O que é que as aves simbolizam em Antígona?

Sophocles utiliza o motivo das aves para prenunciar as acções futuras na peça. A descrição das aves é utilizada ao longo da peça para ilustrar a ironia de Polynices, o amor de Antigone, e as consequências de Creon para as suas acções.

O que são alguns símbolos em Antígona?

O símbolo principal em ”Antigone” é o túmulo de pedra. Para Creonte, representa ser fiel ao estado vivo e aos governantes, em vez de ser fiel aos mortos. Para os deuses, este túmulo representa desonra e desrespeito por eles. Outros símbolos em “Antigone” incluem o dinheiro, pois Creonte acredita que a ganância deve conduzir as pessoas.

O que é que o Ismene simboliza em Antígona?

Tanto Ismene como Antigone representam o dever filial em Édipo em Colonus, mas Ismene assume o papel menos heróico. Ao contrário de Antígona, Ismene, parece, tem uma vida quase normal e estável. Ela não serve as necessidades do seu pai nem partilha o seu perigo diariamente, como o faz a Antígona.

O que são as alusões em Antígona?

Alusões ao cativeiro
À medida que Antigone se dirige para a caverna onde é enviada para o cativeiro, são feitas alusões a outros deuses e deusas que sofreram o mesmo destino. Antigone faz referência a Niobe, uma antiga rainha de Tebas que a transformou numa coluna de pedra que derramou lágrimas por causa do seu ego.

Qual é a ironia em Antigone?

O nosso escritor grego faz uso da ironia como arma do crime em Antigone. Creon, que tinha perdido toda a sua família para o suicídio por causa da sua arrogância, e Antigone, cuja bravura lhe custou a vida. A ironia é o que matou tanto o nosso protagonista como o nosso antagonista, ironicamente.

O que representa Creon?

Pelo contrário, ele representa o poder muito real do direito humano e da necessidade humana de uma sociedade ordenada e estável. Quando vemos Creon pela primeira vez em Édipo, o Rei, é demonstrado que Creon está separado dos cidadãos de Tebas.

Quais são os temas em Antígona?

Destino e livre arbítrio
Um tema central de Antígona é a tensão entre a acção individual e o destino. Embora as escolhas livres, como a decisão de Antigone de desafiar o édito de Creonte, sejam significativas, o destino é responsável por ma…

Qual é a trágica falha de Ismene?

A sua trágica falha é que ela tem arrogância, o que é orgulho excessivo, e que a leva a ser inflexível. Ironicamente, Antigone significa inflexível em grego. Porque é inflexível, não denunciará a sua decisão de enterrar Polinicies. Este Creonte enfurece-a, pelo que a condena à morte.

Porque é que Ismene é fraco?

Embora Ismene seja uma pessoa carinhosa e compassiva, ela é fraca na sua natureza, demasiado receosa de se virar contra o sistema ou de se defender a si própria e à sua família. É leal à sua irmã, Antigone, ao guardar o seu segredo, mas é demasiado legal para a ajudar a enterrar o seu irmão.