Quem guia a monitorização do lítio?



O guia de quem monitoriza o lítio?

  • renal, tiróide a cada 6 meses durante o tratamento.
  • função do cálcio a cada 12 meses.
  • níveis de soro de lítio de 3 em 3 meses durante o primeiro ano, depois de 6 em 6 meses.




  • peso e IMC monitorizados anualmente.
  • considerar a monitorização do ECG se estiverem presentes factores de risco adicionais.

É necessária a monitorização do lítio?

Monitorização dos níveis de lítio

Os níveis de lítio devem ser monitorizados após o início do tratamento e depois de cada mudança de dose se houver sinais de toxicidade ou alterações de humor.



O que deve ser monitorizado quando se toma lítio?



Antes de iniciar o lítio, obter contagens basais completas de sangue com diferencial (hemograma com diferencial); urinálise; nitrogénio ureico no sangue; creatinina; níveis séricos de cálcio; testes de função tiroideia; e teste de gravidez para mulheres em idade fértil. Monitorizar a toxicidade do lítio em cada visita.

Porque é que os níveis de sangue de lítio são monitorizados?

Os níveis de lítio são monitorizados regularmente porque o lítio tem um índice terapêutico estreito. Isto significa que há relativamente pouco espaço entre os níveis terapêuticos e tóxicos. Muito pouco fármaco e o fármaco não será eficaz. Demasiada droga e sintomas de toxicidade do lítio podem desenvolver-se.

Como é administrado o lítio?

Engolir as pastilhas inteiras com um copo de água ou sumo. Não os mastigue. Pode tomar lítio com ou sem comida. Se estiver a tomar líquido, utilize a seringa ou colher de plástico que acompanha o seu medicamento para medir a dose correcta.



Quando é que os níveis de lítio devem ser verificados?

Os níveis de lítio são normalmente verificados cerca de 5-7 dias após o início de uma nova dose para permitir a estabilização dos níveis de sangue [6, 9]. Se estiver a tomar uma dose estável de lítio, os intervalos de teste podem variar, a critério do seu médico.

Quais são as principais considerações de implementação de enfermagem para pacientes que recebem lítio?

Comer uma dieta normal com ingestão normal de sal; manter uma ingestão adequada de líquidos (pelo menos 2,5 quartos/dia). Organizar check-ups frequentes, incluindo análises ao sangue. Manter todas as consultas de seguimento para obter o maior benefício com a menor toxicidade. Usar contracepção para evitar a gravidez.

Quais são os 3 principais sintomas da toxicidade do lítio?

Os sintomas de toxicidade do lítio incluem náuseas e vómitos graves, tremores de mão graves, confusão e alterações de visão. Se experimentar estes sintomas, deve procurar atenção médica imediata para monitorizar os seus níveis de lítio.

Como se chama a análise ao sangue de lítio?

O teste de sangue de lítio verifica a quantidade de lítio no sangue. Preparação: Não é necessária nenhuma preparação especial. Resultados do teste: 1-2 dias.



Qual é o nível normal de lítio?

A gama de referência para níveis terapêuticos de lítio é de 0,8-1,2 mEq/L.

O que provoca a queda dos níveis de lítio?

Os seguintes medicamentos podem diminuir os níveis de lítio e efeito:Cafeína.cloreto de sódio (sal de mesa)Um medicamento utilizado para tratar problemas respiratórios chamado teofilina (Theo-Dur®, Slo-Bid®)

O carbonato de lítio é um anticonvulsivo?

Lithobid (carbonato de lítio) é um estabilizador de humor anticonvulsivo que tem sido um dos pilares do tratamento da doença bipolar durante anos.

Quem descobriu o lítio?

Descoberto em 1817 pelo químico sueco Johan August Arfwedson, o lítio é um dos três elementos sintetizados durante o Big Bang juntamente com o hidrogénio e o hélio. Derivado de uma palavra grega, o seu nome significa pedra.

Como é prescrito o lítio?

As pessoas utilizam suplementos de lítio para o distúrbio do uso do álcool, doença de Alzheimer, depressão e muitas outras condições, mas não há boas provas científicas que sustentem qualquer uma destas utilizações. O carbonato de lítio e o citrato de lítio são aprovados pela FDA dos EUA como medicamentos de prescrição para a desordem bipolar.



O que deve a enfermeira monitorizar para o lítio?

A monitorização das concentrações séricas de lítio, contagem diferencial, urinálise e depuração de creatinina são realizadas regularmente de acordo com as directrizes de tratamento e dependendo do estado físico do doente, da sua situação financeira e do desenvolvimento de efeitos adversos suspeitos.

Como é que os enfermeiros tratam a toxicidade do lítio?

  1. Bombeamento do estômago. Este procedimento pode ser uma opção se tiver tomado lítio na última hora.


  2. Irrigação intestinal completa.
  3. fluidos intravenosos.
  4. hemodiálise.
  5. Medicamentos.
  6. Monitorização de sinais vitais.



O que deve a enfermeira instruir o doente sobre a ingestão de psílio e lítio juntos?

O psílio pode baixar os níveis de lítio no sangue, o que reduz a eficácia deste medicamento. Se estiver a tomar psílio e lítio, deve tomá-los com pelo menos 1 a 2 horas de intervalo e o seu médico deve monitorizar de perto os seus níveis de lítio.

Que medicamentos não devem ser tomados com lítio?

Evitar tomar suplementos de lítio e AINEs ao mesmo tempo. Alguns AINE incluem ibuprofeno (Advil, Motrin, Nuprin, outros), indometacina (Indocin), naproxen (Aleve, Anaprox, Naprelan, Naprosyn), piroxicam (Feldene), aspirina, e outros.

Porque é feito o teste de lítio?

Os testes de lítio analisam as quantidades de lítio encontradas no sangue para determinar se as concentrações da droga estão na gama terapêutica ou se precisam de ser moderadas e alteradas. É normalmente encomendado durante a monitorização do tratamento para a desordem bipolar.

Que alimentos têm níveis elevados de lítio?

Lítio nos alimentosAs principais fontes de Li na dieta são cereais, batatas, tomate, couve e algumas águas minerais [44]. Pode também ser encontrado em algumas especiarias como noz-moscada, sementes de coentro ou cominho; contudo, a sua quota no fornecimento total deste elemento é negligenciável em muitas regiões geográficas [49].

Como é medido o lítio?



A eficácia do lítio é dose-dependente e correlaciona-se de forma fiável com a dos níveis de soro de lítio (trough levels). Os níveis de cocho são melhor medidos quando testados imediatamente antes da dose seguinte. Na prática clínica, quando o lítio foi administrado em doses divididas, os níveis de cocho foram medidos 12 h após a última dose.

Que tubo é utilizado para o nível de lítio?



NÍVEL LÍTICO
INFORMAÇÃO SOBRE ENCOMENDAS: Geisinger Epic Procedure Code: LAB2616 Geisinger Epic ID: 6353
Tipo de amostra: Soro
Recipiente de recolha preferencial: 3,5 ml de tubo com tampa de ouro (separador de soro) 957745674545459

Amostra necessária: alíquota de 2 ml de soro; mínimo 0,5 ml.

O que é o teste do soro de lítio?

O teste do soro de lítio ajuda a medir os níveis de lítio no sangue. Este teste ajuda a monitorizar os níveis terapêuticos de medicação de lítio. Também ajuda a determinar a toxicidade do lítio.

O lítio afecta os níveis de creatinina?

Antecedentes: Foi demonstrado que o lítio aumenta os níveis de creatinina sérica num subgrupo de doentes. No entanto, os aumentos induzidos pelo lítio na creatinina sérica não foram bem estudados no que diz respeito ao tempo, trajectória ou previsibilidade.

Qual é o melhor nível de lítio?

Conclusões: No tratamento a longo prazo da doença bipolar, os clínicos devem inicialmente visar níveis séricos de lítio de 0,6-0,75 mmol/L, enquanto níveis mais elevados podem beneficiar pacientes com sintomas predominantemente maníacos.

Que classe de droga é o lítio?

O lítio pertence a uma classe de medicamentos chamada agentes antimânicos. Funciona através da diminuição da actividade anormal no cérebro.