Quem é mais vulnerável ao pneumococo?


Quem é mais vulnerável ao pneumococo? Os adultos com 65 anos ou mais estão em risco acrescido de pneumocococo. Adultos de todas as idades estão também em risco acrescido de doença pneumocócica se tiverem: doença falciforme, baço em falta, infecção por HIV, cancro, ou outra condição que enfraqueça o sistema imunitário. Diabetes.

Que população é mais vulnerável ao pneumococo?

Crianças pequenas, idosos e pessoas com sistemas imunitários enfraquecidos estão entre os mais susceptíveis à doença pneumocócica. O Streptococcus pneumoniae (pneumococo) pode causar uma variedade de doenças diferentes incluindo sinusite, otite média, pneumonia, bacteremia, osteomielite, artrite séptica e meningite.

Quem é mais afectado pelo Streptococcus pneumoniae?

Quem está em risco de Streptococcus pneumoniae? Qualquer pessoa pode ser infectada. No entanto, as pessoas em maior risco de infecção são os idosos, as crianças com menos de dois anos de idade, as crianças que frequentam creches de grupo, e as pessoas com doenças virais recentes ou condições médicas subjacentes.

Quem corre maior risco de meningite pneumocócica?

Crianças. Adultos com mais de 65 anos de idade. Pessoas com elevado risco de infecção pneumocócica.

Que grupos estão em risco de ENI?

Os factores de risco de doença pneumocócica invasiva (DPI) incluem co-morbidades jovens e velhas (tais como disfunção esplénica, imunodeficiências, doença renal crónica, doença cardíaca ou pulmonar crónica ou fuga de líquido cefalorraquidiano), ambientes apinhados ou condições socioeconómicas deficientes.

O pneumococo é o mesmo que a pneumonia?

Pneumonia é uma doença pulmonar. A pneumonia pneumocócica, um tipo de pneumonia, pode infectar o tracto respiratório superior e propagar-se ao sangue, pulmões, ouvido médio ou sistema nervoso.

A quem se destina a vacina pneumocócica?

O CDC recomenda a vacinação de rotina contra o polissacarídeo pneumocócico para:todos os adultos com 65 anos e mais velhos.pessoas com idades compreendidas entre 2 e 64 anos com determinadas condições médicas. Adultos com 19-64 anos de idade que fumem cigarros.

A nível mundial, a steotococcus pneumoniae é uma bactéria mais frequentemente responsável pela PAC em adultos. Algumas outras bactérias comuns que causam a PAC são: Haemophilus influenzae Mycoplasma pneumoniae.



Onde é que o Streptococcus pneumoniae tem maior probabilidade de ser encontrado?

Streptococcus pneumoniae é uma bactéria comumente encontrada no nariz e na garganta. A bactéria pode por vezes causar doenças graves em crianças, idosos e outras pessoas com sistemas imunitários enfraquecidos.

Qual é o principal factor de virulência do Streptococcus pneumoniae?

Cápsula de polissacarídeo: A cápsula de polissacarídeo extracelular de S. pneumoniae, o factor de virulência mais importante (55), ajuda a iniciar a infecção, permitindo que a bactéria se ligue às células hospedeiras e cause inflamação, ao mesmo tempo que proporciona protecção contra o sistema imunitário do hospedeiro (54, 55).

Como é que o pneumococo provoca a meningite?

A meningite pneumocócica pode ocorrer quando as bactérias Streptococcus pneumoniae invadem a corrente sanguínea, atravessam a barreira hemato-encefálica e multiplicam-se dentro do fluido que envolve a coluna vertebral e o cérebro.

Que grupos estão em risco para o ENI e recomenda-se que recebam vacinas pneumocócicas adicionais?

São recomendadas doses adicionais de vacina(s) pneumocócica(s) para crianças com idades compreendidas entre os 5 e os <18 anos com condições associadas a um risco acrescido de ENI incluídas na Lista 1. pessoas imunocomprometidas, incluindo recomendações mais específicas de revacinação para receptores de transplante de células estaminais hematopoiéticas (TCTH).

Qual é a diferença entre meningite meningocócica e pneumocócica?

A doença pneumocócica não é o mesmo que a doença meningocócica. Embora os locais de infecção possam ser os mesmos (tais como infecção do revestimento do cérebro ou meningite), os termos “pneumocócica” e “meningocócica” descrevem diferentes tipos de bactérias que infectam o corpo.



Com que idade é administrada a vacina contra a pneumonia?

O CDC recomenda a vacinação pneumocócica para todas as crianças com menos de 2 anos de idade e para todos os adultos com 65 anos ou mais. Em certas situações, as crianças mais velhas e outros adultos também devem ser vacinados contra o pneumococo.

Quais são os riscos de Streptococcus pneumoniae?

O Streptococcus pneumoniae é a causa mais comum de infecções do ouvido médio, sepsis (infecção do sangue) em crianças e pneumonia em imunocomprometidos e idosos. Pode também causar meningite (inflamação da cobertura do cérebro e da medula espinal) ou infecções sinusais.

Quais são os factores de risco de pneumonia pneumocócica?

  • Diminuição da função imunitária devido a doença ou medicação.
  • Asplenia funcional ou anatómica.


  • Doenças cardíacas, pulmonares (incluindo asma), hepáticas ou renais crónicas.
  • Fumar cigarros.
  • Alcoolismo.


  • Fuga de fluido cerebroespinhal.
  • Implante coclear.

A pneumonia é realmente má?

A pneumonia é uma infecção nos pulmões que pode variar de suave a potencialmente fatal, fazendo com que os seus pulmões se encham de líquido ou pus. Pode sofrer de falta de ar ou ter febre. Se for um adulto jovem saudável, a pneumonia pode não ser tão grave como para crianças muito pequenas ou adultos com mais de 65 anos.

A maioria das pneumonias são virais ou bacterianas?

As duas causas mais comuns de pneumonia são patogénicos virais ou patogénicos bacterianos. Alguns tipos de pneumonia bacteriana podem ser prevenidos por vacinas, tais como o Strep agressivo. Pneumoniae, prevenida pela vacina pneumocócica.

Qual é o tratamento para a pneumonia por Covid?

Existem tratamentos para a pneumonia COVID-19? A pneumonia pode precisar de ser tratada num hospital com oxigénio e um ventilador para o ajudar a respirar e fluidos intravenosos (IV) para prevenir a desidratação.



A vacina contra a pneumonia ajuda com o Covid?

Embora as vacinas COVID-19 recentemente licenciadas continuem a ser a estratégia mais importante para prevenir a covid-19, os investigadores descobriram que os adultos mais velhos que receberam a vacina pneumocócica conjugada (PCV13), que impede a aquisição de certas estirpes pneumocócicas, tiveram um risco 35% menor de diagnóstico da COVID-19 do que os adultos mais velhos que receberam a vacina pneumocócica conjugada….

A vacina pneumocócica é a mesma que a vacina contra a gripe?

Se receber uma vacina contra a gripe, pode pensar que não precisa de uma vacina contra a pneumonia. No entanto, isto não é verdade. As vacinas pneumocócicas (conhecidas pela maioria das pessoas como vacinas contra a pneumonia) protegem contra estirpes de uma bactéria, Streptococcus pneumonaie.

Qual é a melhor vacina para a pneumonia?



O CDC recomenda a administração de rotina da vacina pneumocócica polissacárida (PPSV23) para todos os adultos com 65 anos de idade ou mais.

Pode apanhar uma pneumonia de alguém que a tenha?

A pneumonia parece uma constipação ou gripe quando é causada por micróbios infecciosos. No entanto, a pneumonia não é contagiosa quando a causa está relacionada com um tipo de envenenamento, como a inalação de fumos químicos.

Quais são as 3 principais causas de pneumonia?

As três principais causas de pneumonia são bactérias, vírus ou fungos. O tratamento depende da causa. Pneumonia é um tipo de infecção que afecta os pulmões. Pode afectar um ou ambos os pulmões.

Quem apanha pneumonia?

A pneumonia deve ser tratada com antibióticos. O antibiótico de escolha para o tratamento de primeira linha é a amoxicilina dispersável em comprimidos. A maioria dos casos de pneumonia requer antibióticos orais, que são normalmente prescritos num centro de saúde.

Como se espalha o pneumococo?



Como se propaga a doença pneumocócica? É transmitida de pessoa para pessoa entrando em contacto com fluidos como saliva ou muco de alguém que está doente. Muitas pessoas, especialmente crianças, podem ter esta bactéria no nariz ou na garganta sem estarem doentes e ainda assim propagar a doença a outras pessoas.