Na articulação do ombro?


A articulação acromioclavicular ou articulação AC é uma articulação no ombro onde dois ossos se encontram. Um destes ossos é a clavícula ou clavícula. O segundo osso faz parte da omoplata (escápula), que é o grande osso atrás do ombro e que também faz parte da articulação do ombro.

Como se chama a articulação do ombro?

A articulação gleno-umeral é o que a maior parte das pessoas considera ser a articulação do ombro. É formada por uma bola (cabeça) no topo do úmero que se encaixa numa cavidade em forma de taça (glenóide) na omoplata, permitindo uma grande amplitude de movimentos.

Quais são as 4 principais articulações do ombro?

Existem quatro articulações no ombro: as articulações esternoclavicular (EC), acromioclavicular (AC) e escapulotorácica, e a articulação glenoumeral.

Quais são as 3 articulações do ombro?

Articulações do ombro

Quatro articulações principais do ombro ajudam a alcançar uma gama complexa de movimentos: a articulação glenoumeral, a articulação acromioclavicular, a articulação escapulotorácica e a articulação esternoclavicular.


Quais são os diferentes tipos de articulações?

  • Articulações de bola e de encaixe. As articulações esféricas e de encaixe, como as articulações do ombro e da anca, permitem movimentos para trás, para a frente, para os lados e de rotação.


  • Articulações de dobradiça.
  • Juntas pivotantes.
  • Juntas elipsoidais.

Qual é a função da articulação do ombro?

O ombro é uma articulação esférica que lhe permite efectuar uma grande variedade de movimentos. Utiliza-se estes músculos para acções que vão desde o lançamento de uma bola até ao alcance de um item numa prateleira. Também chamada articulação glenoumeral, tem mais amplitude de movimento do que qualquer outra articulação do corpo.



Onde estão as articulações dos ombros?

A articulação do ombro é formada pelo encaixe do úmero (osso do braço) na escápula (omoplata), como uma bola e um encaixe. Outros ossos importantes do ombro incluem: O acrómio é uma projecção óssea da omoplata. A clavícula (clavícula) encontra-se com o acrómio na articulação acromioclavicular.

Como se chama a parte da frente do ombro?

Clavícula: Também conhecida como clavícula, a clavícula estende-se pela parte da frente do ombro, desde o esterno até à omoplata. Ajuda a estabilizar os movimentos do ombro. Escápula: Mais vulgarmente conhecida como omoplata, a escápula é um osso triangular plano localizado na parte superior das costas.

O que é a articulação do cotovelo?

Anatomia do cotovelo. O cotovelo é uma articulação complexa formada pela articulação de três ossos: o úmero, o rádio e o cúbito. A articulação do cotovelo ajuda a dobrar ou endireitar o braço a 180 graus e ajuda a levantar ou mover objectos.


As articulações do selim podem rodar?

Movimentos. As articulações em sela permitem movimentos com dois graus de liberdade, tal como as articulações condilóides. Permitem a flexão/extensão, a abdução/adução e, por conseguinte, também a circundução. Ao contrário das articulações de bola e encaixe, as articulações em sela não permitem a rotação axial.

Quais são alguns exemplos de articulações em sela?

As articulações em sela são ditas biaxiais, permitindo movimentos nos planos sagital e frontal. Exemplos de articulações em sela no corpo humano incluem a articulação carpometacarpiana do polegar, a articulação esternoclavicular do tórax, a articulação incudomaleolar do ouvido médio e a articulação calcaneocubóide do calcanhar.



Quais são os movimentos da articulação do cotovelo?

A flexão e a extensão são os únicos movimentos que podem ocorrer na própria articulação do cotovelo. O movimento também é permitido na articulação radioulnar proximal, que contribui para a articulação do cotovelo. Os movimentos nesta articulação são designados por pronação e supinação.