Qual era o estilo de pintura de Cezanne?
Quais são as características da pintura de Paul Cézanne?
As pinceladas exploratórias frequentemente repetitivas de Cézanne são altamente características e claramente reconhecíveis. Ele utilizou planos de cor e pequenas pinceladas que se acumulam para formar campos complexos. As pinturas transmitem o intenso estudo de Cézanne sobre os seus temas.
Que técnicas de pintura é que Paul Cézanne utilizou?
Paul Cézanne usou pinceladas pesadas durante os seus primeiros anos de vida e tinta de camadas espessas sobre a tela. A textura das composições é tangível e as marcas do seu pincel de palete podem ser obviamente discernidas. O trabalho inicial de Cézanne foi anteriormente chamado de “violento” por causa do trabalho apressado do pincel.
Que tipo de tinta é que a Cézanne utilizou?
Tintas a óleo fino Sennelier
O estúdio de Paul Cézanne em Aix-en-Provence confirmou-o: Sennelier foi o fornecedor de Paul Cézanne, que utilizou 18 tintas a óleo fino Sennelier. Estas cores ainda podem ser vistas na última paleta utilizada pelo pintor, que se encontra exposta no Musée Granet em Aix-en-Provence.
Quais foram as novidades sobre o método de pintura de Cézanne?
Tal como os impressionistas, adoptou uma técnica de “trabalho de escova partido”. No entanto, ao contrário das pinceladas rápidas, semelhantes a esboços característicos do Impressionismo, Cézanne empregou “pinceladas construtivas” – marcas meticulosamente dispostas que funcionavam em conjunto para criar formas geométricas.
De que forma as obras de Paul Cézanne são diferentes das obras de arte impressionistas?
Trabalhar ao ar livre, mas com um objectivo diferente
Tal como os impressionistas, trabalhou muitas vezes ao ar livre directamente perante os seus súbditos. Mas ao contrário dos impressionistas, Cézanne utilizava a cor, não como um fim em si, mas como uma linha, como uma ferramenta com a qual construía a forma e o espaço.
Como é que a Cézanne pintou a tela?
Tal como o seu herói Gustave Courbet, Cezanne preferiu pintar usando telas grosseiras e não aparadas para transmitir uma tensão dramática à sua obra. Usando uma faca de palete, Cezanne aplicou a sua tinta em manchas grossas e em bloco que depois formariam fendas na superfície rugosa da tela inacabada.