e, por isso, são mais frios.

Porque é que os planetas terrestres e os planetas jovianos têm grandes diferenças de densidade?

O que explica as grandes diferenças de densidade entre os planetas terrestres e os planetas jovianos? Os planetas jovianos têm atmosferas grandes e espessas de hidrogénio e gigantes gasosos. Os terrestres são planetas interiores pequenos e rochosos com atmosferas pequenas. … todo o calor é retido devido ao efeito de estufa e à atmosfera densa.

Júpiter é terrestre ou Joviano?

Os planetas Jovianos. De cima para baixo: Júpiter, Saturno, Úrano e Neptuno. Júpiter, Saturno, Úrano e Neptuno são conhecidos como os planetas Jovianos (semelhantes a Júpiter) porque são todos gigantes em comparação com a Terra e têm uma natureza gasosa como Júpiter, principalmente hidrogénio, com algum hélio, gases e gelo.

Júpiter é um planeta gasoso?

Júpiter é chamado um planeta gigante gasoso. A sua atmosfera é composta principalmente por gás hidrogénio e gás hélio, tal como o Sol. O planeta está coberto de espessas nuvens vermelhas, castanhas, amarelas e brancas.

Qual é a densidade de Júpiter em comparação com a da Terra?

Densidade, massa e volume.

Para mais perguntas, ver Como lidar com uma cunhada com duas caras? Embora seja significativamente mais maciço do que a Terra, é apenas um quinto mais denso, com 1.326 kg/m3, porque é feito de gás e não de rocha. O volume de Júpiter é de 1.431.281.810.739.360 quilómetros cúbicos, 1.321 vezes o da Terra.

Júpiter tem alguma massa sólida?

Como não existe terra firme, a superfície de Júpiter é definida como o ponto onde a pressão atmosférica é igual à da Terra. Neste ponto, a força da gravidade é quase duas vezes e meia mais forte do que no nosso planeta.

Porque é que Júpiter é maior do que os planetas?

Porque é que Júpiter é tão grande? Júpiter é tão grande porque é o planeta mais antigo do nosso Sistema Solar. Formou-se cerca de um milhão de anos depois do Sistema Solar. Por ter sido o primeiro planeta a formar-se, teve algumas vantagens.

É possível andar em Júpiter?

A temperatura aqui seria de cerca de 30.000 graus Celsius e a pressão seria enorme por causa do peso da atmosfera acima. Por isso, se for uma superfície sólida, não é nada que se pareça com o que se encontra num planeta rochoso, e não é algo em que se possa andar.

Qual é o diâmetro de Júpiter?

86,881 quilómetros

Júpiter é mais denso do que Saturno?

Júpiter é mais denso do que Saturno porque é 3 vezes mais maciço. A gravidade torna-o mais denso. Os planetas jovianos não são totalmente esféricos devido à sua rápida rotação.

Porque é que os planetas têm densidades diferentes?

De facto, os planetas não são feitos de material de densidade uniforme; são mais densos nas suas regiões interiores e menos densos nas suas regiões exteriores. Como as densidades dos planetas são diferentes, deduzimos que as composições dos planetas são diferentes.

Porque é que Saturno tem uma densidade menor do que Júpiter?

Saturno é significativamente menos denso do que Júpiter. … O hidrogénio, o hélio e alguns elementos mais pesados em Saturno ocupam aproximadamente o mesmo espaço que Júpiter, mas a massa de Saturno é metade da de Júpiter. A razão para este facto é a forte gravidade de Júpiter e a sua compressão…

Como é que o raio de Júpiter se compara com o dos outros planetas?

Termos deste conjunto (39) Como é que o raio de Júpiter se compara com o dos outros planetas? É maior do que qualquer outro planeta do nosso sistema solar…

Como é que a densidade e o período de rotação de Júpiter se comparam com os da Terra?

Júpiter é menos denso e tem um período de rotação mais curto.

Qual dos seguintes planetas é o menos denso?

O planeta menos denso do Sistema Solar é Saturno, que tem uma densidade média de apenas 687 kg/m3 (42,8 lb/cu ft).

Qual é a densidade do planeta anão?

A órbita de uma lua em torno do seu primário e o conhecimento do tamanho do primário permitem uma estimativa da densidade. As densidades de planetas anões com luas variam de ∼1.6 g cm-3 a 2.6 g cm-3 (Tholen et al. 2008; Brown et al.

Como é que sabemos a densidade dos planetas?

Para calcular a densidade de um planeta, é necessário determinar a sua massa e o seu raio, sendo este último a distância da superfície ao centro. Como os planetas são aproximadamente esféricos, calcula o volume de uma esfera utilizando o raio. De seguida, divida a massa pelo volume da esfera para obter a densidade.

Para mais perguntas, ver O ser humano rumina?

Júpiter e Neptuno são planetas terrestres?

classificação dos planetas

… Mercúrio a Marte são chamados planetas terrestres; Júpiter a Neptuno são chamados planetas gigantes ou planetas Jovianos. Entre estes dois grupos principais existe uma cintura de numerosos pequenos corpos chamados asteróides.

Júpiter é mais quente do que a Terra?

Com uma temperatura média de 234 graus Fahrenheit negativos (145 graus Celsius negativos), Júpiter é frígido mesmo no seu tempo mais quente. Ao contrário da Terra, cuja temperatura varia à medida que nos aproximamos ou afastamos do equador, a temperatura de Júpiter depende mais da altitude acima da superfície.

Júpiter é maior do que o Sol?

Júpiter, o maior planeta do sistema solar, tem um diâmetro de cerca de 87.000 milhas. (E mesmo Júpiter é pequeno comparado com o Sol, que é cerca de dez vezes mais largo do que Júpiter, com cerca de 864.000 milhas).

Porque é que os planetas interiores são mais densos do que os planetas exteriores?

Por exemplo, os tamanhos dos planetas interiores são muito mais pequenos do que os dos planetas exteriores. Isto acontece porque os planetas exteriores estão em estado gasoso, enquanto os planetas interiores são sólidos e mais compactos. Consequentemente, a densidade dos planetas interiores é maior do que a dos planetas exteriores.

Qual é a densidade média da Terra?

5,51 g/cm³

Qual é a densidade do gás em Júpiter?

Tamanho e massa:

Mas, sendo um gigante gasoso, Júpiter tem uma densidade relativamente baixa: 1,326 g/cm3 – que é menos de um quarto da densidade da Terra. Isto significa que, embora o volume de Júpiter seja equivalente a cerca de 1321 Terras, tem apenas 318 vezes mais massa.

Porque é que a densidade da Terra é tão grande?

Isto deve-se à sua composição, sendo corpos rochosos em contraste com os gigantes gasosos do sistema solar exterior. A Terra, que tem a maior densidade dos planetas interiores rochosos, deve-se em grande parte ao seu núcleo comparativamente grande, que se presume ter-se formado de acordo com a hipótese do impacto gigante.

Qual é a força gravitacional de Júpiter?

24,79 m/s².

Como é que os planetas Jovianos se comparam com os planetas terrestres quizlet?

Os planetas jovianos são maiores do que os planetas terrestres. Os planetas jovianos são maiores em massa do que os planetas terrestres. Os planetas jovianos orbitam mais longe do Sol do que os planetas terrestres. O sistema solar contém um grande número de pequenos corpos, a que chamamos asteróides quando são rochosos e cometas quando são gelados.

Como é que os planetas Jovianos se comparam com os planetas terrestres?

A principal diferença entre os planetas terrestres e os planetas jovianos é que os planetas terrestres têm uma superfície sólida e rochosa com um núcleo metálico denso. Os planetas jovianos têm uma grande composição gasosa e um pequeno núcleo de rocha fundida.

Quais são as diferenças entre os planetas terrestres e os planetas jovianos?

Enquanto os planetas terrestres são feitos de superfícies sólidas, os planetas jovianos são feitos de superfícies gasosas… Bem, os planetas jovianos são menos densos em comparação com os planetas terrestres, porque são compostos principalmente de hidrogénio gasoso.