As esponjas excretam resíduos?



As esponjas utilizam a corrente de água e o processo de difusão para absorver o oxigénio da água e para se livrarem dos seus produtos de resíduos metabólicos.

O que é que uma esponja faz?

Uma esponja é uma ferramenta de limpeza ou uma ajuda feita de um material macio e poroso. Tipicamente utilizadas para a limpeza de superfícies impermeáveis, as esponjas são especialmente boas na absorção de água e soluções à base de água. Originalmente feitas de esponjas marinhas naturais, são agora mais comummente feitas de materiais sintéticos.

Como é que as esponjas obtêm alimentos e libertam resíduos?

Para obter alimentos, as esponjas passam água através dos seus corpos num processo conhecido como alimentação por filtro. A água entra na esponja através de pequenos orifícios chamados poros internos.

Porque é que as esponjas não precisam de órgãos excretores?





Este modo relativamente simples de excreção de resíduos é possível porque as esponjas têm apenas 2 camadas de células e uma grande superfície (estão cobertas com poros), pelo que as suas células estão tão próximas do ambiente que os resíduos não precisam de se deslocar muito longe para serem eliminados do corpo.

As esponjas são heterotróficas ou autotróficas?

As esponjas são organismos multicelulares, heterotróficos, parazóicos, caracterizados por um sistema de alimentação único entre os animais.

Como é que as esponjas excretam?

A excreção ocorre através da oscula e da superfície da esponja. Os amebócitos especiais desintegram-se no mesotilo e os seus grânulos são expulsos pelos canais. Os produtos de excreção das esponjas (amoníaco e outras substâncias que contêm azoto) são responsáveis pelo seu odor desagradável característico.

Porque é que as esponjas não se movem?

Como as esponjas são sésseis, ou seja, não se podem mover, filtram a água para obter a sua comida. São, portanto, conhecidos como alimentadores de filtros. Os alimentadores com filtro devem filtrar a água para separar os organismos e nutrientes que querem comer daqueles que não querem.



Porque é que as esponjas são sésseis?



As esponjas adultas são sésseis. Isto significa que não podem deslocar-se de um lugar para outro. As projecções em forma de raízes ancoram-nas a superfícies sólidas, tais como rochas e recifes. As esponjas têm um esqueleto interno que lhes dá apoio e protecção.

Como é que as esponjas se alimentam, respiram e excretam?

Quando as esponjas bombeiam água para os seus corpos, a água rica em nutrientes e oxigénio passa por cima das células. O oxigénio difunde-se para as células enquanto os resíduos de produtos como o dióxido de carbono deixam as células.
Para mais perguntas, ver Quem é o deus romano da Terra?

O que impulsiona o fluxo de água através de uma esponja?

A água penetra na esponja através de uma série de canais incorrentes e passa através de poros internos chamados prosopyles em canais radiais, que são revestidos com células flageladas do colarinho conhecidas como coanócitos. É a acção destes coanócitos que mantém a água em movimento através da esponja.

As esponjas do mar fazem cocó?

As esponjas são criaturas antigas e bizarras que têm células especializadas para certas funções, mas sem órgãos ou tecidos reais. Nem podem ser fotossintetizados. Em vez disso, eles filtram a água que levam para o seu corpo. Excretam uma forma de “bosta de esponja” que é carbono de que outros organismos se alimentam.



SpongeBob é uma esponja do mar?

O SpongeBob é uma esponja do mar boa, ingénua e entusiasta. Em The SpongeBob Musical, a sua espécie exacta de animal é identificada: Aplysina fistularis, uma esponja de tubo amarelo que é comum em águas abertas. Reside na cidade subaquática de Bikini Bottom com outras criaturas aquáticas antropomórficas.

As esponjas têm locomoção?

Locomotion. As esponjas são geralmente sésseis como adultos e passam as suas vidas ligadas a um substrato fixo…. Não mostram movimento em longas distâncias, tal como os invertebrados marinhos que nadam livremente. No entanto, as células esponjosas são capazes de rastejar ao longo dos substratos através da plasticidade organizacional.

Quem come esponjas?

Uma variedade de espécies de várias famílias diferentes parece comer esponjas. Estas incluem algumas espécies de peixes-anjo (Pomacanthidae), labrids (Labridae), camisas de couro (Monacanthidae), cofres (Ostraciidae) e pufferfishes (Tetraodontidae). Para algumas espécies, as esponjas constituem mais de 70% da dieta alimentar.

Como é que os cnidários excretam os resíduos?

Nenhum sistema excretor especializado é encontrado nos cnidários. A maioria dos cnidários expulsa os seus resíduos através da superfície corporal por difusão ou através da boca a partir da cavidade gastro-vascular.



Que tipo de digestão tem a Porifera?

A digestão intracelular é vista em membros do filo Porifera.

As esponjas reproduzem-se?

As esponjas reproduzem-se tanto por meios assexuais como sexuais. A maioria das poríferas reprodutoras sexuais são hermafroditas e produzem ovos e esperma em alturas diferentes. Os espermatozóides são frequentemente “transmitidos” para a coluna de água.

Uma esponja está viva?

As esponjas marinhas são um dos organismos vivos multicelulares mais simples do mundo…. Crescem em diferentes formas, tamanhos, cores e texturas. Os cientistas já identificaram cerca de 8500 espécies, mas acredita-se que existam mais de 25 000 no oceano.

Como é que as esponjas se protegem a si próprias?

As espículas pontiagudas da esponja funcionam como um método de defesa contra os predadores. As esponjas também se defendem através da produção de compostos quimicamente activos. Alguns destes compostos são antibióticos que evitam infecções bacterianas patogénicas e outros são toxinas que são venenosas para os predadores que consomem a esponja.

Que animal é conhecido como uma esponja de banho?

Spongia officinalis
Género: esponja
Espécie: S. officinalis
Nome binomial
Spongia officinalis Linnaeus, 1759

De que é feita a esponja?

A maioria das esponjas de cozinha são feitas de celulose (fibras naturais). No entanto, a parte de esfregar é geralmente feita de poliéster ou nylon. Estes materiais não são recicláveis ou biodegradáveis e são feitos de fontes não renováveis, tais como petróleo e gás.



Em que domínio está a esponja?

Animal

A esponja é um peixe?

Uma esponja é um animal? Como membros do reino Animalia, as esponjas são tecnicamente animais. São relativamente únicos entre os animais devido à sua falta de órgãos, sistema circulatório ou nervoso.

A Hexactinelida é um asconoide?

São pequenos, geralmente em forma de vidro e asconoides, miconoides, ou leuconoides em estrutura. As esponjas de vidro (Clade ou Hexactinellida de classe) são, na sua maioria, formas de mar profundo. As espículas são de seis raios e são feitas de sílica. Os hexactinelóides carecem de pinacodermes ou mesotilhas gelatinosas.



As esponjas marinhas precisam de água?

As esponjas são criaturas muito simples sem tecidos. Todos os corais precisam de água salgada para sobreviver. Enquanto a maioria das esponjas se encontram no oceano, numerosas espécies também se encontram em água doce e estuários.
Para mais questões, ver O aleitamento materno previne o cancro da mama?

As esponjas são monóicas?

As esponjas são monoéticas (hermafroditas), o que significa que um indivíduo pode produzir tanto gametas (ovos e esperma) em simultâneo. Em algumas esponjas, a produção de gâmetas pode ocorrer ao longo do ano, enquanto outras esponjas podem apresentar ciclos sexuais, dependendo da temperatura da água.

Como ocorre o movimento de nutrientes, oxigénio e resíduos em todo o corpo da esponja e dentro e fora das células?

movimento de oxigénio e resíduos através do corpo da esponja e para dentro e fora das células? o oxigénio e resíduos entram na esponja através dos poros e saem abrindo caminho para as aberturas.

Será que todas as esponjas têm espículas?

As espículas são elementos estruturais que se encontram na maioria das esponjas… As espículas de esponja são feitas de carbonato de cálcio ou sílica.

Será que uma alforreca faz cocó?

É muito semelhante ao que acontece no nosso próprio estômago depois de uma refeição. Qualquer desperdício, isso é cocó, depois volta a subir pela boca…. Isto porque as medusas só têm uma abertura no estômago, pelo que os resíduos saem pela mesma abertura que os alimentos entram.



Que animal não faz cocó nem urina?

As aves, ao contrário dos mamíferos, não dispõem de saídas separadas para urina e fezes. Ambos os produtos residuais são eliminados simultaneamente através da cloaca.

Como é que as esponjas marinhas se reproduzem?

As esponjas são capazes de reproduzir tanto sexualmente utilizando gâmetas como assexuadamente através da brotação. Embora as esponjas sejam hermafroditas, os indivíduos produzirão apenas um tipo de gameta de cada vez. Há duas formas de reprodução assexuada que as esponjas podem atravessar: a gemação externa e a gemação interna.

Onde é que uma esponja deixa a água?

A água entra através de poros minúsculos por todo o corpo da esponja. Depois flui para uma cavidade central. A água deixa a esponja através do osculum, uma grande abertura.

Que animal não faz cocó?

Há algum animal que não faça cocó? Na verdade, existem: tardigrades – estas pequenas criaturas extraterrestres só excretam quando mudam de muda. Portanto, qualquer matéria “fecal” produzida não é, na realidade, defecada como a descreveríamos.

Podemos comer esponjas?



Pica é o nome dado a uma condição em que as pessoas comem objectos impróprios para consumo e que não têm valor nutricional. Sabe-se que as pessoas comem sujidade, vidro, dor e areia, bem como objectos domésticos tais como tapetes, velas e esponjas.

Porque me apetece comer esponja?

Pessoas com determinadas condições de saúde mental, tais como esquizofrenia e transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), podem desenvolver pica como um mecanismo de sobrevivência. Algumas pessoas podem mesmo apreciar e desejar as texturas ou sabores de certos artigos não alimentares.

As esponjas estão em perigo?

Não, as esponjas não estão na lista de espécies ameaçadas de extinção. Contudo, existem ameaças ao seu habitat em algumas áreas devido a factores tais como poluição, doenças, exploração ou furacões.

Uma estrela-do-mar é uma esponja?

é que a esponja é (contabilizável) qualquer um dos vários invertebrados marinhos, principalmente do filo porifera, que têm um esqueleto poroso frequentemente de sílica, enquanto a estrela-do-mar é qualquer um dos vários asteróides ou outros equinodermos (de facto, não peixes) com normalmente cinco braços, muitos dos quais comem bivalves ou corais eviscerando o seu estômago.

As esponjas podem andar?



As esponjas não têm braços ou pernas, pelo que não se movem de facto. Aderem a rochas ou superfícies duras e crescem ali como uma planta o faria. As plantas não se levantam e andam quando estão enraizadas no solo, e as esponjas também não. As esponjas não têm pernas.

A lula é uma lula?

Apesar do seu nome, Squidward Q. Tentacles, o vizinho rabugento do SpongeBob SquarePants no longo desenho animado Nickelodeon, não é uma lula. É um polvo (supostamente, o criador Stephen Hillenburg chamou-lhe Squidward porque “Octoward” soava demasiado estranho).

O que é a locomoção de uma esponja?

Constatou-se que a locomoção da esponja é mecanicamente semelhante à expansão das folhas celulares em cultura de tecidos, tanto no que diz respeito à tensão de tracção (que provoca o enrugamento dos substratos de borracha) como no que diz respeito aos padrões de contactos adesivos formados com o substrato (conforme observado pelo reflexo de interferência…
Para mais perguntas, ver Quais são os três produtos da respiração?

A porifera tem esqueletos rígidos?

A maioria das espículas da esponja não são fundidas, e quando morrem, as espículas são espalhadas pelo fundo do oceano, deixando poucas provas da vida passada da esponja. Alguns, porém, fundiram espículas que formam um esqueleto rígido.

Que papel desempenham os amoebócitos?

Os amebócitos têm uma variedade de funções: fornecer nutrientes dos coanócitos a outras células dentro da esponja, dando origem a óvulos para reprodução sexual (que permanecem no mesoilo), fornecer esperma fagocitoso de coanócitos a óvulos, e diferenciar-se em tipos celulares mais específicos.

Como é que as medusas excretam?

Descobriram que as medusas, como muitas outras espécies marinhas, excretam compostos orgânicos como resíduos corporais e como lodo cobrindo os seus corpos. … “Quando há medusas, elas estão a desviar esta energia para uma forma que simplesmente não é muito utilizável. Eles estão apenas a desviar energia do resto da teia alimentar”.

Qual é a diferença entre as esponjas e os cnidários?

As esponjas têm múltiplos tipos de células que são orientadas para desempenhar várias funções metabólicas. Os cnidários têm camadas externas e internas de tecido coladas entre um mesoglea não celular… Os cnidários têm um sistema digestivo bem formado e realizam a digestão extracelular.

Como é que a Hydra excrete?

O fluido é excretado através de uma ruptura na parede do corpo criada como resultado de uma forte contracção quando o intestino é distendido com o fluido. Uma hidra normal, portanto, deve eliminar o excesso de fluido, contraindo-o e expelindo-o pela boca.

As esponjas excretam o amoníaco?

Os produtos excretores de esponjas – amoníaco e outras substâncias contendo azoto – explicam o seu odor desagradável característico.

Onde é que os alimentos são digeridos numa esponja?

As esponjas atraem água que transporta partículas de alimentos para o espongocoel através da batida de flagelos nos coanócitos. As partículas alimentares são aprisionadas pelo colar do coanócito e levadas para dentro da célula por fagocitose. A digestão da partícula alimentar tem lugar no interior da célula.

O sistema digestivo está ausente em Porifera?

Portanto, a resposta correcta é “Porifera”.

As esponjas são heterotróficas ou autotróficas?

As esponjas são organismos multicelulares, heterotróficos, parazóicos, caracterizados por um sistema de alimentação único entre os animais.

É uma esponja hermafrodita?

As esponjas são geralmente hermafroditas (isto é, tendo células germinativas masculinas e femininas num só animal); contudo, algumas espécies de esponjas são hermafroditas sequenciais (isto é, tendo células germinativas masculinas e femininas que se desenvolvem em momentos diferentes no mesmo animal).

As esponjas têm género?

Muitas esponjas são hermafroditas, outras nunca mudam de sexo ao longo das suas vidas. Outros ainda alternam uma ou muitas vezes entre ser homem e ser mulher. A maior parte da investigação sobre a reprodução de esponjas foi feita em esponjas de águas pouco profundas, e só foram tiradas conclusões para esponjas de águas profundas.

O que é que uma esponja come?

As esponjas são na sua maioria alimentadores de filtro e comem detritos, plâncton, vírus e bactérias. Também absorvem os nutrientes dissolvidos directamente da água através das suas células pinacocitárias; cada célula é responsável pela obtenção dos seus próprios alimentos!

As esponjas têm cérebro?

As esponjas são criaturas simples, mas são especialistas em filtrar alimentos, filtrando dezenas de milhares de litros de água através dos seus corpos todos os dias para recolher a sua comida. O seu domínio deste comportamento complexo é ainda mais notável porque não têm um único neurónio em seu nome.

As esponjas marinhas podem sentir dor?

Sintomas de irritação da esponja do mar
Inicialmente, sente-se uma sensação de comichão ou picada. Mais tarde, podem desenvolver-se queimaduras, dores, bolhas, inchaço das articulações e comichão grave.

Em que ordem se encontra uma esponja?

Filo Porifera Grant, 1836 – esponjas, esponjas, esponjas, porifera
Classe Demospongiae Sollas, 1885
Encomenda Dictyoceratida Minchin, 1900
Família Spongiidae cinzento, 1867
Género Spongia Linnaeus, 1759