O que há de notável no Exekias?

Quais foram as principais características do Período Arcaico?

Principais características do período arcaico:

– Construção dos primeiros templos. – Gestação do sistema político democrático. Muitas pólis gregas eram governadas por reis (chamados de basileus) neste período. – Formação e desenvolvimento da pólis (cidades-estado da Grécia Antiga).

Quais as características da pintura grega?

Características da Pintura Grega

  • Equilíbrio das formas;
  • Harmonia nas cores e desenhos;
  • Representações de deuses e de cenas cotidianas;
  • Representações realistas;
  • Uso de técnicas de afresco, têmpera e encáustica nas pinturas murais.

Quais modificações foram notáveis no Período Arcaico?

Além da saída em busca de novos locais de domínio, em um processo de expansão e colonização, houve a intensificação do comércio marítimo, enfraquecido durante a civilização micênica. A confecção de armas e artefatos em cerâmica de forma artesanal também se desenvolveu.

São características do Período Arcaico séculos?

São características do período arcaico (séculos VIII-VI a.C.), na Grécia Antiga: a) desenvolvimento dos oikos e expansão creto-micênica. b) desenvolvimento das póleis e expansão pelo Mediterrâneo. c) rivalidades entre Esparta e Atenas e Guerra do Peloponeso.

Qual a principal característica do período homérico?

Em outras palavras, essa fase marcou a substituição da cultura micênica pela gentílica (dos genos). As principais características dos genos eram: sistema fechado, autônomo e autossuficiente (independência econômica), de forma que o trabalho coletivo era realizado por membros da mesma família.

Quais os principais acontecimentos do Período Homérico?

Os grandes palácios e cidades dos micênicos foram destruídos ou abandonados. A civilização hitita entrou em colapso. Cidades inteiras foram destruídas, desde Troia até Gaza. A língua grega passou a ser escrita.

Qual o principal acontecimento que o mundo grego passa no Período Homérico?

Guerra de Tróia

Em Ilíada Homero buscou contar o final da Guerra de Tróia, antes da derrota. Tróia era uma cidade protegida por uma muralha que dificultava que os gregos a invadissem. A narrativa conta que eles tentaram diversas vezes, mas falharam.

Quais são os principais acontecimentos do período pré-homérico na Grécia?

O período préhomérico origina o desenvolvimento da civilização grega que fora constituída pela miscigenação de diversos povos da antiguidade que invadiram a região: cretenses, aqueus, jônios, eólios e dórios. Corresponde a uma fase inicial de povoamento da Grécia.

Qual a principal característica que marcou a história grega durante os períodos pré-homérico e homérico?

Com a destruição dos micênicos, as cidades gregas sofreram um processo de esvaziamento, acompanhado de uma ruralização que foi a grande característica da Grécia do Período Homérico.

Como se definiu a identidade grega durante o período pré-homérico?

Durante esse período, o povo grego foi constituído pelas culturas de minoicos, micênicos e de outros povos que se instalaram na região, como dórios, eólios e jônios.

Quais as principais características do período clássico?

Além do desenvolvimento da democracia, nesse período também houve o auge da filosofia e das artes, o que incluía a pintura, a escultura e o teatro gregos, que se tornariam referência para o mundo ocidental. No campo político e militar, o período Clássico foi marcado por diversas guerras envolvendo os gregos.

Quais são as principais características da Antiguidade Clássica grega?

Suas principais características econômicas eram o comércio e a agricultura. A antiguidade na Grécia foi conhecida como antiguidade clássica. Foi lá que nasceram grandes poetas, como Homero, e grandes pensadores, como Platão.

Como foi o período clássico?

O Período Clássico Grego, que se desenvolveu entre os séculos V e IV a.C., é visivelmente marcado por uma série de invasões e conflitos que transformaram a Hélade em um cenário de guerra acalorado. Entretanto, mesmo com tais confrontos, muitos compreendem esse como sendo o apogeu da própria civilização grega.

Quais são as artes clássicas?

Na lista, Pintura, Escultura, Música, Literatura, Dança e Arquitetura. O Cinema entrou como o sétimo item a partir do “Manifesto das Sete Artes”, escrito pelo intelectual italiano Ricciotto Canudo em 1911 e publicado em 1923.

Como era chamada a arte clássica?

A partir da Renascença, a arte clássica (como também é chamada a arte antiga) foi se estabelecendo cada vez mais como uma arte nobre, que deveria pautar o trabalho de um artista.

Como era a arte clássica grega?

Arte Clássica

Os objetos não apenas retratavam pessoas e atividades comuns, mas também capturavam cenas nas quais os deuses estavam trabalhando ou brincando. As figuras eram frequentemente pintadas de vermelho, em vez de preto – como no período anterior – e com grande detalhamento.

Qual era a concepção de arte para os gregos no período da antiguidade?

Enquanto a arte egípcia é uma arte ligada ao espírito, a arte grega liga-se à inteligência, pois os seus reis não eram deuses, mas seres inteligentes e justos, que se dedicavam ao bem-estar do povo. A arte grega volta-se para o gozo da vida presente.