Pode existir um buraco de minhoca?



A teoria da relatividade geral de Einstein prevê matematicamente a existência de buracos de vermes, mas nenhum foi descoberto até à data. Um wormhole de massa negativa pode ser detectado pela forma como a sua gravidade afecta a passagem da luz.

Seria possível viajar através de um wormhole?

As entradas da relatividade geral são escondidas atrás de horizontes de eventos, que são barreiras unidireccionais no espaço. Isso significa que se entrasse no buraco de verme, nunca poderia sair, o que iria derrotar o propósito. O outro problema é que eles são ridiculamente instáveis.

Porque não podem existir wormholes?

Os buracos de vermes são tão instáveis porque, na sua essência, consistem em dois buracos negros que se tocam, ligados pelas suas singularidades para formar um túnel. Mas as singularidades são más notícias: são pontos de densidades infinitas. E estão rodeados por regiões conhecidas como o horizonte do evento, barreiras unidireccionais no cosmos.

É possível viajar no tempo?





Em resumo: Sim, viajar no tempo é uma coisa real… Mas não é exactamente o que provavelmente já viu nos filmes. Sob certas condições, é possível experimentar a passagem do tempo a uma velocidade diferente de 1 segundo por segundo.

Quantas dimensões existem?

O mundo tal como o conhecemos tem três dimensões de espaço (comprimento, largura e profundidade) e uma dimensão de tempo. Mas há a possibilidade espantosa de haver muito mais dimensões por aí. De acordo com a teoria das cordas, um dos principais modelos físicos do último meio século, o universo opera com 10 dimensões.

Pode um ser humano sobreviver a um buraco de minhoca?

Os humanos poderiam sobreviver a uma viagem através de um buraco de verme, mas há um senão. Há desvantagens neste método, nomeadamente, tais buracos de vermes seriam apenas microscópicos, o que significa que mesmo a rotina de exercício mais dura não tornaria os humanos suficientemente magros para a viagem.

Existem outros universos?

Não existe um universo, existe um multiverso. Em artigos e livros científicos americanos, como The Hidden Reality de Brian Greene, os principais cientistas falaram de uma super revolução copernicana.



Alguém esteve num wormhole?



Também eles são um resultado possível da teoria de Einstein. No entanto, nunca ninguém observou um buraco de verme, quanto mais ter passado por um.

O que acontece se se entrar num buraco de verme?

Enquanto uma fenda espacial tiver uma massa maior do que qualquer buraco negro que encontre, deve permanecer estável. Se um buraco de minhoca encontrar um buraco negro maior, o buraco negro pode perturbar a matéria exótica no buraco de minhoca o suficiente para desestabilizar o buraco de minhoca, causando o seu colapso e provavelmente formar um novo buraco negro, disse Gabella.
Para mais perguntas, ver Pode a síndrome do intestino matá-lo?

O que disse Einstein sobre os wormholes?

A teoria da relatividade geral de Einstein prevê matematicamente a existência de buracos de vermes, mas até à data nenhum foi descoberto. Um wormhole de massa negativa pode ser detectado pela forma como a sua gravidade afecta a passagem da luz.

Existem buracos negros?

Os astrónomos acreditam que os buracos negros supermassivos se encontram no centro de praticamente todas as grandes galáxias, incluindo a nossa própria galáxia Via Láctea. Os astrónomos podem detectá-los observando os seus efeitos nas estrelas e gases próximos.



Será que o passado ainda existe?

Em suma, o espaço-tempo conteria toda a história da realidade, com cada evento passado, presente ou futuro a ocupar um lugar claramente determinado, desde o início e para sempre. Portanto, o passado continuaria a existir, tal como o futuro já existe, mas num lugar diferente daquele em que estamos agora presentes.

Como é que o tempo é uma ilusão?

De acordo com o físico teórico Carlo Rovelli, o tempo é uma ilusão: a nossa percepção ingénua do seu fluxo não corresponde à realidade física. Na verdade, como Rovelli argumenta em A Ordem do Tempo, muito mais é ilusório, incluindo a imagem de Isaac Newton de um relógio universal.

Onde é que os buracos de vermes levam?

Outra diferença que poderia ser explorada é que, ao contrário dos buracos negros, os buracos de minhoca não têm um horizonte de eventos. Isto significa que as coisas podem entrar numa fenda espacial e sair de novo. De facto, os teóricos dizem que uma variedade de buracos de minhoca envolve-se a si própria, para que não conduza a outro universo, mas sim à sua própria entrada.

Foi inventada uma máquina do tempo?

Na verdade, já foi construída uma máquina do tempo. Os cientistas, contudo, ainda estão a trabalhar em como torná-lo tão eficiente quanto possível, como nos filmes de Volta ao Futuro.



Qual é o wormhole mais próximo da Terra?

Os astrónomos descobriram agora um buraco negro com apenas três vezes a massa do sol, tornando-o um dos mais pequenos jamais encontrados, e acontece que é o buraco negro mais próximo conhecido, a apenas 1.500 anos-luz da Terra.

É possível a interestelaridade?

Conclusão. A maioria dos cientistas duvida das viagens interestelares porque a barreira luminosa é muito difícil de quebrar. No entanto, para ir mais depressa que a luz, é preciso ir além da Relatividade Especial à Relatividade Geral e da teoria quântica.

Qual é o buraco negro mais próximo da Terra?

Em 2020, uma equipa de astrónomos do Observatório Europeu do Sul (ESO) descobriu o buraco negro mais próximo da Terra no sistema HR 6819, a apenas 1.000 anos-luz de distância, apenas para outros cientistas contestarem as descobertas. Acontece que esses críticos parecem ter tido razão.

Em que dimensão é que Deus vive?

As super cordas que vibram na 10ª dimensão são o que cria as partículas subatómicas que compõem o nosso universo e todos os outros universos possíveis. É aqui que Deus reside.

Em que dimensão estamos a viver?

Na vida quotidiana, habitamos um espaço tridimensional, um grande “armário” com altura, largura e profundidade, bem conhecido há séculos. Menos obviamente, podemos considerar o tempo como uma quarta dimensão adicional, tal como revelado por Einstein.



Alguém esteve num buraco negro?

Felizmente, isto nunca aconteceu a ninguém – os buracos negros estão demasiado afastados para atrair qualquer matéria do nosso sistema solar.

Os wormholes da NASA são reais?

Os buracos de vermes – atalhos através do espaço e do tempo – têm sido há muito tempo um ponto de partida da ficção científica. Mas alguns cientistas acreditam que em breve poderemos provar que eles são uma parte real do universo – tão real como o sol e as estrelas ou tu e eu.

O que é um buraco negro branco?

Os buracos brancos são regiões cósmicas teóricas que funcionam de forma oposta aos buracos negros. Tal como nada pode escapar de um buraco negro, nada pode entrar num buraco branco. Há muito que se pensava que os buracos brancos eram um produto de relatividade geral nascido das mesmas equações que os seus irmãos estelares desmoronados, buracos negros.



O tempo pode ser definido?

Os físicos definem o tempo como a progressão dos acontecimentos do passado para o presente e para o futuro. Basicamente, se um sistema não muda, é intemporal. O tempo pode ser considerado a quarta dimensão da realidade, utilizada para descrever eventos no espaço tridimensional.

Pode um buraco negro ser um buraco de minhoca?

Ao longo dos anos, os cientistas investigaram a possibilidade de os buracos negros poderem ser buracos de minhoca para outras galáxias. Podem até ser, como alguns têm sugerido, um caminho para outro universo.

Conseguirá sobreviver a um buraco negro?

Independentemente da explicação, sabemos que é muito pouco provável que alguém que entre num buraco negro sobreviva. Nada escapa a um buraco negro. Qualquer viagem para um buraco negro seria de sentido único. A gravidade é demasiado forte e não seria possível retroceder no espaço e no tempo para chegar a casa.

Os buracos negros estão quentes?

Os buracos negros são muito frios por dentro, mas incrivelmente quentes mesmo por fora. A temperatura interna de um buraco negro com a massa do nosso Sol é cerca de um milionésimo de um grau acima de zero absoluto.

Os seres humanos podem criar um buraco negro?

Os cientistas começaram portanto a criar buracos negros artificiais dentro dos laboratórios para estudar as suas propriedades. E uma dessas experiências, levada a cabo por cientistas do Instituto de Tecnologia Technion-Israel, provou que Stephen Hawking estava certo sobre os buracos negros desde o início.



O que acontece se uma pessoa entra num buraco negro?

Claro que, independentemente do tipo de buraco negro em que cair, acabará por ser despedaçado pela extrema gravidade. Nenhum material, especialmente corpos humanos carnudos, poderia sobreviver intacto. Depois, uma vez passado o limite do horizonte do evento, está feito. Não há saída.

Qual é a teoria do buraco negro de Stephen Hawking?

Gigantes adormecidos. Foi aí que entrou o Hawking. Em 1971, sugeriu que se formassem buracos negros no ambiente caótico dos primeiros momentos do Big Bang. Aí, bolsas de matéria poderiam atingir espontaneamente as densidades necessárias para fazer buracos negros, inundando o cosmos muito antes das primeiras estrelas brilharem…

E se não houver tempo?

Em zero segundos, a luz viaja a zero metros. Se o tempo parasse, passariam zero segundos, e portanto a velocidade da luz seria zero. Para que pudesse parar o tempo, teria de viajar infinitamente rápido.

O que disse Einstein no seu leito de morte?

No seu leito de morte, em 1955, trabalhou num discurso que estava programado para proferir no Dia da Independência de Israel. “Hoje falo-vos não como um cidadão americano e não como um judeu, mas como um ser humano”, começou ele. Ele pôs de lado que ontem à noite para pegar num caderno que estava cheio de cálculos rabiscados.

Porque Einstein disse que o tempo é uma ilusão?



Quando se pensa nisso, o tempo é uma construção arbitrária: é a nossa forma de fazer sentido crescer e envelhecer.

O nosso futuro já está escrito?

O futuro, embora desconhecido para si, parece já estar escrito. O próprio Einstein descreveu-o assim: “Pessoas como nós, que acreditam na física, sabem que a distinção entre passado, presente e futuro é apenas uma ilusão persistente e teimosa.

O tempo pode ser parado?

A resposta simples é: “Sim, é possível parar o tempo…. Tudo o que precisa de fazer é viajar à velocidade da luz”. A prática é, sem dúvida, um pouco mais difícil. A abordagem desta questão requer uma exposição mais completa da Relatividade Especial, a primeira das duas Teorias da Relatividade de Einstein.
Para mais perguntas, ver O que aconteceu nos silos do Damen?

O que é que Einstein diz sobre o tempo?

Albert Einstein escreveu uma vez: Pessoas como nós que acreditam na física sabem que a distinção entre passado, presente e futuro é apenas uma ilusão persistente e teimosa. O tempo, por outras palavras, disse ele, é uma ilusão…. Desde então, muitos físicos têm partilhado esta visão, de que a verdadeira realidade é intemporal.

É possível viajar através do tempo com a mente?



Acredita em viagens no tempo? Sempre que nos lembramos de algo do passado ou imaginamos algo que irá acontecer no futuro, embarcámos numa viagem mental através do tempo. Os cientistas descobriram que, quer viajemos mentalmente para o passado ou para o futuro, algumas das mesmas regiões do cérebro são activadas.

Quem inventou o tempo?

A medição do tempo começou com a invenção de solares no antigo Egipto algum tempo antes de 1500 AC. No entanto, o tempo que os egípcios mediam não era o mesmo que o tempo que os relógios de hoje medem. Para os egípcios, e mesmo durante mais três milénios, a unidade básica do tempo era o período da luz do dia.

Porque é que a viagem no tempo é impossível?

A curvatura do espaço-tempo faz com que os objectos se movam numa trajectória curva e esta curvatura do espaço é o que conhecemos como gravidade. Matematicamente, pode-se andar para trás ou para a frente nas três dimensões espaciais. Mas o tempo não partilha esta liberdade multidireccional.

Consegue ver um buraco negro com os seus olhos?

O buraco negro é mais próximo do nosso sistema solar do que qualquer outro encontrado até à data, e faz parte de um sistema triplo que pode ser visto a olho nu.

É possível viajar à velocidade da luz?

Com base na nossa compreensão actual da física e dos limites do mundo natural, a resposta, infelizmente, é não. De acordo com a teoria da relatividade especial de Albert Einstein, resumida na famosa equação E=mc2, a velocidade da luz (c) é algo como um limite de velocidade cósmica que não pode ser ultrapassado.

É possível viajar por via interplanetária?

A tecnologia necessária para viajar entre galáxias está muito para além das capacidades actuais da humanidade, sendo actualmente apenas objecto de especulação, hipótese e ficção científica. Contudo, teoricamente falando, não há nada que indique conclusivamente que a viagem intergaláctica seja impossível.

É possível o propulsor warp?

“Nenhum dos propulsores warp fisicamente concebíveis pode acelerar a velocidades mais rápidas que a da luz”, diz Bobrick. Isto porque precisaria de matéria capaz de ser ejectada a velocidades superiores à da luz, mas nenhuma partícula conhecida pode viajar tão depressa.

O nosso Sol tornar-se-á um buraco negro?

Não. Estrelas como o Sol não são suficientemente maciças para se tornarem buracos negros. Em vez disso, dentro de vários milhares de milhões de anos, o Sol derramará as suas camadas exteriores e o seu núcleo formará uma anã branca, uma bola densa de carbono e oxigénio que já não produz energia nuclear, mas que brilha por ser tão quente.

Como é destruído um buraco negro?

Para um buraco negro, qualquer matéria que entre no horizonte do evento é adicionada à massa. Disparar balas para um buraco negro, e apenas se cria um buraco negro ligeiramente mais maciço, ligeiramente mais perigoso. Detonar uma bomba nuclear dentro do horizonte do evento e apenas torna o buraco negro mais maciço.

Os wormholes afectam o tempo?

Os wormholes ligam dois pontos no espaço-tempo, o que significa que, em princípio, permitiriam viajar tanto no tempo como no espaço.

Que dimensão é um sonho?

Um mapa de experiências de sonho pode, portanto, ser descrito utilizando um modelo de tempo-espaço 4D (três dimensões do tempo, mais uma dimensão do espaço). Duas das dimensões temporais fluem no sentido anti-horário e uma flui no sentido horário na zona de sonho.

Os humanos são 3D ou 4D?

Assim, cada face humana possui simultaneamente uma estrutura volumétrica e um padrão de superfície únicos em três dimensões (ou 3D) e um padrão temporal ao longo do tempo em quatro dimensões (ou 4D).

Qual é o tamanho de um buraco negro?

Assim, um buraco negro pode ser um simples círculo plano e bidimensional, mas ainda assim exibe as propriedades que atribuiríamos a um fenómeno tridimensional. Na verdade, esta não é a primeira vez que hologramas e buracos negros são noticiados nos últimos tempos.