Quais são as características de Odonata?



Odonata, uma ordem de insectos composta pelas libélulas (subordem Anisoptera) e as moscas-d’água (subordem Zygoptera). Os adultos são facilmente reconhecidos pelos seus dois pares de asas estreitas e transparentes, tórax inclinado e corpo longo, geralmente esguio; o abdómen é quase sempre mais comprido do que qualquer uma das asas.

Qual é a anatomia de uma libélula?

abdómen A secção da cauda do corpo segmentada em forma de cauda.
frentes A parte mais proeminente do rosto em libélulas anisópteros.
lábio O lábio inferior da boca da libélula; na larva, esta é mantida debaixo da cabeça, mas pode disparar rapidamente para a frente para apanhar a presa.
COLUMNA LATERAL Coluna vertebral no lado das larvas de anisópteros.

Que tipo de asas tem Odonata?

As principais características estruturais dos odonatos adultos reflectem as adaptações ao voo. Os adultos têm dois pares de asas estreitas, tipicamente transparentes, e um abdómen longo e esguio, constituído por 10 segmentos. A cabeça tem olhos proeminentes e antenas discretas, e o tórax é inclinado ao longo do eixo do corpo.

Que tipo de pernas tem Odonata?

As libélulas são um grupo de insectos a que os cientistas chamam Odonata. Como todos os insectos, têm um exoesqueleto duro, feito de quitina (pronuncia-se: kite-in) e proteínas. Têm seis pernas segmentadas e os seus corpos estão divididos em três partes principais: cabeça, tórax e abdómen.

Os odonatos são metamorfoses completas ou incompletas?





Os odonatos (libélulas e moscas-mãe) são insectos com metamorfose incompleta (hemimetabolos). A larva aquática ou ninfa eclode de um ovo e desenvolve-se através de oito a dezassete instantes antes de emergir da água como o adulto alado ou imago.

Qual é a função das vedações?

No final do abdómen há um par de cerci, projecções que são órgãos sensoriais. Cerci funciona de forma semelhante às antenas, detectando vibrações através do ar ou do solo.

Quais são as características da libélula?

As libélulas têm asas longas, delicadas e membranosas que são transparentes e algumas têm uma coloração amarela clara perto das pontas. Os seus corpos são longos e esguios e têm antenas curtas. As libélulas são muito coloridas, por exemplo, a Libélula Verde Darner Dargonfly tem um tórax verde e um abdómen azul segmentado.

Qual é o habitat de uma libélula?

As libélulas imaturas vivem em água doce. São mais abundantes e diversificados em água doce lenta que não tem peixes (pequenos riachos e lagoas), mas podem ser encontrados em muitos habitats de água doce pouco profundos. As libélulas adultas permanecem frequentemente perto da água, mas por vezes afastam-se da água enquanto caçam ou migram.



Qual é o nome científico da libélula?



Espécies de libélulas, tipos e nome científico
Anisoptera é o nome científico para estes insectos. Enquanto Anisoptera é a sua família, a libélula pertence à classificação de ordem de Odonata. A palavra Odonata é grega e significa “dentada”.

O que é que os odonatos comem?

  • As libélulas comem moscas, mosquitos, borboletas e girinos.
  • As libélulas adultas apanham as suas presas no ar, enquanto as ninfas caçam principalmente debaixo de água.
  • As presas comuns comidas por libélulas incluem mosquitos, mosquitos intermediários e moscas-marinhas.
  • As libélulas adultas irão consumir qualquer insecto que apanharem.

Qual é a família Odonata?

92288764529

ZYGOPTERA 92288764529
Aeshnidae Gomphidae neopetálidos
Petaluridae Cordulegastridae Corduliidae
95774567459

Libellulidae 95774567459

Quantas espécies de Odonata existem?

Odonata, que significa “dentes”, compreende mais de 5.000 espécies vivas, todas elas atribuídas às subordens Zygoptera (moscas-d’água) e Anisoptera (libélulas). O número de espécies em cada subordem é aproximadamente igual. As 8 superfamílias vivas estão divididas em 27 famílias e pouco mais de 600 géneros.



Onde vivem as formas larvares dos membros da Ordem Odonata?

As larvas de odonatos (ninfas) vivem na água, uma fase da vida que pode durar vários anos. Durante este período, as ninfas extraem água através das suas guelras para capturar oxigénio, e a sua “exalação” ajuda-as a impulsionar-se através da água.

De onde vem a palavra Odonata?

O nome Odonata, derivado do grego “odonto-“, que significa dente, refere-se aos dentes fortes encontrados nos maxilares da maioria dos adultos.

Os odonatos são monofiléticos?

Em alternativa, Odonata mais Neoptera foram considerados como um táxon monofilético (= Metapterygota) que é irmã de Efeméroptera, ou Efeméroptera mais Pterygota (= Opisthoptera ou Chiastomyaria) colocado como irmã de Odonata (revisto em [3]).

Que tipo de predadores são os Odonata adultos?

Todos os Odonata adultos e larvares são predadores. A maioria das larvas de Odonata são predadores sit-and-wait, o que significa que permanecem imóveis até que um insecto ou pequeno peixe se aproxime das larvas.



Porque é que as libélulas se ligam?

Já reparou em pares de libélulas voando da cabeça à cauda? A explicação comum é que as libélulas estão a acasalar. … Ao fazê-lo, os seus corpos formam uma roda de acasalamento vagamente moldada como um coração. Quando isto é conseguido, o par desdobra-se e voa para encontrar um local adequado para a postura dos ovos.

Que tipo de peças bucais é que a Diptera tem?

Bocas. As partes da boca das moscas são adaptadas para a sucção. A maioria das moscas tem mandíbulas; muitas também têm mandíbulas, lâminas alongadas que formam uma ranhura no lábio e formam um canal tubular para a sucção de fluidos.

Que insecto não tem armações?

estrutura em insectos
Muitos hexapodes têm cerci (apêndices sensoriais) no segmento abdominal 11, que ajudam na identificação do telson. Protura, Collembola e Monura carecem de cerci.

O que se entende por cerci pelo exemplo?

Cerci (singular Cercus) são apêndices emparelhados no abdómen de muitas espécies de insectos. Cerci desempenha uma função sensorial. Os cerci variam em tamanho entre espécies, alguns tendo cerci pouco perceptíveis enquanto outros, como as bichas auriculares, têm cerci espessos e óbvios (por vezes chamados pinças).

Qual é a função do ovipositor?

Os apêndices do ovipositor de insectos picantes (gafanhotos e gafanhotos) consistem em dois pares de válvulas em forma de espada que são utilizadas para cavar uma câmara profunda no solo para enterrar os ovos, manipular os ovos e ajudar a tapar a caixa do ovo com espuma.



Será que uma libélula tem antenas?

Sim, as libélulas têm um par de antenas. São muito pequenos e difíceis de ver.

Quantos segmentos do corpo tem uma libélula?

Uma libélula adulta tem três segmentos distintos, a cabeça, o tórax e o abdómen, como em todos os insectos. Tem um exoesqueleto quitinoso de placas duras mantidas juntas com membranas flexíveis. A cabeça é grande com antenas muito curtas. É dominada pelos dois olhos compostos, que cobrem a maior parte da sua superfície.

Porque é que a libélula é chamada de libélula?

Ele disse que a palavra romena para diabo era “drac”, mas que drac era também a palavra romena para dragão. Ele pensou que eventualmente o nome romeno para “Devil’s Fly” foi mal traduzido para “Dragon Fly” inglesa e esta acabou por se tornar a “libélula”.



As libélulas são autotróficas?

As libélulas são heterotróficas ou autotróficas? Em termos de dieta, os invertebrados aquáticos são um tipo de heterotrofio conhecido como omnívoros; comem plantas, outros insectos e, em alguns casos, pequenos peixes. A maioria dos insectos aquáticos, como as libélulas ou as próprias barragens, começam a sua vida a viver directamente na água.

Como se chama uma libélula macho?

Pata de taco comum (macho) Pata de taco comum (fêmea) Libélula peluda (macho)

De que cores são as libélulas?

As libélulas vêm em todo o tipo de cores tais como amarelo, vermelho, castanho e azul; por vezes as asas têm manchas e bandas castanhas. Os próprios machos têm geralmente asas iridescentes e algum tipo de corpo de cor azul, verde ou roxo, enquanto as fêmeas têm geralmente uma cor castanha dourada, mesmo nas asas.

Será que as libélulas bebem água?

As libélulas e as suas ninfas são predadoras vorazes. … Será que as libélulas bebem? Os adultos obtêm grande parte da água de que necessitam dos alimentos que comem, mas bebem das superfícies de água ou das gotas de orvalho. As pequenas ninfas alimentam-se de minúsculos invertebrados aquáticos.

Quantos mosquitos é que os morcegos comem?

Uma vez que o morcego médio pode comer de 1000 a 1200 mosquitos numa hora, não precisará de muitos deles para ajudar com os seus problemas de mosquitos (Fonte). Uma Big Bat Box contendo uma colónia de morcegos pode ter 200 mamíferos voadores a viver no seu interior. Como tal, pode ver como é fácil resolver os seus problemas com os mosquitos.



Que nível de classificação é Odonata?

Odonata
Philo: artrópodes
Classe: insectos
Subclasse: Pterygote
Divisão: Paleoptera

Qual é a ordem dos insectos para as moscas da pedra?

plecopterano Intervalo de tempo: Permian-Recente
Filo: artrópodes
Classe: insectos
Grupo: polyneopterans
(não separado): Anarthioptera

Qual é o habitat de Odonata?

Odonata (libélulas e moscas-d’água)
Os Odonata vivem numa vasta gama de habitats, incluindo mas não limitados a infiltrações, riachos, riachos, riachos, rios, piscinas, lagoas, lagos, reservatórios, pântanos e pântanos. Algumas famílias podem ocorrer em quase todos os habitats acima mencionados, enquanto outras têm requisitos mais restritos.

As libélulas são holometabólicas?

As libélulas são insectos hemimetabolos; não têm fase de pupa e sofrem uma metamorfose incompleta com uma série de fases ninfálicas de onde emerge o adulto.

Uma libélula é um dipteran?

Embora muitos insectos sejam chamados moscas, tais como libélulas, borboletas e pirilampos, apenas os insectos da ordem Diptera (“duas asas”) são considerados moscas verdadeiras. … As moscas vivem em quase todos os habitats excepto no mar aberto, mesmo aventurando-se em águas termais, poços de alcatrão e na Antárctida.

Onde vivem as formas larvares dos membros da Ordem Hemiptera e do que se alimentam?

As cigarras periódicas são mais conhecidas pelos seus ciclos de vida extraordinários e altamente sincronizados. Passam a maior parte da sua vida (13 a 17 anos, dependendo da espécie) na forma larval, enterrados debaixo do solo e alimentando-se de fluidos de raízes de plantas.

Que libélula é conhecida pela sua migração mais longa entre os insectos?

Novas pesquisas sugerem que a libélula Pantala flavescensa, com apenas dois centímetros e meio de comprimento, está a migrar através dos oceanos e entre continentes, ultrapassando a borboleta monarca como o insecto que migra mais longe.

Que doença humana é causada por membros da Ordem Phthiraptera que transmitem a Rickettsia Prowazekii?

Rickettsia prowazekii (epidemia de tifo)
R. prowazekii pertence ao género Rickettsia e é o agente causador do tifo epidémico.