Porque é que os meus dentes estão a separar-se?


Os dentes movem-se com a idade?

Como é que os seus dentes podem mudar com a idade. É natural que os dentes se desloquem ao longo da vida, de acordo com a Associação Americana de Ortodontistas. Os seus dentes também se desgastam devido a uma vida inteira de mastigação, ranger e morder.

Porque é que os meus dentes se estão a separar?

O tamanho dos dentes e do osso maxilar pode ser determinado pela genética, pelo que o diastema pode ser hereditário. Também se pode desenvolver diastema se houver um crescimento excessivo do tecido que delimita a linha da gengiva e os dois dentes frontais superiores. Este crescimento excessivo provoca um intervalo entre estes dentes, resultando num espaço.

Porque é que os meus dentes parecem estar a ser empurrados uns contra os outros?

Quando as gengivas ficam inchadas devido a uma infecção ou formação de abcesso, podem exercer pressão sobre um ou mais dentes… A gengiva inchada pode empurrar um dente contra outro. Embora se possa sentir alguma pressão, é muitas vezes a infecção gengival ou o abcesso que é responsável pela maior dor e desconforto.


Quanto é que custa reparar as gengivas recuadas?

Embora isto possa variar consoante o dentista que consultar, o custo do tratamento da doença das gengivas pode custar até $2.000, ou mesmo mais. Isto significa que quanto mais cedo a doença for tratada, mais dinheiro irá poupar. Em muitos casos, pode ser necessário um enxerto de tecido gengival, que pode custar entre 1.600 e 2.000 dólares, se não mais.

Os colutórios ajudam na recessão das gengivas?

Os colutórios terapêuticos ajudam a prevenir a recessão gengival e a doença das gengivas. Reduzem a taxa de acumulação de tártaro, reduzem a quantidade de placa bacteriana nos dentes e removem as partículas de alimentos presas entre os dentes e noutras partes da boca.



Que vitamina ajuda a retrair as gengivas?

Benefícios da vitamina B

A deficiência de vitamina B pode causar retracção das gengivas, membranas mucosas sensíveis e dor de dentes. A vitamina B melhora a saúde oral em geral, previne as aftas e reduz a inflamação da língua. Fontes de vitamina B: Peixe, carne, aves, vegetais verdes, feijões, legumes e cogumelos.


Durante as fases iniciais da gengivite, a inflamação das gengivas pode ocorrer em apenas cinco dias. Dentro de duas a três semanas, os sinais de gengivite generalizada tornam-se mais visíveis. Se esta não for tratada, evoluirá para uma doença periodontal ligeira.