Protrusão significa hérnia?
Protrusão significa herniação? Mas, nalguns casos, o núcleo atravessa completamente o anel e sai do disco. A isto chama-se uma hérnia discal ou protrusão. Hérnia e protrusão são duas palavras para a mesma coisa. Se uma parte do disco se rompe, chama-se fragmento sequestrado.
Uma protuberância é uma hérnia discal?
A protrusão discal é um tipo de hérnia discal da coluna vertebral. A hérnia discal é uma forma comum de lesão do disco intervertebral causada pela idade, desgaste natural, acidentes traumáticos (quedas, acidentes de viação, colisões desportivas), lesões por uso excessivo ou repetitivo, obesidade e genética.
A protusão discal é pior do que a hérnia discal?
Em comparação com uma protuberância discal, uma hérnia discal tem mais probabilidades de causar dor porque, geralmente, faz mais protuberâncias e tem mais probabilidades de irritar as raízes nervosas. A irritação pode dever-se à compressão do nervo ou, muito mais frequentemente, a hérnia provoca uma inflamação dolorosa da raiz nervosa.
O que significa uma protusão discal?
A protrusão discal (também designada por abaulamento discal) é uma lesão comum nas costas que afecta os discos intervertebrais da coluna vertebral. Os discos intervertebrais separam as vértebras e proporcionam amortecimento, apoio, movimento e absorção de choques na coluna vertebral. São constituídos por um anel exterior resistente que envolve um núcleo macio e gelatinoso.
Como é que um disco protruído é tratado?
- Repouso. Um ou dois dias de repouso na cama ajudam normalmente a aliviar as dores nas costas e nas pernas.
- Medicamentos anti-inflamatórios não esteróides (AINEs). Os medicamentos como o ibuprofeno ou o naproxeno podem ajudar a aliviar a dor.
- Fisioterapia.
- Injecção epidural de esteróides.
Uma protrusão discal requer cirurgia?
Felizmente, a maioria das hérnias discais não necessita de cirurgia. Com o tempo, os sintomas da ciática/radiculopatia melhoram em cerca de 9 em cada 10 pessoas. O tempo de melhoria varia, desde alguns dias a algumas semanas.
Quanto tempo é que demora a sarar uma protuberância discal?
O tempo médio de cura de uma hérnia discal é de quatro a seis semanas, mas pode melhorar em poucos dias, dependendo da gravidade da hérnia e do local onde ocorreu. O factor mais importante na cura de uma hérnia discal é o tempo, porque na maior parte das vezes a hérnia resolve-se sozinha.
É possível ter uma hérnia discal durante anos?
As hérnias discais são uma causa comum de dores crónicas nas costas, especialmente em pessoas com idades compreendidas entre os 30 e os 50 anos. Enquanto muitas pessoas com hérnias discais sofrem de dor crónica e incessante, outras podem achar que os seus sintomas vão e vêm, ou pelo menos variam em gravidade.
Uma hérnia discal pode curar-se ao fim de 2 anos?
A cirurgia pode muitas vezes resolver os sintomas da hérnia discal mais rapidamente do que outros tratamentos. No entanto, em geral, quando não há danos nos nervos, o resultado a longo prazo do tratamento cirúrgico e não cirúrgico é o mesmo quando medido dois anos após o início dos sintomas.
Uma hérnia discal pode causar danos permanentes nos nervos?
A remoção de uma hérnia discal requer um trabalho à volta dos nervos da coluna vertebral. Durante a operação, estes nervos podem ser lesionados. Se isto acontecer, pode haver danos permanentes no nervo em causa. Isto pode causar dormência, fraqueza ou dor permanentes na zona da perna por onde o nervo passa.
Como é que ocorre a protusão discal?
Uma hérnia discal é normalmente o resultado de um desgaste gradual relacionado com a idade, designado por degeneração discal. À medida que envelhece, os seus discos tornam-se menos flexíveis e mais propensos a rasgar ou a romper-se mesmo com pequenos esforços ou torções. A maioria das pessoas não consegue identificar a causa da sua hérnia discal.
Quão comum é a protrusão discal?
As hérnias discais são comuns? Todos os anos, cerca de 2% das pessoas sofrem de uma hérnia discal. As hérnias discais são uma das principais causas de dor no pescoço e/ou no braço e nas costas e/ou nas pernas (ciática). Podem ocorrer em qualquer parte da coluna vertebral, mas as hérnias discais ocorrem mais frequentemente na zona lombar ou no pescoço.
O que causa a protusão discal no pescoço?
O processo de envelhecimento e o desgaste da coluna vertebral podem causar uma hérnia discal no pescoço. Uma hérnia discal também pode ser causada por actividades repetitivas ou por uma lesão na coluna vertebral.
Caminhar é bom para uma hérnia discal?
Caminhar é uma excelente opção para os doentes com hérnias discais, uma vez que estimula o fluxo de sangue e de oxigénio para as células. Também ajuda a manter os discos hidratados, o que é importante para a cura. Outras actividades aeróbicas de baixo impacto a experimentar incluem a natação e o ciclismo.
Que actividades devem ser evitadas quando se tem uma hérnia discal?
- Sentar-se demasiado. Sentar-se coloca mais pressão sobre os discos da coluna vertebral, especialmente quando se inclina para a frente num assento.
- Lavar.
- Aspirar.
- Alimentar um animal de estimação.
- Exercício extenuante.
- Limpar a neve ou fazer jardinagem.
- Mais informações:
Que exercícios são maus para a hérnia discal?
Hérnia discal: exercícios a evitarLevantar pesos pesados e fazer exercícios de peso morto.abdominais ou crunches que exigem dobrar e puxar o pescoço. Correr ou outros exercícios que exerçam uma força repetida sobre a coluna vertebral. Actividades desportivas que exercem pressão sobre a coluna vertebral (e a maior parte delas!).
Quanto tempo dura o internamento hospitalar após uma discectomia?
Deve contar ficar no hospital durante cerca de 3 a 7 dias, dependendo da sua idade, da operação, das circunstâncias em casa, etc. 2. Escolha pijamas ou camisas de noite leves e largos que possam ser usados por cima do espartilho que terá de usar após a operação.
Um quiroprático pode tratar uma hérnia discal?
Para tratar uma hérnia discal, o seu quiroprático desenvolverá um plano de tratamento que pode incluir a manipulação da coluna vertebral – também conhecida como ajustamentos – e outras técnicas quiropráticas para ajudar a aliviar os sintomas da hérnia discal.
Quanto tempo demora a cicatrização dos nervos após uma discectomia?
A maioria dos doentes sente um alívio significativo da dor nas pernas imediatamente após a cirurgia de microdiscectomia. No entanto, a fraqueza, a dormência e outros sintomas neurológicos podem melhorar mais gradualmente. Pode demorar semanas ou meses até que a raiz nervosa cicatrize ao ponto de a dormência e a fraqueza desaparecerem.
Qual é a diferença entre uma protrusão discal e uma hérnia?
O material do disco protuberante ainda está contido no anel. Mas, nalguns casos, o núcleo atravessa completamente o anel e espreme-se para fora do disco. Este fenómeno é designado por hérnia discal ou protrusão discal. Hérnia e protrusão são duas palavras para a mesma coisa.
O que é que acontece se uma hérnia discal não for tratada?
Se deixar uma hérnia discal sem tratamento, pode sentir dores fortes e agudas, paralisia parcial ou incapacidade de controlar os movimentos intestinais em situações relativamente graves.
Uma hérnia discal pode paralisá-lo?
Com uma hérnia discal, a cápsula racha ou rompe-se e o núcleo desliza para fora. Isto pode irritar a medula espinal ou os nervos próximos, causando fraqueza e dormência nos braços ou nas pernas.
Como é que se pode viver com uma hérnia discal sem cirurgia?
A boa notícia é que a grande maioria das hérnias discais pode ser tratada sem cirurgia, recorrendo à terapia manual e ao exercício ou ao tratamento discal da IDD Therapy. Apenas uma pequena percentagem dos casos é submetida a cirurgia.
Qual a percentagem de hérnias discais que se curam?
A boa notícia é que, na maioria dos casos, 90% das vezes, a dor causada por uma hérnia discal desaparece por si só no prazo de seis meses. Inicialmente, o seu médico irá provavelmente recomendar-lhe que tome um analgésico de venda livre e que limite as actividades que causam dor ou desconforto.
As hérnias discais aparecem na radiografia?
Exames imagiológicosAs radiografias simples não detectam hérnias discais, mas podem excluir outras causas de dores nas costas, como infecções, tumores, problemas de alinhamento da coluna vertebral ou um osso partido. TAC
Como saber se a hérnia discal está a piorar?
Algumas pessoas sentem as pernas ou os pés dormentes ou com formigueiro. A dor de uma hérnia discal é normalmente pior quando se está activo e melhora quando se descansa. Tossir, espirrar, sentar-se, conduzir e inclinar-se para a frente podem agravar a dor.