A doença de Gaucher é hereditária?
A doença de Gaucher é herdada? A doença de Gaucher é transmitida através das famílias (herdada). É causada por um problema com o gene GBA. É um distúrbio autossómico recessivo. Isto significa que cada progenitor deve transmitir um gene GBA anormal para que o seu filho tenha Gaucher.
Com que idade é diagnosticada a doença de Gaucher?
Embora a doença possa ser diagnosticada em qualquer idade, metade dos doentes têm menos de 20 anos de idade no momento do diagnóstico. A apresentação clínica é heterogénea com formas ocasionais assintomáticas.
Quem tem maior probabilidade de contrair a doença de Gaucher?
Qualquer pessoa pode ter a doença, mas as pessoas de ascendência judaica Ashkenazi (da Europa Oriental) são mais propensas a ter a doença Gaucher tipo 1. De todas as pessoas de ascendência judaica Ashkenazi (ou Ashkenazic), quase 1 em 450 tem a doença e 1 em 10 é portador da alteração genética que causa a doença de Gaucher.
Qual é a esperança de vida de uma pessoa com a doença de Gaucher?
Do Registo Gaucher do International Collaborative Gaucher Group (ICGG), a esperança média de vida à nascença dos doentes com doença Gaucher tipo 1 foi relatada como 68,2 anos (63,9 anos para doentes esplenectomizados e 72,0 anos para doentes não esplenectomizados), em comparação com 77,1 anos numa referência…
Quais são as hipóteses de uma pessoa com doença de Gaucher transmitir a doença à sua descendência?
A25% (1 em 4) de hipóteses com cada gravidez de que uma criança terá a doença de Gaucher. A25% (1 em 4) de probabilidade de que uma criança não será afectada.
O que acontece se a doença de Gaucher não for tratada?
Se não for tratada, a doença de Gaucher pode causar artrite grave e destruição das articulações. Doença de Parkinson: Portadores e doentes com doença de Gaucher têm um risco ligeiramente maior de desenvolver a doença de Parkinson no futuro. No entanto, a maioria nunca desenvolverá a doença de Parkinson.
A doença de Gaucher pode ser curada?
Embora não haja cura para a doença de Gaucher, uma variedade de tratamentos pode ajudar a controlar os sintomas, prevenir danos irreversíveis e melhorar a qualidade de vida. Algumas pessoas têm sintomas tão ligeiros que não precisam de tratamento.
Quais são os sinais e sintomas da doença de Gaucher?
- Baço aumentado.
- Fígado aumentado.
- Perturbações do movimento ocular.
- Manchas amarelas nos olhos.
- Eritrócitos pouco saudáveis (anemia).
- Cansaço extremo (fadiga)
- Hematomas.
- Problemas pulmonares.
Quão grave é a doença de Gaucher?
é fatal. Na maioria dos casos, as crianças não vivem mais de 2 anos. Tipo 3. Os sintomas incluem problemas esqueléticos, distúrbios do movimento ocular, convulsões que se tornam mais evidentes com o tempo, distúrbios sanguíneos, problemas respiratórios, e aumento do fígado e do baço.
Que tipo de doença Gaucher é a mais tratável?
Como é tratada a doença de Gaucher? A doença Gaucher tipo 1, a forma mais comum de doença Gaucher nos países ocidentais, é tratável. Os sintomas não neurológicos associados ao tipo 3, a forma mais comum da doença a nível mundial, são também tratáveis.
Como é testada a doença de Gaucher?
Um teste enzimático chamado teste de beta-glucosidase leucocitária (BGL) é a principal ferramenta que os médicos utilizam para diagnosticar a doença de Gaucher. Isto porque todos os doentes com doença de Gaucher terão baixos níveis de actividade enzimática. O seu médico pode medir a actividade enzimática com um teste de sangue padrão.
Quais são os tipos de doença de Gaucher?
Existem três formas principais da doença: tipos 1, 2 e 3. Não importa que tipo tenha, a razão pela qual tem Gaucher é que nasceu com uma mudança num dos seus genes chamada mutação.
Como é que a doença de Gaucher recebeu o seu nome?
A doença de Gaucher é a mais comum das doenças de armazenamento lisossomal. É uma forma de esfingolipidose (um subgrupo de doenças de armazenamento lisossómico), pois envolve metabolismo disfuncional dos esfingolipídios. A doença tem o nome do médico francês Philippe Gaucher que a descreveu originalmente em 1882.
Qual é o padrão de herança da doença de Gaucher?
A doença de Gaucher é transmitida num padrão de herança chamado autossómico recessivo. Ambos os pais devem ser portadores de um gene Gaucher modificado (mutado) para que o seu filho herde a doença.
Quantas pessoas são portadoras da doença de Gaucher?
Se for portador, significa que não tem a doença, mas pode transmitir o gene Gaucher aos seus filhos. Os especialistas estimam que 1 em cada 10 judeus de ascendência Ashkenazi (Europa de Leste) e 1 em cada 200 da população em geral são portadores. A maioria dos genes vem em pares.
As pessoas com a doença de Gaucher podem ter filhos?
Se um dos pais tem a doença de Gaucher e o outro é portador de Gaucher, há 50% de hipóteses de ter um filho que herde um “gene Gaucher” de cada um dos pais, e por isso tem a doença de Gaucher. Há também 50% de hipóteses de ter um filho que herde apenas o “gene Gaucher” de um dos progenitores e se torne portador.
Será que a doença de Gaucher causa aumento de peso?
Dieta como parte dos cuidados gerais da doença de GaucherAs pessoas com GD podem estar em risco acrescido de certos problemas médicos, e uma dieta nutritiva pode mantê-las num caminho saudável. Ganho de peso: As pessoas ganham frequentemente peso após o início do ESRD, o que pode levar a um aumento do fígado gordo e ao risco de desenvolver doença hepática gorda.
Qual é a manifestação mais comum da doença de Gaucher em adultos?
Anemia, trombocitopenia, aumento do fígado e/ou baço, anomalias esqueléticas (osteopenia, lesões líticas, fracturas patológicas, dores ósseas crónicas, crises ósseas, enfartes ósseos, osteonecrose e deformidades esqueléticas) são manifestações típicas da forma mais prevalecente da doença, a chamada não-Gaucher…
A doença de Gaucher é auto-imune?
Conclusões: Quarenta e cinco por cento dos pacientes do tipo I de Gaucher avaliados exibiram fenómenos auto-imunes. Além disso, 24% apresentavam distúrbios linfoproliferativos. A análise da função DC mostrou uma deficiência significativa tanto dos iDC como dos mDC, reflectida na sua reduzida capacidade de absorção e apresentação de antigénios.
Que tipo de médico trata a doença de Gaucher?
Hematologista. Um hematologista é especializado no tratamento de doenças do sangue. Um hematologista pode ajudar a acompanhar as contagens de sangue e monitorizar as condições sanguíneas relacionadas com a doença de Gaucher, que incluem: Desordens de coagulação.
Que tipo de cuidados médicos são necessários para a doença de Gaucher?
Tratamento dos sintomas da doença de Gaucher
Transfusões de sangue para anemia grave e hemorragia. Medicamentos prescritos para dores ósseas e osteoporose. Cirurgia ortopédica, como a substituição das articulações por articulações danificadas e dolorosas.
Qual é a nacionalidade do Gaucher?
Gaucher é um apelido francês. As pessoas notáveis com o apelido incluem: Charles-Étienne Gaucher (1740-1804), gravador francês. Elias Gaucher, editor francês.
Que grupo étnico tem a maior incidência da doença de Gaucher?
A doença Gaucher é consideravelmente mais comum em pessoas de ascendência judaica da Europa de Leste (Ashkenazi), embora indivíduos de qualquer grupo étnico possam ser afectados. Entre a população judaica Ashkenazi, a doença gaucher é a doença genética mais comum, com uma incidência de aproximadamente 1 em 450 pessoas.
A doença de Gaucher é contagiosa?
Trata-se de uma doença autossómica recessiva. Isto significa que tanto a mãe como o pai devem transmitir uma cópia anormal do gene da doença ao seu filho para que a criança possa desenvolver a doença. Um pai que carrega uma cópia anormal do gene, mas não tem a doença, é chamado portador silencioso.
A doença de Gaucher é uma doença metabólica?
A doença de Gaucher é uma doença metabólica hereditária rara em que a deficiência da enzima glucocerebrosidase resulta na acumulação de quantidades prejudiciais de certas gorduras (lípidos), especificamente a glucocerebroside glicolipídica, em todo o corpo, especialmente na medula óssea, baço e fígado.
Quais são os sintomas da síndrome de Hunter?
- Uma cabeça aumentada.
- Espessamento dos lábios.
- Um nariz largo e narinas queimadas.
- Uma língua saliente.
- Uma voz profunda e rouca.
- Tamanho ou forma anormal dos ossos e outras irregularidades do esqueleto.
- Um abdómen distendido, como resultado do alargamento dos órgãos internos.
- Diarreia crónica.