Terra Verde & Selva Brasil

Terra Verde e Selva Brasil são 2 de 3 “textos longos” de ficção científica, como descrito no posfácio do primeiro pelo autor, Roberto de Sousa Causo, escritos na década de 90. O terceiro é O Par: Uma novela Amazônica, que ainda não tive a oportunidade de ler. Os 3 livros são ambientados na Amazônia.

Selva Brasil é um exercício muito interessante de “Realidade Alternativa”, principalmente porque as personagens principais não possuem um impacto indiscutível na realidade do mundo ficcional criado por Causo. Elas estão lá. Não vão salvar o mundo. Não vão mudar o curso da história (ou pelo menos não há certeza de o conseguirem). Apenas fazem parte da teia que é a vida e fazem o melhor que podem diante da estranheza que se lhes apresenta e que dá mote à história. No fundo, o indiscutível aspecto principal, a realidade alternativa, é só uma personagem menor, ainda que seja a causa dessa mesma estranheza que as personagens enfrentam.

O livro apenas arranha alguns fatos da história (nem tão) recente do Brasil, de que muitos não estão cientes. Digo isso sem a intenção de desmerecer a obra. Isso por si só já vale a leitura, uma vez que desconstruir mitos é o primeiro passo para conseguirmos perceber a realidade que nos cerca. Por outro lado, propõe uma visão de um Brasil que, se nunca se concretizou, não deixa de ser muito interessante como fonte de crítica para aquilo em que a sociedade brasileira se tornou de verdade.

Por fim, é obviamente um livro “pessoal”, uma vez que o autor é também personagem. E mais de uma! E isso, em tempos de anulação do “eu” por conta do “politicamente correto”, mostra-se extremamente agradável.

Terra Vterraverde-capa-baixaerde conta a história de um extraterrestre que tem como tarefa conhecer o lugar para onde é enviado, a Amazônia. As coisas não correm como o planejado e ele se vê em perigo, tendo que tomar decisões para as quais não se sente preparado. É um texto que trabalha um lado mais sombrio daquela imensidão verde: o da ausência do estado, onde, literalmente, prevalece a lei do mais forte. Outro aspecto muito importante abordado pelo texto é o da prostituição infantil.

Considero Terra Verde um texto “duro”, sem rodeios. De certa maneira, essa dureza, percebida (por mim) principalmente na forma de pensar da personagem Daniel, mas também na mistura ingenuidade/cinismo da personagem Cláudia, passa-me um sentimento de melancolia. Isto é pessoalmente inquietante, talvez por ter tido a infelicidade de ter testemunhado essa melancolia na vida real, e reconhecer que essa mesma melancolia é muito mais comum do que parece.

Curioso é o fato de que, para mim, em ambos os textos, ainda que a sensação seja ligeiramente mais acentuada em Terra Verde, é a própria selva a personagem principal. É ela que dita as regras. É ela que molda a vida das outras personagens. É ela que permanece.

Ambos os livros são acompanhados de posfácio do autor, que contextualizam o texto na realidade do mesmo, sendo também leitura muito interessante.

Vou deixar apenas duas críticas a ambos os livros. A primeira, baseada unicamente numa questão de gosto pessoal, é que ambos os livros são um tantinho “curtos” (±100 páginas). Ambas as histórias tinham/tem potencial para explorar com mais profundidade certos aspectos apresentados em ambas.
A segunda crítica está relacionada, na segunda história (Terra Verde), com o potencial (mal aproveitado), para trabalhar personagens usualmente relegadas a um papel secundário, como as mulheres, índios, etc. Cláudia quase chega lá, mas deixa um gostinho muito forte de “não chega”. Mas essa análise estou eu fazendo quase 20 anos depois da história ter nascido. Não podemos nos esquecer que na altura em que o livro foi escrito, a percepção dessas questões não era tão contundente como agora.

Obviamente que recomendo a leitura de ambos, ou não estaria aqui a perder tempo falando deles 😉

Ficam aqui dois links para mais informações sobre o autor:
Na Wikipedia
No Facebook


Título: Selva Brasil (2010)
Autor: Roberto de Sousa Causo
Editora: Draco

Título: Terra Verde (2013)
Autor: Roberto de Sousa Causo
Editora: Draco

2 comentários em “Terra Verde & Selva Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s