O que é uma abordagem de concepção?

Quais são as concepções de aprendizagem?

De acordo com ela o fenômeno da aprendizagem pode ser representado basicamente de duas formas, segundo uma concepção quantitativa e segundo uma concepção qualitativa. As concepções de aprendizagem podem ser definidas como o significado que o fenômeno da aprendizagem possui para os alunos.

Quais são as três concepções de aprendizagem?

Desta forma, a prática pedagógica do professor tem a necessidade de conhecer as concepções de aprendizagens existentes, sendo elas: concepção inatista, concepção ambientalista e interacionista.

Quais são as concepções de conhecimento?

O conhecimento é concebido como produção simbólica e material que tem lugar na dinâmica interativa que não está circunscrito apenas a uma relação direta sujeito-objeto, mas implica necessariamente, uma relação sujeito-sujeito- objeto.

Quais os tipos de concepções pedagógicas?

Uma reflexão a respeito das concepções pedagógicas

Nessa perspectiva, acreditamos que as concepções que oferecerão subsídios na nossa ação educativa estão classificadas nas tendências pedagógicas: em liberal, tradicional, progressista e construtivista.

Quais as concepções de aprendizagem de Piaget?

De acordo com Piaget, o desenvolvimento cognitivo das crianças ocorre em quatro fases: 1° SENSÓRIO-MOTOR (até os 2 anos), 2° PRÉ-OPERACIONAL (dos 3 aos 7 anos), 3° OPERATÓRIO CONCRETO (dos 8 aos 11 anos) e 4° OPERATÓRIO FORMAL (a partir dos 12 anos).

Qual é a teoria que Piaget defende?

RESUMO: Piaget defende que o indivíduo se desenvolve a partir da ação sobre o meio em que está inserido, priorizando, a princípio, os fatores biológicos que podem influenciar seu desenvolvimento mental.

Quais as concepções de desenvolvimento infantil e aprendizagem adotadas pelos teóricos Piaget e Vygotsky explique as bem como sua relevância para a educação infantil?

Para Piaget, a criança se apodera de um conhecimento se “agir” sobre ele, pois aprender é modificar, descobrir, inventar. Para Vygotsky, a aprendizagem sempre inclui relações entre as pessoas. A relação do individuo com o mundo está sempre mediado pelo outro.

Quais são as contribuições de Piaget para o ensino e a aprendizagem?

“A grande contribuição de Piaget foi estudar o raciocínio lógico-matemático, que é fundamental na escola mas não pode ser ensinado, dependendo de uma estrutura de conhecimento da criança”, diz Lino de Macedo, professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Quais seriam as contribuições de Piaget para a aprendizagem considerando a teoria das inteligências múltiplas?

Piaget (1976) conclui que a aprendizagem começa no desequilíbrio entre o sujeito e o novo objeto. Para compreender isso 3 conceitos são fundamentais: à assimilação, à acomodação e equilibração. Piaget (1976) conclui que a aprendizagem começa no desequilíbrio entre o sujeito e o novo objeto.

Quais foram as contribuições da teoria de Piaget para o processo de alfabetização?

Para Piaget, a estrutura cognitiva vai construindo-se concomitante à construção de novos conhecimentos, por meio da busca natural do homem de adaptar-se ao meio ambiente. Piaget concebe o homem como sujeito ativo dentro do processo de aprendizagem, por entender o conhecimento como o resultado da interação homem-meio.

Qual a contribuição para a aprendizagem atual na teoria de Jean Piaget e Vygotsky?

Realmente Piaget deu ênfase em seus estudos ao caráter construtivo, ou seja, das construções realizadas pelo sujeito. Já Vygotski deu ênfase aos processos de trocas, ou seja, de interação do sujeito com seu meio, principalmente seu meio social e cultural.

Qual é a relação existente entre a teoria de Piaget e a de Vygotsky?

Piaget privilegia a maturação biológica; Vygotsky, o ambiente social, Piaget, por aceitar que os fatores internos preponderam sobre os externos, postula que o desenvolvimento segue uma seqüência fixa e universal de estágios.

Qual a diferença entre as teorias de Piaget Vygotsky e Wallon?

Ainda que esses autores compartilhem dos pressupostos interacionistas, as diferenças entre eles são grandes e não podem ser negligenciadas. Piaget, na relação sujeito-objeto, privilegia o polo do sujeito, Vygotski dá maior ênfase ao do objeto e, em Wallon tanto o sujeito quanto o objeto são igualmente considerados.

Qual a teoria de Vygotsky em relação ao desenvolvimento?

A teoria de Vygotsky aponta que a criança nasce com funções psicológicas elementares e que com o aprendizado da cultura e as experiências adquiridas, essas funções tornam-se funções psicológicas superiores, que são o comportamento consciente, a ação proposital, capacidade de planejamento e pensamento abstrato.

Qual a teoria defendida por Vygotsky?

1 → O que diz a teoria de Vygotsky

Essa é uma teoria sociointeracionista, ou seja, aponta a importância da interação do indivíduo com o meio. Dessa forma, é o contato com o ambiente, o convívio com outras pessoas e suas influências culturais que farão com que o indivíduo se desenvolva.

Qual é a teoria que Vygotsky defende?

Lev Semenovitch Vygotsky enfatizava o papel da linguagem e do processo histórico social no desenvolvimento do indivíduo. Sua questão central é a aquisição de conhecimentos pela interação do sujeito com o meio.

Quais os principais conceitos da teoria de Vygotsky?

Para Vygotsky, a cultura molda o psicológico, isto é, Determina a maneira de pensar. Pessoas de diferentes culturas têm diferentes perfis psicológicos. As funções psicológicas de uma pessoa são desenvolvidas ao longo do tempo e mediadas pelo social, através de símbolos criados pela cultura.

Quais os principais conceitos desenvolvidos pela abordagem Histórico-cultural de Vigotski?

A categoria de análise tem por objetivo apresentar e discutir os conceitos de Vigotski utilizados pelos autores dos textos analisados. Por razões didáticas, os conceitos foram organizados em quatro grupos: “linguagem”, “pensamento e linguagem”, “desenvolvimento e aprendizagem” e “concepção de homem e mundo”.

Quais são os conceitos básicos da teoria sociointeracionista de Vygotsky?

A abordagem sociointeracionista de Vygotsky é um tipo de abordagem que compreende a aprendizagem como a plena interação do homem com o outro, e inclusive a mediação como interação entre o homem e o mundo, um sempre agindo sobre o outro e dessa forma, transformando-o (BANDEIRA; CORREIA, 2020).

Quais os conceitos básicos do Sociointeracionismo?

Já Lev Vygotsky defende que o indivíduo se constitui na interação com o meio em que está inserido, não só internalizando as formas culturais que recebe, mas também intervindo nelas e as transformando em seu processo de desenvolvimento. A este conceito Vygotsky deu o nome de sociointeracionismo.

Quais são os três pilares básicos do pensamento de Vygotsky?

Resumo: os pilares básicos do pensamento de Vygotsky

O funcionamento psicológico tem como base as relações sociais, dentro de um contexto histórico e cultural; A cultura é parte essencial do processo de construção da natureza humana; A relação homem-mundo é uma relação mediada por sistemas simbólicos (signos).