O que é que um periodontista fará?


O que é que um periodontista fará? Um periodontista é um dentista especializado na prevenção, diagnóstico e tratamento da doença periodontal (uma doença inflamatória crónica que afecta as gengivas e o osso de suporte dos dentes, também conhecida como doença gengival), e na colocação de implantes dentários.

Porque precisaria eu de ver um periodontista?

Caso um dentista encontre sintomas de gengivite ou doença periodontal progressiva, provavelmente recomendará uma consulta com um periodontista, cujo papel é diagnosticar, tratar e prevenir futuras infecções e doenças dos tecidos moles que envolvem os dentes e os ossos maxilares que possam potencialmente causar doenças gengivais….


O periodontista pode fazer enchimentos?

Um periodontista pode fazer obturações? Sim, um periodontista pode fazer obturações entre outras opções de tratamento. Os periodontistas podem realizar restaurações menores nos dentes, conforme necessário para apoiar a fixação saudável dos ossos e gengivas aos dentes.

Quem deve ver um periodontista?

Se tiver uma doença gengival avançada, ou se tiver lutado para manter a sua doença gengival sob controlo, deverá ver um periodontista. Com a ajuda dos nossos médicos, mais uma dedicação à boa saúde oral, já não terá de aceitar a perda de dentes como parte do envelhecimento, permitindo-lhe manter os seus dentes para toda a vida.


O que pode um periodontista fazer para a perda óssea?

O periodontista faz pequenas incisões na gengiva para que uma secção de tecido gengival possa ser retirada, expondo as raízes para uma escamação e aplainamento radicular mais eficazes. Como a periodontite causa frequentemente perda óssea, o osso subjacente pode ser recontornado antes de o tecido gengival ser suturado de volta ao seu lugar.

O que é uma limpeza periodontal?

Tratamento. O objectivo de um tratamento de limpeza periodontal é remover todas as bactérias acumuladas sob as gengivas. Uma limpeza periodontal dá a cada dente uma “ardósia limpa”, permitindo ao corpo curar as áreas de inflamação e doenças causadas por bactérias.

Pode um periodontista fazer um canal radicular?

Os periodontistas tratam da saúde das gengivas e do tratamento das doenças e inflamações gengivais. Os endodontistas, por outro lado, especializam-se nas raízes dos dentes e na dor oral. Os pacientes são mais frequentemente encaminhados para eles por causa de um canal radicular complicado.


Devo consultar um dentista em vez de um periodontista?

Referências gerais de dentista e auto-referênciasNo decurso de um controlo dentário regular, se o dentista geral ou higienista encontrar sintomas de gengivite ou doença periodontal em rápida progressão, pode ser recomendada uma consulta com um periodontista.

As suas gengivas podem voltar a crescer?

A resposta simples é, não. Se as suas gengivas forem danificadas, por exemplo, por periodontite, a forma mais grave de doença das gengivas, não é possível que as gengivas recuem a crescer. No entanto, embora a retracção das gengivas não possa ser invertida, existem tratamentos que podem ajudar a evitar que o problema se agrave.



Qual é a diferença entre a doença periodontal e a gengivite?

Qual é a diferença entre gengivite e periodontite? A gengivite e a periodontite são ambos tipos de doenças periodontais. Contudo, a principal diferença é que a gengivite é reversível, enquanto que a periodontite não o é. Isto acontece porque a periodontite envolve perda óssea que não pode ser recuperada.

Quanto tempo se pode viver com a doença periodontal?

A periodontite pode durar para sempre se nunca se consultar um dentista para tratamento. Além disso, enquanto a periodontite não for tratada, a doença irá progredir e agravar-se. Se tiver os sintomas de periodontite, recomenda-se que consulte um dentista o mais cedo possível.

Qual é a principal causa da doença periodontal?

Causas. Bactérias na boca infectam o tecido que envolve o dente, causando inflamação à volta do dente, levando à doença periodontal. Quando as bactérias permanecem nos dentes o tempo suficiente, formam uma película chamada placa bacteriana, que eventualmente endurece em tártaro, também chamada cálculo.

Qual é a sensação de dor periodontal?

Causam uma dor chata, persistente e localizada, mas não são dolorosas para a percussão. O desconforto varia de uma dor de baixa intensidade a uma dor aguda severa. Os abcessos periodontais podem ser sensíveis à pressão periodontal lateral e a dor no dente adjacente à lesão é frequentemente agravada pela mastigação.