Onde é armazenada a configuração vtp?

Onde é armazenada a configuração vtp? Os comutadores Cisco que executam CatOS armazenam informações VTP e VLAN no ficheiro de configuração do comutador principal, armazenado em NVRAM. A informação VTP só é transmitida através de portas de tronco. Um cliente VTP não requer um nome de domínio VTP para ser configurado para aprender VLANs.

Como posso encontrar a configuração VTP?

Para ver a informação de configuração do Protocolo de Trunking VLAN (VTP) no Switch 1, abrir a ligação da consola ao Switch 1 e executar o comando IOS “show vtp status” a partir do modo privilegiado Como mostrado abaixo.

Onde está armazenada a configuração da VLAN?

As configurações são armazenadas dentro de um ficheiro de base de dados VLAN, chamado vlan. eso. A vlan. O ficheiro de dados está localizado na memória flash do interruptor.

Onde é que o cliente VTP armazena a informação VLAN?

Quando um switch está a funcionar em modo cliente VTP, as VLANs são armazenadas no ficheiro vlan. dat no switch, e não na NVRAM. No entanto, se o switch estiver a funcionar em VTP versão 3, as VLANs são armazenadas na NVRAM (só para a tornar mais confusa).

O que é uma base de dados VTP?

VTP (VLAN Trunking Protocol) é um protocolo de propriedade da Cisco utilizado por switches Cisco para troca de informação VLAN. Com VTP, é possível sincronizar informação de VLAN (como VLAN ID ou nome de VLAN) com comutadores dentro do mesmo domínio VTP. … Em SW1, criámos uma nova VLAN.

O que é a poda de VLAN e porque é uma boa prática?

A poda de VLAN trunk protocol (VTP) é uma característica dos comutadores Cisco, que impede que o tráfego de informação de actualização de VLAN seja enviado através de ligações de tronco se as actualizações não forem necessárias. … A remoção do VLAN Trunking Protocol (VTP) ajuda a aumentar a largura de banda disponível, reduzindo o tráfego de transbordo desnecessário.

Onde está armazenado o modo VTP num interruptor?

Os comutadores Cisco a executar CatOS armazenam informações VTP e VLAN no ficheiro de configuração do interruptor principal, armazenado emNVRAM. A informação VTP só é transmitida através de portas de tronco.

Como acrescentar uma VLAN a uma base de dados VLAN?



  1. Executar o comando “base de dados vlan” no prompt de activação para entrar em modo de base de dados VLAN.
  2. Executar o comando “vlan vlan-id>name vlan-name” na base de dados da vlan para adicionar uma VLAN Ethernet e atribuir-lhe um número.

Em que configuração de arranque é guardada?

Existem duas configurações armazenadas num router Cisco; a configuração de arranque é armazenada em RAM não volátil (NVRAM) e só é lida quando o router “arranca”; a outra é a configuração de funcionamento e é armazenada em RAM enquanto o router está a funcionar.

Como posso configurar uma VLAN?



  1. Escolher Alterar configuração.
  2. Escolher características avançadas.
  3. Escolher menu VLAN
  4. Escolher Apoio VLAN.
  5. Definir Habilitar VLAN para Sim se ainda não estiver definido e escolher um número de VLANs.


  6. Reiniciar o interruptor para aplicar as alterações.

O que é o encaminhamento inter-VLAN?

Definição. O encaminhamento Inter-VLAN pode ser definido como uma forma de encaminhar o tráfego entre diferentes VLANs através da implementação de um router na rede. … Os nós de utilizador nas VLANs encaminham o tráfego para o router, que depois o encaminha para a rede de destino, independentemente da VLAN configurada no switch.

O que é VLAN modo transparente?

O modo VTP transparente é algo entre um servidor VTP e um cliente VTP, mas não participa no domínio VTP. No modo transparente, é possível criar, modificar e apagar VLANs no comutador local sem afectar qualquer outro comutador, independentemente do modo em que se encontrem.



Qual é o nome do ficheiro que contém as VLANs?

Por defeito, o nome do ficheiro da base de dados VLAN é vlan. eso.

O que é o trunking em rede?

Ligação em rede. Trunking, um termo frequentemente utilizado em TI e telecomunicações, refere-se a uma configuração de rede que transmite eficientemente dados entre múltiplas entidades sem utilizar ligações um-para-um.

Como posso encontrar o meu servidor VTP?

Para ver a configuração do VTP, use o comando show. As palavras-passe são listadas com o comando de palavra-passe. Os contadores são um pouco menos úteis, a menos que não esteja a ver nenhuma das actualizações da VLAN dos comutadores vizinhos. Nesse caso, os contadores são muito úteis porque mostram-lhe os anúncios que enviou e recebeu.

Qual é a configuração do STP?

O Spanning Tree Protocol (STP) é definido pela norma IEEE 802.1D-1988. O STP gera uma única árvore de Spanning Tree dentro de uma rede. Este modo provou ser útil para suportar aplicações e protocolos onde os quadros são entregues fora de sequência ou como duplicados.



O que é a poda de STP?

Um método de poda pode ser implementado nos comutadores Cisco para podar VLANs de ir para comutadores que não têm hospedeiros para essa VLAN. É importante notar que enquanto a poda pode evitar o tráfego desnecessário através da rede, a poda de VLAN não simplifica as topologias de árvores de envergadura.

Ao activar a poda VTP, onde deve ser configurada?

A poda VTP só deve ser activada em servidores VTP, todos os clientes no domínio VTP activarão automaticamente a remoção de VTP. Por defeito, as VLANs 2 a 1001 são elegíveis para a poda, mas a VLAN 1 não pode ser podada porque é uma VLAN administrativa. Ambas as versões VTP 1 e 2 suportam a poda.

Como é que aparo manualmente uma VLAN?

A forma ideal de podar VLANs numa ligação de tronco é fazê-lo manualmente. Agora vamos verificar se a VLAN 100 é permitida na ligação de tronco. Usando o tronco de switchport permitido remover a lista de vlan de domínio da vlan irá removê-la completamente da interface de tronco. Este método funciona se a poda de VTP não estiver activada.

Que modo VTP armazena informação VLAN para todo o domínio no Nvram?

Os servidores VTP armazenam informação VLAN para todo o domínio na NVRAM. O servidor é onde as VLANs podem ser criadas, apagadas ou renomeadas para o domínio. Os switches transparentes encaminham os anúncios de VTP para clientes VTP e servidores VTP.

Ao utilizar IPv6, o que seria uma rede 64?



Por defeito, a VLAN nativa é a mesma que a VLAN padrão. Ao utilizar IPv6, a que seria mais provável atribuir uma rede /64? A uma organização ou empresa mais pequena.

Ao adicionar uma etiqueta 802.1Q a uma moldura Ethernet, onde é colocada?

Quando uma etiqueta 802.1Q é adicionada a uma moldura Ethernet, onde é colocada? É inserida entre o endereço de origem e o campo tipo Ethernet.

Como atribuir o endereço IP à VLAN?

  1. entrar no modo de configuração VLAN 1 com o comando de configuração global da interface vlan 1.
  2. Atribuir um endereço IP com o endereço IP do subcomando de interface IP_ADDRESS SUBNET_MASK.
  3. Activar a interface VLAN 1 com o sub-comando interface sem desligar.


O que é Cisco VLAN?

As VLANs (Virtual LANs) são agrupamentos lógicos de dispositivos no mesmo domínio de difusão. As VLANs são normalmente configuradas em comutadores colocando algumas interfaces num domínio de difusão e algumas interfaces em outro. Cada VLAN actua como um subconjunto das portas dos comutadores numa LAN Ethernet.

Como é adicionado um endereço IP a uma VLAN?

Na hierarquia do nó mestre da mobilidade, navegar para a página Configuração>Interfaces>VLANs. Seleccione uma VLAN da tabela VLAN e depois seleccione uma VLAN ID em VLAN ID. Em IPv4, seleccione Static na lista pendente de atribuição de IP. Introduza o endereço IPv4 da interface da VLAN.

Como posso salvar a minha configuração de funcionamento no arranque?

Guardar a configuração

Digite “copy running configuration startup-config” na linha de comando e prima return no teclado. Isto irá copiar a configuração actual do interruptor para memória não volátil, que é a memória que irá reter os seus dados mesmo sem que lhe seja aplicada energia.