Qual é o processo anterior do calcâneo?


O que é o processo anterior do calcâneo? O processo anterior do calcâneo é uma proeminência no osso do calcanhar (calcâneo) que se encontra em frente e fora do tornozelo (Figura 1). As fracturas do processo anterior do calcâneo ocorrem após uma lesão aguda do pé.

Onde está o processo anterior do calcâneo?

O processo anterior do calcâneo está localizado na porção anterior (frontal) do osso do calcanhar. O exame radiográfico e ultra-sonográfico pode mostrar um processo anterior da fractura do calcâneo.

O que se prende com o processo anterior do calcâneo?

O ligamento bifurcado Fixa o processo anterior do calcâneo aos ossos navicular e cubóide. A tracção excessiva neste ligamento pode resultar numa fractura do processo anterior do calcâneo.

O que é o processo do calcâneo?

A superfície posterior do cubóide é lisa, triangular e côncava-convexa, para articulação com a superfície anterior do calcâneo; o seu ângulo inferomial projecta-se posteriormente como um processo, o processo do calcâneo, que está subjacente e suporta a extremidade anterior do calcâneo.

O que é uma fractura do processo do calcâneo?

As fracturas do processo calcaneal anterior são o resultado de lesão por inversão e flexão plantar. Representa uma fractura de avulsão do ligamento bifurcado. A fractura é classificada como uma fractura extra-articular do calcâneo (não envolve a articulação subtalar), mas pode estender-se à articulação calcaneocubóide.

O que é o calcâneo posterior?

O calcâneo é o maior osso do pé. Projecta-se posteriormente à tíbia e ao perónio e actua como uma pequena alavanca para os músculos da panturrilha (gastrocnêmio e sola) que se inserem na sua superfície posterior através do tendão de Aquiles. Desempenha também um papel importante na sustentação e estabilidade do peso.

Porque é que o talo é importante?

Onde o tálus encontra os ossos do pé, ele forma a articulação mais subtil. Esta articulação é importante para caminhar em terrenos irregulares. Para além de ligar o pé à perna e ao corpo, o tálus ajuda a transferir peso e pressão através da articulação do tornozelo.



O que se prende ao calcâneo?

Três músculos ligados ao calcâneo: o gastrocnemius, o soleus e o plantaris. Estes músculos fazem parte do compartimento posterior da perna e ajudam a andar, correr e saltar.

O que é o osso do calcâneo?

O calcâneo (osso do calcanhar) é o maior dos ossos de alcatrão do pé. Está localizado na parte de trás do pé (retropé) abaixo dos três ossos que formam a articulação do tornozelo.

O que se liga ao tubérculo calcâneo medial?

O tendão de Aquiles liga-se ao tubérculo do calcâneo. O extensor digitorum brevis: tem origem no lado dorsolateral do calcâneo e proporciona a extensão do segundo ao quarto dedo do pé. A alucinação do abdutor: tem origem no processo medial da tuberosidade do calcâneo e rapta o primeiro dedo do pé.

O calcâneo é anterior ou posterior?

O calcâneo é um osso irregular, aproximadamente em forma de caixa, que se encontra por baixo do talo. O seu eixo principal é orientado ao longo da linha média do pé, no entanto, desvia-se lateralmente para a linha média anterior. Projecta-se posteriormente para formar o núcleo do calcanhar.



O que significa calcâneo em latim?

As palavras “calcâneo” e “cálcio” provêm da mesma fonte. O calcâneo (do latim calcaneus, que significa calcanhar ou osso do calcanhar) é um osso no tarso do pé que forma o calcanhar. Nos humanos, o calcâneo é o maior dos ossos do tarso e o maior osso do pé.

O que é o calcâneo secundário?

O calcâneo secundário (SC) é um ossículo acessório da face anterior do calcâneo e é geralmente assintomático. Este osso acessório pode muitas vezes ser confundido com uma fractura do processo anterior do calcâneo.

Pode andar sobre um calcâneo fracturado?

Normalmente, não será capaz de colocar qualquer peso no pé fracturado durante 4 a 12 semanas. Quando começar a pôr peso, poderá ser apenas uma parte do seu peso. Pode levar 3 meses ou mais de cura antes de poder colocar o peso total no pé ferido. Isto pode acontecer quer tenha sido operado ou não.

Quais são os dois tipos mais comuns de fracturas calcárias?

As fracturas do cálculo têm aparências características baseadas no mecanismo da lesão e estão divididas em dois grupos principais, intra-articulares e extra-articulares. A maioria das fracturas do calcâneo (70% a 75%) são intra-articulares e resultam de uma carga axial que produz linhas de fractura por cisalhamento e compressão.

Como é tratada uma fractura do calcâneo?



  1. Não-peso por até 10-12 semanas.
  2. Imobilização em gesso fundido, bota de fractura ou tala durante 8-10 semanas.
  3. Elevação do pé. Ao descansar, descanse o pé em bancos ou almofadas para o manter acima do seu coração.


  4. Formação de gelo.
  5. Compressão.
  6. Analgésico.
  7. Exercícios de fisioterapia.

O calcâneo articula-se com a fíbula?

O tálus articula-se superiormente com a tíbia distal, o maléolo medial da tíbia, e o maléolo lateral da fíbula para formar a articulação do tornozelo. o tálusArticula-se inferiormente com o osso do calcâneo. O sustentaculum tali do calcâneo ajuda a apoiar o tálus.



O que é a bursa subcutânea do calcâneo?

A bursite subcutânea do calcâneo é uma condição que causa dor no calcanhar. Esta dor irradia da bursa localizada entre o tendão de Aquiles e a pele. Uma bursa é um saco cheio de líquido. O seu corpo tem muitas delas. Encontram-se em áreas onde pode haver fricção, como entre tendões e ossos.

Qual dos seguintes músculos se insere no calcâneo posterior através do tendão do calcâneo?

O músculo sola corre ao lado do músculo gastrocnémio e juntos inserem-se na superfície posterior do calcâneo através do tendão do calcâneo. O tendão do calcâneo, comummente chamado tendão de Aquiles, é o tendão mais forte do corpo humano.

Que tarsal é directamente anterior ao talo?

Anteriormente, o calcâneo articula-se com os ossos cubóides (articulação calcâneo-cubóide).

Que osso do tarso é mais frequentemente fracturado?

O calcâneo é o osso do alcatrão mais frequentemente fracturado e é responsável por 60% de todas as fracturas de alcatrão em adultos [1].

Porque é que o meu talo dói quando ando?



Lesões osteocondrais do talo (OLT):Uma lesão súbita pode danificar a cartilagem presente no topo do tálus (osso do calcanhar). Ocorre normalmente após uma lesão, como uma entorse de tornozelo. Se a cartilagem não cicatrizar adequadamente após a lesão, começa a quebrar-se e a causar uma lesão no OLT ou na cúpula do talar.

Qual é a função principal do calcâneo?

É um dos tarsais, os ossos que formam parte do pé e do tornozelo. O calcâneo é o maior osso do pé e fornece a base para todos os outros alcatrões e metatarsos. O calcâneo ataca o solo com cada passo ao correr ou andar.

De que é feito o calcâneo?

Nos humanos, o calcanhar é constituído pelo calcâneo (o maior dos ossos tarsais), almofadado por baixo por um saco bursal, uma almofada de gordura e pele espessa. O calcâneo é aproximadamente rectangular e articula-se no topo com o osso do tálus da articulação do tornozelo e na frente com o cubóide, outro osso tarsal.

Qual dos seguintes músculos se liga ao osso do calcâneo através do tendão do calcâneo?



tendão de Aquiles
TA2 2662
FMA 51061
Terminologia anatómica

Que tipo de osso é o esterno?

1. ossos planos Proteger os órgãos internos. Existem ossos planos no crânio (occipital, parietal, frontal, nasal, lacrimal e vómito), caixa torácica (esterno e costelas) e pélvis (ílio, ísquio e púbis). A função dos ossos planos é proteger órgãos internos como o cérebro, o coração e os órgãos pélvicos.