Quando utilizar a técnica de aquecimento?



Quando utilizar a técnica de pré-aquecimento? Se for utilizada uma solução potenciadora, esta também deve ser mantida a 37°C. Uma técnica de pré-aquecimento é geralmente executada quando um anticorpo reactivo a frio, clinicamente insignificante, está presente ou é suspeito numa amostra de doente.

O que é a técnica do Prewarm?

A técnica do pré-aquecimento é um método que impede os anticorpos frios de reagir e interferir com um (IAT). Os passos para realizar esta técnica incluem: Aquecimento da amostra de sangue e dos glóbulos vermelhos a uma temperatura de 37 graus Celsius durante 10 minutos.





Porque é necessário pré-aquecer o slide antes de utilizar o agrupamento de RH?

A incubação quente promove a dissociação do anticorpo dos glóbulos vermelhos e as lavagens quentes evitam a sua re-intitulação in vitro. Autoanticorpos frios também podem causar falsas reacções positivas durante a tipagem Rh (D).

A Peg aumenta os anticorpos contra o frio?

Duas fases: 1) Revestimento das células (“sensibilização”) a) Afectado pela especificidade dos anticorpos, carga electrostática das hemácias, temperatura, quantidades de antigénio e anticorpos b) A baixa força iónica salina (LISS) diminui as cargas repulsivas entre as hemácias; tende a aumentar os anticorpos para o frio e os auto-anticorpos c) Polietilenoglicol (PEG)…



O que é a adsorção no banco de sangue?



Em geral, a adsorção é a acumulação de um material na superfície de outro material de uma forma não permanente e não vinculativa. … A adsorção é utilizada pelos banqueiros de sangue para fixar anticorpos aos glóbulos vermelhos, a fim de os remover do plasma e analisar melhor quaisquer anticorpos remanescentes.

Como são resolvidas as discrepâncias da ABO Rh?

Nesta situação, a discrepância pode ser resolvida através da lavagem e ressuspensão dos glóbulos vermelhos do paciente em solução salina, seguida da repetição directa da tipagem com anti-A e anti-B.

O que é um autoanticorpo quente?

Autoanticorpos quentes são anticorpos que se ligam aos glóbulos vermelhos do próprio doente a temperaturas corporais normais. Estes anticorpos são. normalmente encontrados na transfusão.

O que é um autoanticorpo frio?

Autoanticorpos frios são dirigidos contra antigénios “self” na superfície dos glóbulos vermelhos e reagem melhor a temperaturas bem abaixo da temperatura corporal (em contraste com autoanticorpos quentes). Os auto-anticorpos frios são normalmente dirigidos contra antigénios no sistema I (I ou i), e são muito, muito, muito, muito comuns!



É anti IgG ou IgM?

As especificidades antigénicas do autoanticorpo IgM incluem anti-IgM (mais frequentemente), anti-i e anti-Pr (raramente; anti-Pr pode ser IgG ou IgA). As crioaglutininas podem ser secundárias a infecções virais e bacterianas.

Qual é a diferença entre o Liss e o PEG?

LISS é uma solução de glicina e albumina. O polietilenoglicol (PEG) numa solução de LISS remove a água do sistema e, portanto, concentra os anticorpos presentes. O PEG pode causar agregação não específica de células, eliminando assim a necessidade de centrifugação após a incubação a 37 °C (99 °F).

Quando se usa PEG vs Liss?

O PEG parece aumentar a detecção de anticorpos significativos, diminuindo simultaneamente a detecção de anticorpos insignificantes. Por conseguinte, o PEG foi substituído pelo LISS como ameliorante e está em uso de rotina há 12 meses, sem relatos de HTR agudo ou HTR anamnéstico em 6353 transfusões.

Quando é utilizada a adsorção alogénica?

As adsorções alogénicas são necessárias se o paciente tiver sido recentemente transfundido. Mais frequentemente, as adsorções alogénicas são realizadas utilizando um trio de fenótipos de eritrócitos reactivos para excluir aloanticorpos clinicamente significativos contra antigénios comuns.



Quando se realiza um eluato?

A taxa de eluato informativo era mais elevada quando o teste de detecção de anticorpos era negativo. Conclusão: a força do DAT não indica a probabilidade de um eluato informativo. A realização de um eluato quando o teste de detecção de anticorpos é positivo tem um valor limitado.

Qual é a diferença entre absorção e adsorção?

A principal diferença entre absorção e adsorção é que a absorção é o processo em que um fluido é dissolvido por um líquido ou sólido. … Na adsorção, as moléculas são mantidas frouxamente na superfície do adsorvente e podem ser facilmente removidas.

Quando ocorrem as discrepâncias ABO?

1.2 Existem discrepâncias nos grupos sanguíneos quando a reacção no agrupamento avançado (glóbulos vermelhos) não corresponde às reacções no agrupamento inverso (plasma/soro), quando as reacções esperadas são fracas ou negativas, ou se os resultados anteriores e actuais não correspondem.

Quais são as quatro discrepâncias da ABO?

O quadro seguinte fornece quatro categorias úteis. Reacções fracas em falta (incluindo campo misto) em tipagem directa (células vermelhas). Reacções inesperadas na dactilografia directa (eritrócitos). Reacções fracas ou ausentes na dactilografia inversa (soro).



Quais são as causas das discrepâncias da ABO?





Tipo de discrepância Causas da discrepância ABO Total N (%)
Erros técnicos/administrativos Erro de identificação do dador de sangue 12(9.3)
Rotulagem incorrecta dos tubos de amostra
Grupo sanguíneo para a frente subgrupo antigénio A (n); A2 (31), A.3 (7), A2second (20) 61 (46,9)
subgrupo antigénio B (n); B3 (3)

O IgM é frio ou quente?



Todos os 12 doentes tinham eritrócitos sensibilizantes IgG e C3d, e as suas amostras de soro continham autohahaemaglutininas IgM frias e reactivas a 4 graus C, mas com uma amplitude térmica elevada a 37 graus C, e autoanticorpos IgG quentes. Todos os eluatos de eritrócitos continham autoanticorpos IgG quentes.

Quais são os três exemplos de auto-anticorpos?

  • Anticorpos anticentrómeros: esclerose sistémica cutânea limitada (síndrome CREST), cirrose biliar primária, esclerodermia proximal.
  • Anti-dsDNA: lúpus eritematoso sistémico (LES)
  • Anti-gp210: cirrose biliar primária.


  • Anticorpos anti-histónicos: LES e lúpus eritematoso induzido por drogas (LE).

O que causa o autoanticorpo quente?

A lista de causas da WAHA secundária é extensa, mas em particular inclui medicamentos, doenças auto-imunes como o lúpus eritematoso sistémico e a artrite reumatóide, deficiência do sistema imunitário (imunodeficiência), leucemias e linfomas, infecções e gravidez.

O que é o aglutinogénio e a aglutinina?

Os aglutinogéneos são substâncias antigénicas que estimulam a formação de anticorpos específicos de aglutinina. As aglutininas são os anticorpos específicos produzidos pelo sistema imunitário. As aglutininas são proteínas e têm múltiplos braços antigénios.

Qual é a diferença entre a crioglobulinemia e a doença da aglutinina fria?

Na crioglobulinemia, os anticorpos acumulam-se e bloqueiam os vasos sanguíneos. Na doença da crioaglutinina, os anticorpos (diferentes dos da crioglobulinaemia) atacam e matam os glóbulos vermelhos que depois se acumulam e bloqueiam os vasos sanguíneos.

O que é a aglutinina fria?

O título de aglutinina fria é um teste diagnóstico da doença da aglutinina fria (CAD). Níveis elevados de crioaglutininas, que são auto-anticorpos maioritariamente do tipo IgM, podem ligar-se e induzir a aglutinação (ou aglomeração) e destruição dos glóbulos vermelhos (hemácias) quando expostos a temperaturas frias.

É anti-IgM?

As aglutininas frias com especificidades anti-I e anti-IL são quase sempre da classe IgM; a maioria tem κ correntes leves, e apenas uma minoria, λ. Crioaglutininas com outras especificidades, denominadas anti-Pr, anti-Gd, anti-Fl, etc. ocorrem com menos frequência.

Que IgG IgA e IgM testam?

O seu corpo produz diferentes tipos de imunoglobulinas para combater diferentes tipos destas substâncias. Um teste de imunoglobulina mede geralmente três tipos específicos de imunoglobulinas. São chamadas igG, igM e IgA. Se os seus níveis de igG, igM ou IgA forem demasiado baixos ou demasiado altos, pode ser um sinal de um grave problema de saúde.

Qual é a diferença entre IgA e IgG?

Imunoglobulina A (IgA): encontrada nos revestimentos das vias respiratórias e do sistema digestivo, bem como na saliva (cuspo), nas lágrimas e no leite materno. Imunoglobulina G (IgG): este é o anticorpo mais comum. Está no sangue e noutros fluidos corporais, e protege contra infecções bacterianas e virais.