O que é a ossificação endocondral vs. ossificação intramembranosa?



A ossificação é o processo de formação óssea por osteoblastos. A ossificação intramembranosa é o processo de desenvolvimento ósseo a partir de membranas fibrosas. A ossificação endocondral é o processo de desenvolvimento ósseo a partir da cartilagem hialina. Os ossos longos alongam-se à medida que os condrócitos se dividem e secretam a cartilagem hialina.

Qual é a importância da ossificação endocondral?

A formação óssea endocondral é um aspecto importante do desenvolvimento e crescimento dos osteófitos. A formação óssea endocondral é um processo específico e bem orquestrado que permite o crescimento de ossos longos; substitui a cartilagem por tecido ósseo normal; e está geralmente associada ao crescimento fetal, infantil e pubertário.

Quais são as quatro etapas da ossificação endocondral?





  • Zona de Reserva. Local de armazenamento de lípidos, glicogénio, proteoglicano.
  • Zona proliferativa. Condrócitos prolongadores que levam ao crescimento longitudinal.
  • Zona hipertrófica. Local de maturação dos condrócitos.


  • Espongiosa primária. Site de mineralização para formar osso entrelaçado.


  • Espongiosa secundária.

O que é o questionário de ossificação endocondral?

Ossificação endocondral. -Um processo pelo qual a cartilagem é substituída pelo osso. -Forma tanto osso compacto como osso esponjoso. Apenas $35,99 / ano. Método utilizado na formação da maioria dos ossos, especialmente dos ossos longos.

As costelas são ossificações endocondral?

Vertebrae, costelas e esterno. todas se desenvolvem através do processo de ossificação endocondral.



O que acontece endocondral?

Durante a ossificação endocondral, os condrócitos proliferam, hipertrofiam e morrem; a matriz extracelular da cartilagem que constroem é então invadida por vasos sanguíneos, osteoclastos, células da medula óssea e osteoblastos, o último dos quais deposita osso sobre restos de matriz da cartilagem.

O fémur é formado por ossificação endocondral?

3.1 Ossificação endocondral. A ossificação endocondral é o processo pelo qual o tecido ósseo é formado no desenvolvimento fetal precoce. Começa quando as CEM começam a produzir um modelo de cartilagem de ossos longos, tais como o fémur e a tíbia, sobre os quais ocorre a morfogénese óssea.

Quais são as principais diferenças entre a ossificação dérmica e endocondral?

A ossificação é diferente da calcificação. A ossificação tem lugar aproximadamente seis semanas após a fertilização de um embrião. A ossificação dérmica é o desenvolvimento do osso a partir de membranas fibrosas, enquanto que a ossificação endocondral é um tipo de desenvolvimento ósseo a partir de cartilagem hialina.



Qual é o papel dos osteoclastos no endosteum dos ossos longos?

Qual é o papel dos osteoclastos no endosteum durante o crescimento dos ossos longos? Eles aumentam proporcionalmente o tamanho da cavidade medular à medida que o osso cresce para evitar que o peso do esqueleto em crescimento se torne demasiado pesado… … Todas as superfícies ósseas do corpo são cobertas pelo periósteo.

Quais são as 6 principais etapas da ossificação endocondral?

  • A cartilagem aumenta; os condrócitos morrem.
  • os vasos sanguíneos crescem no pericôndrio; as células tornam-se osteoblastos; a haste fica coberta de osso de superfície.
  • mais fornecimento de sangue e osteoblastos; produz osso esponjoso; a formação estende-se sobre a haste.


  • Os osteoclastos criam cavidade medular; crescimento aposicionado.

Qual é a função de Osteon?

Proporciona protecção e força aos ossos. O tecido ósseo compacto consiste em unidades denominadas osteons ou sistemas haversianos. Osteões são estruturas cilíndricas contendo uma matriz mineral e osteócitos vivos ligados por canalículos, que transportam sangue. São alinhados paralelamente ao eixo longitudinal do osso.

Quais são as 4 etapas da remodelação óssea?

Há quatro fases na reparação de um osso partido: 1) a formação de hematoma na ruptura, 2) a formação de um calo fibrocartilaginoso, 3) a formação de um calo ósseo e 4) a remodelação e adição de osso compacto.



Qual é o processo de ossificação?

formação óssea, também chamada ossificação, o processo pelo qual é produzido o novo osso. … Pouco depois de o osteóide ser depositado, sais inorgânicos são depositados sobre ele para formar o material endurecido conhecido como osso mineralizado. As células da cartilagem morrem e são substituídas por osteoblastos agrupados em centros de ossificação.

Qual é o primeiro passo na ossificação endocondral*?

Ossificação endocondral A ossificação endocondral segue cinco etapas. (a) As células mesenquimais diferenciam-se em condrócitos. (b) O modelo de cartilagem do futuro esqueleto ósseo e a forma do pericôndrio. (c) Os capilares penetram na cartilagem.

Que ossos são formados através do questionário de ossificação endocondral?

  • Ossos de membros inferiores.
  • vértebras.


  • Ossos de membros superiores.

Encontram-se grandes células fagocitárias no osso?

osteoclastos. Os osteoclastos são grandes células fagocitárias multinucleadas derivadas da linhagem de células macrofágico-monocitárias (23). Migram da medula óssea para um local específico do esqueleto.

O que são osteoclastos?

Os osteoclastos são as células que degradam o osso para iniciar a remodelação óssea normal e mediar a perda óssea em condições patológicas, aumentando a sua actividade reabsorvente. São derivados de precursores na linhagem mielóide/monocitária que circulam no sangue após a sua formação na medula óssea.

O que acontece aos condrócitos hipertróficos na ossificação endocondral?

Com base em descobertas de vários laboratórios de que a taxa de apoptose de condrócitos aumentou durante a cura de fractura, é geralmente aceite que os condrócitos hipertróficos são programados para morrer durante o processo de ossificação endocondral.

Qual é o benefício da ossificação endocondral para os ossos longos?



Ossificação endocondral

É também um processo essencial durante a formação rudimentar dos ossos longos, o crescimento do comprimento dos ossos longos e a cura natural das fracturas ósseas. O primeiro local de ossificação ocorre no centro primário de ossificação, que se encontra no meio da diáfise (eixo).

É a ossificação endocondral das falanges?

O termo endocondral refere-se à estreita associação do osso em desenvolvimento com o modelo pré-existente de cartilagem hialina desse osso. Os ossos longos dos membros (incluindo as falanges) e as costelas desenvolvem-se por ossificação endocondral.

Que tecido forma o modelo para o questionário de ossificação endocondral?

A ossificação endocondral converte modelos de cartilagem hialina “osso” em osso real (ou seja, a cartilagem hialina serve de modelo para a formação óssea). A ossificação endocondral ocorre no interior das membranas fibrosas do tecido conjuntivo.

Que osso remove o osso existente?



As células O

OSTEOCLASTS Estas são grandes células que dissolvem osso. Vêm da medula óssea e estão relacionadas com glóbulos brancos. São formados a partir de duas ou mais células que se fundem, pelo que os osteoclastos têm normalmente mais do que um núcleo.

Qual é a diferença entre o quizlet ósseo endocondral e membranoso?

Qual é a diferença entre ossificação intramembranosa e ossificação endocondral? Ossificação INTRAMembranosa: forma os ossos planos do crânio, face, mandíbula e centro da clavícula. … OSIFICAÇÃO ENDOCONDRAL: forma a maior parte dos ossos do corpo, principalmente os ossos longos, e substitui a cartilagem por osso.

Os seres humanos têm osso dérmico?

Nos primeiros vertebrados, dois tipos de osso evoluíram, osso dérmico e osso de substituição das cartilagens. O crânio humano moderno é derivado de ambos os tipos de osso. Os ossos dérmicos formam os lados e o tecto do crânio e compõem o esqueleto facial.

O que são células osteoprogenitoras?

Introdução. As células osteoprogenitoras, também conhecidas como células osteogénicas, são células estaminais localizadas no osso que desempenham um papel pródigo no crescimento e reparação óssea. Estas células são os precursores das células ósseas mais especializadas (osteócitos e osteoblastos) e residem na medula óssea.

Que células são responsáveis pelas fases iniciais da ossificação endocondral?

A ossificação endocondral começa com um “modelo” de cartilagem hialina. As células mesenquimais tornam-se osteoblastos e começam a formar osso em torno da cartilagem.

Qual é a diferença entre o periósteo e o endósteo?

O periósteo cobre o exterior dos ossos. O periósteo é uma membrana que cobre a superfície exterior de todos os ossos, excepto as superfícies articulares (ou seja, as partes dentro de um espaço articular) dos ossos longos. O endósteo alinha a superfície interna da cavidade medular de todos os ossos longos.

Quais são as fases da osteogénese?

O processo de formação óssea é chamado osteogénese ou ossificação. Após as células progenitoras formarem linhas osteoblásticas, elas continuam através de três fases de desenvolvimento de diferenciação celular, chamadas proliferação, maturação da matriz e mineralização.

O que são os osteoides?

Osteóide é um químico que o corpo utiliza para fazer osso. É feito por células especializadas chamadas osteoblastos, encontradas no interior do osso. Quando visto ao microscópio, o novo osteóide parece azul, mas depois torna-se cor-de-rosa à medida que minerais como o cálcio são adicionados para o tornar mais forte.

O que são lacunas ósseas?

Osso. As lacunas estão localizadas entre as laminas, e consistem numa série de espaços oblongos. … Cada lacuna é ocupada durante a vida por uma célula ramificada, chamada osteócito, célula óssea ou corpúsculo ósseo. As lacunas estão ligadas umas às outras por pequenos canais chamados canaliculi. Uma lacuna nunca contém mais do que um osteócito.

O que é a lamela em osso?

Cada osteon consiste em camadas concêntricas, ou lamelas, de tecido ósseo compacto que envolve um canal central, o canal terciano. O canal haversiano contém os fornecimentos de sangue do osso. … Perto da superfície do osso compacto, as lamelas são dispostas paralelamente à superfície; estas são chamadas lamelas circunferenciais.

O que são as lamelas intersticiais?

As lamelas intersticiais (K) preenchem os espaços entre os ossos. As lamelas circunferenciais (L) correm à volta da circunferência do osso. As lamelas circunferenciais internas localizam-se no lado interior do tecido ósseo compacto e as lamelas circunferenciais externas localizam-se no lado exterior.

O que é a quiescência na remodelação óssea?

Quiescence. os osteoblastos finais tornam-se células de revestimento. envolvidos na libertação minuto a minuto de cálcio do osso. Alguns dos osteoblastos tornam-se também osteócitos que permanecem no osso, ligados por longos processos celulares que podem detectar tensões mecânicas nos ossos.

Porque é que o tecido ósseo é chamado dinâmico?

Porque se chama tecido ósseo dinâmico? É dinâmico porque atravessa um ciclo, é reduzido aos seus componentes primários para ser reabsorvido no corpo e depois reconstruído a partir destes componentes. … À medida que o tecido ósseo é restaurado, as células ósseas formam um novo osso, retirando minerais da corrente sanguínea e armazenando-os na matriz óssea.

Que evento deve preceder todos os outros durante a ossificação endocondral?

Que evento deve preceder todos os outros durante a ossificação endocondral? É formado um modelo de cartilagem.

O que são placas epifisárias?

A placa epifisária de crescimento é o local principal de crescimento longitudinal em ossos longos. Neste local, a cartilagem é formada pela proliferação e hipertrofia das células e síntese da matriz extracelular típica. A cartilagem formada é então calcificada, degradada e substituída por tecido ósseo.