Em que é que o construtivismo social se concentra?

O construtivismo social coloca o foco no aprendente como parte de um grupo social, e a aprendizagem como algo que emerge de processos de interacção de grupo, e não como algo que ocorre dentro do indivíduo.

Qual é o principal foco do construtivismo social?

O construtivismo social sugere que o sucesso do ensino e da aprendizagem depende fortemente da interacção e da discussão interpessoais, com o foco principal na compreensão do debate por parte dos estudantes (Prawat, 1992).

O que é que o construtivismo social defende?

Os construtivistas argumentam que os estados podem ter múltiplas identidades que são construídas socialmente através da interacção com outros actores. As identidades são representações da compreensão de um actor de quem eles são, o que por sua vez sinaliza os seus interesses.

Em que se baseia o construtivismo?

O construtivismo é a teoria que diz que os aprendentes constroem o conhecimento em vez de se limitarem a receber passivamente a informação. À medida que as pessoas experimentam o mundo e reflectem sobre essas experiências, constroem as suas próprias representações e incorporam nova informação nos seus conhecimentos pré-existentes (esquemas).

Quais são as características do construtivismo social?

A abordagem social construtivista é uma abordagem de aprendizagem que dá primazia à aprendizagem colaborativa, envolvendo os alunos em discussões e projectos relacionados com situações da vida real. […] […]

Em que é que os Construtivistas acreditam?

A ideia central do construtivismo é que a aprendizagem humana seja construída, que os aprendentes construam novos conhecimentos sobre os alicerces da aprendizagem anterior. Este conhecimento prévio influencia o conhecimento novo ou modificado que um indivíduo irá construir a partir de novas experiências de aprendizagem (Phillips, 1995).

Qual é o significado de construção social?

Em resumo, a construção social (SC) assume que as pessoas constroem (isto é, criam, fazem, inventam) as suas compreensões do mundo e os significados que dão aos encontros com outros, ou vários produtos que eles ou outros criam; SC também assume que o fazem em conjunto, em coordenação com outros, em vez de individualmente…