Como funciona o aspersor esfr?


Como funciona o aspersor esfr? Como funcionam? Os aspersores ESFR são concebidos para libertar 2-3 vezes a quantidade de água dos aspersores convencionais e emitir gotas de água maiores que, por sua vez, têm um impulso maior do que as gotas emitidas pelos aspersores convencionais.

O que é o sistema de aspersores ESFR?

Os sistemas ESFR de alto desempenho e alto volume estão localizados em espaços de tecto como nos sistemas convencionais de aspersão de incêndio. … Incorpora aspersores de grande volume e alta pressão para proporcionar a protecção necessária sem a necessidade de aspersores em prateleiras.

Qual é a diferença entre o ESFR e um aspersor de resposta rápida?

Os sistemas de Resposta Rápida de Supressão Antecipada (ESFR) são sistemas de aspersão de alto volume e resposta rápida que fornecem uma protecção excepcional para ocupações de armazenamento em altura. … Velocidade: os aspersores ESFR detectam um incêndio e começam a pulverizar água mais rapidamente do que os aspersores de resposta padrão.

Os aspersores ESFR estão húmidos ou secos?

Os aspersores do tipo ESFR-17 de supressão precoce, resposta rápida (ESFR) são utilizados principalmente para a protecção de aspersores apenas por cima e para proteger o armazenamento sólido empilhado, paletizado e em prateleiras que está sujeito a temperaturas de congelação.

O que é um aspersor de modo de supressão?

Os sistemas de supressão de aspersores são também chamados sistemas de supressão precoce e resposta rápida (ESFR) de aspersores. Estes sistemas são concebidos não só para controlar um incêndio, mas também para extinguir um incêndio e reduzir o perigo para os bombeiros e ocupantes.

Como é calculado o Esfr?

1 Fluxo necessário por aspersor calculado usandoQ=K*(√p) multiplicado pelo número de aspersores de desenho(12). Ver critérios de concepção FM na ficha de dados técnicos. *O comprimento padrão é de 36-1/2″. Também disponível em 18-1/2″, 24-1/2″ e 30-1/2″ de comprimento.

A que distância podem estar as cabeças ESFR juntas?

Novas Instalações ESFR:O projectista é limitado por um espaçamento máximo de 10 pés entre aspersores com um espaçamento mínimo de 8 pés entre aspersores e é necessário um espaço horizontal de 12 polegadas de cada membro de aço.

Quais são os 3 tipos de sistemas de aspersores convencionais?



  • Sistema de tubos molhados. Os sistemas de aspersores de tubos húmidos, ou sistemas tradicionais de extinção de incêndios, são os mais comuns em edifícios residenciais e comerciais.
  • Sistema de tubos secos.
  • Sistema de pré-acção.
  • Sistema de dilúvio.


  • Instalação de um sistema de aspersores.

O que é o aspersor ELO?

O Aspersor de Orifício Extra Grande (ELO) foi desenvolvido para utilização em vez dos aspersores de orifício padrão ½” (13,5 m), particularmente para alta protecção de armazenamento em armazéns. Devido ao grande tamanho nominal do aspersor ELO de 0,64 in.

Todos os aspersores residenciais são de resposta rápida?

Resposta rápida

Enquanto que as áreas de risco leve já são obrigadas a utilizar uma de várias respostas específicas de aspersores, incluindo a opção de aspersores de resposta rápida (NFPA 13 2002-16 8.3.3.1), os aspersores de estilo residencial ainda são considerados “resposta rápida”.




O que é o factor K do aspersor?

O factor k para um aspersor de incêndio é o coeficiente de descarga, ou em termos humanos normais relaciona-se simplesmente com a quantidade de água permitida através do aspersor. O factor k depende do diâmetro do orifício do aspersor: um factor k baixo (como K2 … 8 aspersores, por exemplo, tem uma descarga de 50 % de um K5.

Qual é a quantidade de água que um aspersor de incêndio consome por minuto?

Rega de resposta rápida de 8-24 galões de água por minuto em comparação com os 80-125 galões por minuto descarregados por uma mangueira de incêndio.

O que é indicado pela cor da moldura de um aspersor?

NFPA 13: A norma para a instalação de sistemas de aspersão também requer que os aspersores automáticos utilizem codificação por cores para indicar as classificações de temperatura. No caso de lâmpadas de vidro, a cor do líquido que elas contêm mostra a classificação de temperatura. Para os aspersores de ligação fusível, o código de cor é normalmente indicado nos braços da estrutura.



Como é que um aspersor CMSA controla um incêndio?

Os aspersores CMDA referem-se a um tipo específico de aspersores listados para o controlo de incêndios em aplicações de armazenamento. … A principal diferença entre os aspersores CMSA e CMDA é que os aspersores CMSA criam uma gota de água maior, o que permite uma maior penetração da pluma de fogo de alta energia e um maior desempenho no controlo de incêndios.

O que são sprinklers especiais?

Capítulo 15: Aspersores especiaisIsto destina-se a fornecer uma grande quantidade de água numa área específica num curto período de tempo. São geralmente utilizados para protecção contra incêndios de alto risco ou de espalhamento rápido.

O que é um aspersor de grandes gotas?

O aspersor de grandes gotas, que foi uma resposta padrão K11. 2 (K160) aspersor vertical, permitiu maiores gotas a pressões operacionais mais baixas, melhorando assim a penetração de água na área de incêndio e reduzindo o número de aspersores operacionais activados durante os testes de incêndio em grande escala.

Como é calculada a densidade dos aspersores?

Dividir o número de galões por minuto pela filmagem quadrada para determinar a densidade. Por exemplo, se o sistema de aspersão dentro de uma sala de 300 pés quadrados libertar 25 galões de água por minuto, executar a seguinte equação: 25 / 300 = 0,083.

Qual é a distância mínima entre um aspersor e qualquer obstrução?

Em termos simples, NFPA 25: Norma para a Inspecção, Teste, e Manutenção de Sistemas de Protecção Contra Incêndios Baseados em Água diz que os objectos que podem bloquear o pulverizador de um aspersor devem estar a pelo menos 18 polegadas de distância do deflector.



Quão perto pode um aspersor estar de uma luminária?

Os aspersores pulverizam a um ângulo de aproximadamente 45 graus. Portanto, se a sua luminária tiver 4 polegadas de profundidade, deve mantê-los a pelo menos 4 polegadas de distância das cabeças dos aspersores.

Qual é o espaço livre para as cabeças dos aspersores?

A distância vertical mínima entre as cabeças dos aspersores e o material abaixo deve ser de 45,7 cm (18 polegadas).

Quantos tipos de aspersores de incêndio?

Tubo húmido, tubo seco, pré-acção e dilúvio são quatro tipos de sistemas de aspersão de incêndio. Cada um destes sistemas ajuda a prevenir a propagação de chamas e reduz os danos causados pelo fogo. A principal diferença entre estes tipos de sistemas de aspersores de incêndio é a sua aplicação e a forma como são activados.

Quais são os 2 tipos de sistemas de aspersores?

Existem três métodos comummente utilizados: irrigação de superfície, irrigação por aspersão e irrigação gota-a-gota.

Quantos tipos de aspersores existem?



Existem tipos básicos de aspersores: aspersores e aspersores rotativos, aspersores borbulhadores e sistemas de gotejamento ou de água. Cada cabeça de aspersor diferente regará as suas plantas da forma específica que preferir.

Como posso saber se os meus aspersores são de resposta rápida?

Fisicamente, a única diferença entre uma resposta padrão e um aspersor de resposta rápida é o tamanho da lâmpada: os aspersores de resposta padrão têm uma lâmpada de vidro de 5mm, enquanto os aspersores de resposta rápida têm uma lâmpada de vidro de 3mm.

O que significa o RTI nos aspersores?

Resposta padrão vs.

Uma destas características, sensibilidade térmica, é uma medida da rapidez com que um determinado elemento térmico irá funcionar num determinado conjunto de aspersores. A medida mais conhecida da sensibilidade térmica é o índice de tempo de resposta (ITR).



Que teste é utilizado para determinar o RTI dos aspersores?

Sensibilidade Térmica

Os aspersores são então classificados como de resposta rápida ou resposta padrão com base no seu RTI. O RTI é geralmente determinado através da realização de um teste de imersão no qual um aspersor é colocado (imerso) num fluxo de ar laminar aquecido dentro de um forno de teste.