A pneumonia criptogénica organizadora é uma doença pulmonar intersticial?


A pneumonia organizada criptogénica é uma doença pulmonar intersticial? A pneumonia organizada criptogénica (COP), a forma idiopática de pneumonia organizada (anteriormente chamada bronquiolite obliterante, pneumonia organizada ou BOOP), é um tipo de doença pulmonar intersticial difusa que afecta os bronquíolos distais, bronquíolos respiratórios, condutas alveolares e paredes alveolares [17].


O que é considerado doença pulmonar intersticial?
Doença pulmonar intersticial (DPI) é um termo geral usado para um grande grupo de doenças que causam cicatrizes (fibrose) dos pulmões. A cicatrização provoca rigidez nos pulmões, o que dificulta a respiração e o fornecimento de oxigénio à corrente sanguínea. Os danos pulmonares causados pela DPI são frequentemente irreversíveis e agravamse com o tempo.


A doença pulmonar intersticial é o mesmo que a pneumonia?
Por vezes o termo pneumonia intersticial é utilizado para certas formas de doença pulmonar intersticial. No entanto, tecnicamente, o termo pneumonia referese à inflamação do tecido pulmonar que está geralmente associada a uma infecção.


Qual é o significado de pneumonia intersticial?
As pneumonias intersticiais (IP) são um grupo heterogéneo de doenças pulmonares parenquimatosas difusas caracterizadas por características clínicas, radiológicas e patológicas específicas.

A doença pulmonar intersticial está relacionada com a Covid?
Dos 8070 pacientes com COVID19, 67 (0,8%) tinham ILD. Os seus resultados sugerem que os doentes com DPI estão em risco acrescido de adquirir a COVID19 e de ter resultados piores.

A doença intersticial pulmonar é uma doença terminal?
A doença pulmonar intersticial (DPI), especialmente a fibrose pulmonar idiopática (FPI), é uma doença fatal com um mau prognóstico e opções terapêuticas limitadas.


A Covid é uma doença pulmonar intersticial?
A doença pulmonar residual é por vezes referida como doença pulmonar intersticial póscovida (PID). Nesta edição de Radiologia, Han e Fan et al (1) relatam uma coorte prospectiva de 114 pacientes com pneumonia grave por COVID19 que foram submetidos a TAC durante a admissão hospitalar e 6 meses mais tarde.


Qual é o tipo mais comum de doença pulmonar intersticial?
A fibrose pulmonar idiopática (IPF) é a doença mais comum deste tipo. Existem também dezenas de causas conhecidas de ILD, incluindo: Doenças autoimunes (onde o sistema imunitário ataca o corpo) tais como lúpus, artrite reumatóide, sarcoidose e esclerodermia.

Quão grave é a pneumonia intersticial?
A doença pulmonar intersticial pode levar a uma série de complicações que ameaçam a vida, incluindo Tensão arterial elevada nos pulmões (hipertensão pulmonar). Ao contrário da hipertensão arterial sistémica, esta condição afecta apenas as artérias dos pulmões.


A tuberculose é uma doença pulmonar intersticial?
A infecção por Mycobacterium tuberculosis (MTB) é a nona principal causa de morte a nível mundial, com muitas pessoas com doença activa ou latente não diagnosticada. A presença de doença pulmonar parenquimatosa, como a doença pulmonar intersticial (DPI), tem sido sugerida para aumentar o risco de tuberculose pulmonar (TB).

Que tipo de pneumonia é a mais grave?
Pneumonia adquirida no hospital.

Pode ser grave porque as bactérias que causam a pneumonia podem ser resistentes aos antibióticos. É mais provável que se obtenha este tipo de pneumonia: estiver num ventilador. Não conseguir tossir com força suficiente para limpar os pulmões.





A infiltração intersticial é pneumonia?
A pneumonia intersticial bilateral é uma infecção grave que pode inflamar e cicatrizar os pulmões. É um dos muitos tipos de doença pulmonar intersticial, que afecta o tecido que envolve os minúsculos sacos aéreos dos pulmões. Pode obter este tipo de pneumonia como resultado da COVID19. Os tipos bilaterais de pneumonia afectam ambos os pulmões.

A tuberculose é obstrutiva ou restritiva?
Em pequenos estudos e séries de casos, uma história de TB tem sido associada tanto à obstrução do fluxo aéreo, característica da doença pulmonar obstrutiva crónica, como a padrões restritivos da espirometria.

Qual é a esperança de vida de uma pessoa com doença pulmonar intersticial?
A sobrevivência média para pessoas com este tipo é actualmente de 3 a 5 anos. Pode ser mais longa com certos medicamentos e dependendo do seu curso. As pessoas com outros tipos de doenças pulmonares intersticiais, como a sarcoidose, podem viver muito mais tempo.

Que doenças autoimunes causam a doença pulmonar intersticial?





  • Dermatomiosite.
  • Lúpus.
  • Doença mista do tecido conjuntivo.
  • Polimiosite.
  • Artrite reumatóide.
  • Sarcoidose.
  • Esclerodermia.
  • Síndrome de Sjogren.



    O que é comum em doentes com um historial de doença pulmonar intersticial?
    História e Física

    O sintoma mais frequentemente relatado é um aparecimento gradual de dispneia, mas por vezes pode ser simplesmente uma tosse. Por exemplo, em doentes com bronquiolite obliterante com pneumonia organizada, o sintoma que apresenta é frequentemente uma tosse persistente.




    A pneumonia intersticial pode ser curada?
    O diagnóstico pode ser um desafio e actualmente não existe cura para a doença. No entanto, existem opções de tratamento que podem ajudar na gestão dos sintomas. O tratamento também inclui mudanças no estilo de vida para atrasar o mais possível a progressão.

    A tuberculose latente afecta os pulmões?
    A tuberculose afecta geralmente os pulmões, mas também pode afectar outras partes do corpo, tais como o cérebro, os rins ou a coluna vertebral.

    A bronquite e a tuberculose são a mesma coisa?
    A tosse e a expectoração que descrevem clinicamente a bronquite crónica também se encontram em doentes com tuberculose. Pensase frequentemente que a tuberculose tem uma bronquite crónica associada nos brônquios que drenam os focos tuberculosos.



    O que significa pneumonia organizada?
    A pneumonia organizada (OP) é um padrão patológico subagudo e desigual no qual se encontram tufos soltos de tecido de granulação na luz de pequenos bronquíolos respiratórios, condutas alveolares e espaços alveolares com relativa preservação da arquitectura pulmonar subjacente.

    A pneumonia intersticial é o mesmo que a doença pulmonar intersticial?
    Vários termos relacionados com a doença pulmonar intersticial têm sido utilizados para descrever a doença pulmonar intersticial, incluindo pneumonia intersticial. A doença pulmonar intersticial inclui um grupo de doenças que têm como factor comum o espessamento dos tecidos de suporte entre os sacos aéreos dos pulmões.

    A pneumonia é uma doença pulmonar intersticial?
    Alguns tipos de doenças intersticiais do pulmão incluem: Pneumonia intersticial. Bactérias, vírus ou fungos podem infectar o interstício. Uma bactéria chamada Mycoplasma pneumoniae é a causa mais comum.



    Pode recuperar de uma pneumonia intersticial?
    A cicatrização pulmonar que ocorre na doença pulmonar intersticial não pode ser revertida, e o tratamento nem sempre será eficaz para parar a progressão final da doença. Alguns tratamentos podem melhorar temporariamente os sintomas ou abrandar a progressão da doença. Outros ajudam a melhorar a qualidade de vida.

    A pneumonia eosinofílica é uma doença pulmonar intersticial?
    A ASP é classificada como uma forma de doença pulmonar eosinofílica, um grande grupo de doenças pulmonares intersticiais. A ASP é diferente da pneumonia eosinofílica crónica (CEP), que se caracteriza por uma progressão mais lenta, falta de progressão para insuficiência respiratória aguda, recaídas frequentes, e está frequentemente associada à asma.

    O que é a pneumonia intersticial com características autoimunes?
    Pneumonia intersticial com características autoimunes (IPAF) é um termo para descrever indivíduos com doença pulmonar intersticial (DPI) e combinações de outras características clínicas, serológicas e/ou morfológicas pulmonares que presumivelmente se originam de uma condição autoimune sistémica subjacente, mas que não satisfazem a corrente...

    A pneumonia criptogénica organizadora é fatal?
    Em geral, o prognóstico da COP é relativamente bom e os esteróides são eficazes. No entanto, o presente caso de COP foi fatal. O COP fatal é muito raro.