Porque é que Fernando Botero é importante?



Fernando Botero, (nascido a 19 de Abril de 1932, Medellín, Colômbia), artista colombiano conhecido pelas suas pinturas e esculturas de formas humanas e animais infladas.

Porque é que as pinturas de Fernando Botero são importantes?

Fernando Botero é um artista colombiano com uma propensão para personagens volumosas e uma paleta de cores explosivas. O seu estilo de assinatura, conhecido como “Boterismo”, retrata pessoas e figuras em grandes volumes exagerados, que tem sido utilizado para representar crítica política ou humor, dependendo da peça.

Quem influenciou Fernando Botero?

A inspiração artística inicial de Botero veio tanto da América Latina como da Europa. Os muralistas mexicanos assim como os mestres espanhóis Pablo Picasso e Juan Gris estiveram entre os primeiros a despertar a imaginação criativa de Botero.

O que é o legado de Fernando Botero?





Fernando Botero
Botero é algo de um herói popular colombiano. O Museo Botero em Bogotá alberga o seu trabalho e colecção privada; concebeu o rótulo para uma marca popular de rum. O seu trabalho tem um preço elevado em leilão e é amplamente coleccionado.

Quem é o artista mais famoso da Colômbia?

Fernando Botero
Fernando Botero, auto-proclamado “o mais colombiano dos artistas colombianos”, é um nome sinónimo de arte latino-americana. O artista prolífico e o seu estilo de assinatura, conhecido como Boterismo, evocam imagens de pessoas e objectos voluptuosos e volumosos, e o seu sucesso como artista é incontestável.

Porque é que Botero pinta pessoas grandes?

As figuras pintadas e esculpidas por Botero não são realmente ‘gordas’. São a sua proposta formal para expressar a sensualidade da forma, para explorar as possibilidades do volume e dar monumentalidade aos protagonistas do seu mundo pictórico.

Porque é que as pessoas gostam da arte de Fernando Botero?

Além de ser um pintor excepcional, Botero criou esculturas que também se encontram em todo o mundo. Porque as suas figuras têm uma característica principal (absolutamente todas as suas figuras são “gorduchas”) as suas obras são facilmente reconhecíveis. Esta marca registada pessoal é apreciada internacionalmente.



Porque é que Botero pintou a Mona Lisa?



A versão ‘Mona Lisa, Age Twelve’ de Botero da Mona Lisa1 foi pintada em 1959. Profundamente enraizado na sátira, Botero usou figuras infladas como seus súbditos talvez para comentar os egos da figura e o sentimento de auto-importância da mesma.

Quantas pinturas Botero já pintou?

Botero já produziu mais de 120 pinturas a óleo e 200 desenhos sobre este tema. O escritor de arte Curtis Bill Pepper escreve que “as distintas formas exageradas de Botero complementam perfeitamente a atmosfera exagerada do circo”.