O que é uma estrela maciça?


O que é uma estrela maciça? Uma estrela maciça é uma estrela com mais de oito massas solares durante a sua vida normal na sequência principal. As estrelas maciças nascem, tal como as estrelas normais, de nuvens de poeira chamadas nebulosas.

Como é que as estrelas maciças se formam?

As estrelas formam-se no interior de densas nuvens de poeira e gás localizadas no meio interestelar de uma galáxia. A gravidade faz com que estas nuvens colapsem sobre si próprias, com pequenas perturbações no interior de uma nuvem a levarem à formação de aglomerados mais densos de matéria.

O que é uma estrela de grande massa?

As estrelas maciças têm uma massa mínima de 5-10 M ☉. Estas estrelas sofrem fusão de carbono e as suas vidas terminam numa explosão de supernova que colapsa o núcleo. … As estrelas gigantes têm uma gravidade superficial muito menor do que as estrelas da sequência principal, enquanto o oposto é verdadeiro para estrelas degeneradas e compactas, como as anãs brancas.

Porque é que as estrelas maciças são raras?

O facto de as estrelas maciças serem tão raras reflecte um problema mais geral da formação estelar: a sua ineficiência. … Quando as estrelas maciças começam a formar-se, lançam poderosos jactos moleculares a partir dos seus pólos. Estes jactos podem interagir com a nuvem molecular circundante e ejectar grandes quantidades de material.

O que é um exemplo de uma estrela maciça?

A maior estrela conhecida é UY Scuti, uma hipergigante com um raio cerca de 1700 vezes maior do que o Sol. No entanto, a sua massa é apenas 30 vezes superior à da nossa estrela mais próxima. Se R136a1 trocasse de lugar com o Sol, eclipsaria a nossa estrela mais próxima tanto quanto o Sol eclipsa actualmente a Lua.

Como é que se determina se uma estrela é uma estrela gigante?

Uma estrela gigante é uma estrela com um raio e uma luminosidade substancialmente maiores do que uma estrela da sequência principal (ou anã) com a mesma temperatura à superfície. Situam-se acima da sequência principal (classe de luminosidade V na classificação espectral de Yerkes) no diagrama de Hertzsprung-Russell e correspondem às classes de luminosidade II e III.

Um buraco negro é uma estrela de grande massa?

Os buracos negros estelares, com massas inferiores a cerca de 100 vezes a do Sol, constituem uma das possíveis mudanças evolutivas extremas das estrelas de massa elevada. Uma vez que o núcleo da estrela se converteu completamente em ferro, a produção de energia pára e o núcleo colapsa rapidamente, resultando numa explosão de supernova.



Quão quente é uma estrela maciça?

Quanto mais maciça é uma estrela, mais quente ela é. As estrelas não se tornam mais maciças ou mais quentes do que as estrelas gigantes azuis. As gigantes azuis brilham com uma temperatura à superfície de 20 000 Kelvin ou mais, e são extremamente luminosas. Para efeitos de comparação, uma estrela como o nosso Sol tem apenas uma temperatura à superfície de cerca de 6000 Kelvin.

Quanto tempo vive uma estrela maciça?

As estrelas mais maciças podem arder e explodir numa supernova após apenas alguns milhões de anos de fusão. Uma estrela com uma massa como a do Sol, por outro lado, pode continuar a fundir hidrogénio durante cerca de 10 mil milhões de anos.

De que cor são as estrelas maciças?

A massa e a luminosidade de uma estrela também estão relacionadas com a sua cor. As estrelas mais maciças são mais quentes e mais azuis, enquanto as menos maciças são mais frias e têm um aspecto avermelhado. O Sol situa-se no meio do espectro, o que lhe confere um aspecto mais amarelado.

Existem planetas à volta de estrelas maciças?

Os astrónomos fotografaram um planeta gigante em torno de um par de estrelas maciças conhecidas como b centauros. Enquanto a órbita de Júpiter em torno do Sol é cinco vezes mais larga do que a da Terra, este planeta está 100 vezes mais longe, girando em torno da sua estrela a 560 vezes a distância média entre a Terra e o Sol.



Qual é a estrela mais pesada?

R136a1 é a estrela mais pesada, com 265 vezes a massa do Sol.

Qual é a estrela mais poderosa do universo?

Uma magnetar é um tipo exótico de estrela de neutrões, cuja característica definidora é ter um campo magnético ultra-poderoso. O campo é cerca de 1 000 vezes mais forte do que o de uma estrela de neutrões normal e um trilião de vezes mais forte do que o da Terra. As magnetares são, de longe, as estrelas mais magnéticas do Universo.

O Sol é uma estrela rara?

A resposta é curta:

O nosso Sol é uma estrela de tamanho médio: há estrelas mais pequenas e estrelas maiores, até 100 vezes maiores. … Há mais biliões de estrelas na Via Láctea, a galáxia a que chamamos casa. E há muitas, muitas mais no resto do Universo.



O Sol é uma estrela gigante?

Dentro de cerca de 5 mil milhões de anos, o Sol começará o processo de queima de hélio, tornando-se uma estrela gigante vermelha. À medida que se expande, as suas camadas exteriores irão consumir Mercúrio e Vénus e chegar à Terra. … No entanto, o Sol em mudança pode dar esperança a outros planetas.

O Sol é um gigante amarelo?

O Sol é classificado como uma estrela de sequência principal do tipo G, ou uma estrela anã G, ou mais imprecisamente, uma anã amarela. Na realidade, o Sol, tal como outras estrelas do tipo G, é branco, mas aparece amarelo através da atmosfera terrestre. … O Sol inflacionar-se-á até se tornar uma gigante vermelha e expandir-se-á para além da órbita dos planetas interiores, incluindo a Terra.



O Sol é uma gigante branca?

De acordo com a sua classe espectral, o Sol é uma estrela de sequência principal do tipo G (G2V). Como tal, é informalmente, e não inteiramente exacto, conhecido como uma anã amarela (a sua luz está mais próxima do branco do que do amarelo).

O que acontece numa estrela de alta massa?

As estrelas de alta massa passam por um processo semelhante ao das estrelas de baixa massa no início, excepto que tudo acontece muito mais depressa. … Depois, ao contrário das estrelas de baixa massa, têm massa suficiente para que a gravidade contraia o núcleo, aumentando a temperatura para que o carbono se possa fundir em néon, depois o néon em oxigénio, depois o oxigénio em silício e depois em ferro.

Como se chama um grande buraco negro?

Um buraco negro supermassivo (SMBH ou, por vezes, SBH) é o maior tipo de buraco negro, com uma massa da ordem dos milhões a milhares de milhões de vezes a massa do Sol ( M ☉).

Quais são as duas características das estrelas de elevada massa?

  • Temperaturas do núcleo muito elevadas.


  • Pressões esmagadoras no núcleo estelar.
  • Muito grande e muito brilhante,
  • Termina a sua vida estelar com uma explosão.

O que é um gigante azul-branco?

As supergigantes azuis são estrelas supergigantes (classe I) de tipo espectral O. São extremamente quentes e brilhantes, com temperaturas à superfície entre 20 000 e 50 000 graus Celsius. O exemplo mais conhecido é Rigella, a estrela mais brilhante da constelação de Orion.

Que idade tem uma estrela gigante azul?

As supergigantes azuis vivem apenas cerca de 10 milhões de anos, o que parece muito tempo… até se perceber que o Sol pode viver até 10 mil milhões. Enquanto vivas, as supergigantes azuis produzem uma enorme quantidade de energia dentro de si.

Qual é o tamanho de uma estrela gigante azul?



Estas estrelas têm apenas 5-10 vezes o raio do Sol ( R☉ ) em comparação com as gigantes vermelhas que têm até 100 R☉. As estrelas mais frias e menos luminosas chamadas gigantes azuis estão no ramo horizontal, estrelas de massa intermédia que passaram por uma fase de gigante vermelha e estão agora a queimar hélio nos seus núcleos.

Quanto tempo dura uma supernova?

A explosão de uma supernova ocorre numa estrela num espaço de tempo muito curto, de cerca de 100 segundos. Quando uma estrela sofre uma explosão de supernova, morre e deixa um resto: uma estrela de neutrões ou um buraco negro.

Como se chama a morte de uma estrela?

À medida que o hidrogénio se esgota, uma estrela com uma massa semelhante à do nosso Sol expande-se e torna-se uma gigante vermelha. Quando uma estrela de massa elevada não tem hidrogénio para queimar, expande-se e torna-se uma supergigante vermelha. Enquanto a maioria das estrelas se desvanece silenciosamente, as supergigantes destroem-se numa enorme explosão, chamada supernova.

Qual é a estrela viva mais pequena?

Assim, o tempo de vida total de uma estrela com a massa do Sol é de cerca de 10 mil milhões de anos. As estrelas mais pequenas são as anãs vermelhas, que começam com 50% da massa do Sol e podem ser tão pequenas como 7,5% da massa do Sol.