Quando é que a decisão está programada?


Quando é que a decisão está programada? A tomada de decisão programada envolve as decisões que já têm um plano ou regra em vigor. e é utilizada para chegar a uma solução ou conclusão. Por outras palavras, os gestores já tomaram tais decisões antes e é um processo repetitivo e rotineiro.

Quando deve ser utilizada a tomada de decisão programada?

As decisões programadas não se limitam necessariamente a questões simples, tais como políticas de férias ou similares; são também utilizadas para lidar com questões muito complexas, tais como os tipos de testes que um médico deve realizar antes de realizar uma grande cirurgia a um paciente com diabetes.

O que é uma decisão agendada?

As decisões programadas são aquelas que se repetem ao longo do tempo e para as quais pode ser desenvolvido um conjunto de regras existentes para orientar o processo.

O que é um exemplo de uma decisão programada?

Decisões programadas:

As decisões relacionadas com situações estruturadas, onde o problema é mais ou menos rotineiro e repetitivo por natureza, são conhecidas como decisões programadas. Por exemplo, os problemas relacionados com o licenciamento são resolvidos pela política relacionada com as regras de licenciamento.


Quando devem ser utilizadas decisões programadas e não-programadas?

As decisões programadas são aquelas baseadas em critérios bem compreendidos, enquanto que as decisões não programadas são novas e carecem de orientações claras para se chegar a uma solução. Os gestores podem estabelecer regras e orientações para decisões programadas com base em factos conhecidos, permitindo-lhes tomar decisões rapidamente.



Quais são as características da decisão programada?

As decisões programadas caracterizam-se por serem decisões repetitivas, rotineiras e estruturadas, automatizadas por uma sequência de procedimentos – não exigindo a intervenção do decisor – bem como por serem permanentes, servindo de guia para a definição de metas, objectivos, políticas e procedimentos organizacionais.

É uma técnica de tomada de decisão programada?

Uma decisão programada é utilizada para resolver problemas de rotina, repetitivos mas complexos. Estas técnicas são também chamadas Técnicas Quantitativas. Os gestores de nível inferior tomam estas decisões.

O que significa programado nos negócios?

O que são decisões programadas? As decisões programadas são repetitivas e de natureza rotineira. Ou seja, este tipo de decisão ou resposta a uma situação é comum dentro da organização e largamente automatizada. As decisões programadas são geralmente documentadas como Procedimentos, Políticas ou Regras.



Qual dos seguintes factores determina se uma decisão é agendada ou não agendada?

O factor mais significativo que determina se uma decisão é agendada ou não é agendada é: se o problema é novo ou invulgar.

O que é uma decisão estruturada ou programada?

Uma decisão programada. também conhecida como uma decisão estruturada. é rotineira e repetitiva e é levada a cabo no âmbito das políticas e regras da organização. … Estes critérios são estabelecidos pela política de promoção e os gestores só têm de decidir quais os funcionários que satisfazem os critérios de promoção e a decisão é tomada em conformidade.

Ao tomar decisões sobre o funcionamento quotidiano da empresa e os seus planos, esta abordagem é conhecida?

5. Decisão operacional: Uma decisão relacionada com o funcionamento quotidiano de uma organização é conhecida como uma decisão operacional. Este tipo de decisão é geralmente tomada pela gestão intermédia.

O que é uma técnica moderna de tomada de decisão programada?

As técnicas modernas de tomada de decisão programadas são: (a) Técnica de equilíbrio (b) Modelos de inventário (c) Programação linear (d) Simulação (e) Teoria da probabilidade (f) Árvore de decisão (g) Teoria das filas (h) Teoria dos jogos (i) Teoria das redes.

Como são programadas e não-programadas as decisões ligadas aos sistemas reflexivos e reactivos do cérebro?

As decisões não programadas terão geralmente de ser processadas através do sistema reflexivo no nosso cérebro para que possamos chegar a uma boa decisão. Mas com decisões programadas, a heurística pode permitir que os decisores mudem para o sistema rápido e reactivo e depois passem rapidamente para outros tópicos.



Quando Jermain é confrontado com situações novas e complexas, qual seria o melhor sistema de tomada de decisão?

Quando confrontado com situações novas e complexas, é melhor processar a informação disponível de forma lógica, analítica e metódica.

Qual é um exemplo de uma decisão não planeada?

Exemplos de decisões não planeadas incluem a decisão de adquirir outra organização, decidir quais os mercados globais que oferecem maior potencial, ou a decisão de vender uma visão não lucrativa. … A criação de uma nova estratégia organizacional é uma decisão não planeada.

O que são decisões programadas Mcq?

A decisão programada é também conhecida como decisões operacionais. … Qualquer empresa envolvida em qualquer tipo de negócio é confrontada com 100 decisões a tomar num dia. Estas serão tão mundanas como reabastecer o refrigerador de água, tão stressantes como satisfazer uma encomenda de um cliente em minutos.



Porque é que a tomada de decisão não programada é um processo complexo e incerto?

Estas decisões envolvem um grau considerável de incerteza, uma vez que os resultados das decisões nem sempre são conhecidos. Estas decisões baseiam-se numa ignorância parcial, uma vez que as alternativas e os seus resultados não podem ser conhecidos de antemão. São tomadas no contexto de condições ambientais em mudança e dinâmicas.

Qual dos seguintes elementos é uma declaração precisa sobre o impacto das decisões programadas?

Qual dos seguintes aspectos é uma afirmação precisa sobre o impacto das decisões programadas nas organizações? …diminuir a eficiência organizacional…

Porque é importante utilizar informação estruturada para tomar decisões?

A tomada de decisão estruturada é uma abordagem à análise cuidadosa e organizada das decisões de gestão dos recursos naturais. … Ao analisar cada componente separadamente e cuidadosamente dentro de um quadro de decisão abrangente, é possível melhorar a qualidade da tomada de decisões.

Qual é a diferença entre decisões programadas e não-programadas de uma perspectiva empresarial?

Pode estar a pensar num problema semelhante no seu negócio que atravessa ambas as categorias. Mas deverá ser capaz de colocar todas as decisões que enfrenta numa das duas categorias, se pensar em decisões programadas como envolvendo problemas estruturados e decisões não programadas como envolvendo problemas não estruturados.

Como implementar um melhor processo de tomada de decisão?



  1. Passo 1: Identificar a decisão. Compreende que tem de tomar uma decisão.
  2. Passo 2: Reunir informações relevantes.
  3. Passo 3: Identificar alternativas.
  4. Passo 4: Pesar as provas.
  5. Passo 5: Escolher de alternativas.


  6. Passo 6: Tomar medidas.
  7. Passo 7: Rever a sua decisão e as suas consequências.

Quando um gestor escolhe a primeira alternativa satisfatória que lhe vem à mente durante o processo de tomada de decisão, será que isso aconteceu?

Um modelo de decisão clássico descreve a tomada de decisões dentro dos limites de informação limitada e de alternativas limitadas. 16. um gestor que está a escolher a primeira alternativa aceitável que chega ao seu conhecimento enquanto resolve um problema está a tomar uma decisão de optimização. 17

Será esta uma técnica moderna de tomada de decisão não programada?



Uma vez que as decisões não programáveis não têm soluções padrão, os gestores devem gerar ideias criativas. Criatividade significa basicamente a capacidade de pensar em ideias novas e inovadoras. O método mais popular para fomentar a criatividade é o brainstorming.

Quais são as condições em que as decisões são tomadas?

Por conseguinte, o decisor deve conhecer as condições em que as decisões serão tomadas. Em geral, o tomador de decisão toma a decisão sob a condição de certeza, risco e incerteza. Há três condições que os gestores podem enfrentar ao tomarem decisões. São elas (1) Certeza, (2) Risco e (3) Incerteza.

Que tipo de tomada de decisão requer menos reflexão e aconselhamento Opções de decisão Acto de tomada de decisão Tomada de decisão diária Tomada de decisão departamental?

Tomada de decisão básica e rotineira

A tomada de decisões de rotina significa tais decisões, que são tomadas em relação às actividades quotidianas da organização e que requerem menos reflexão e aconselhamento. Estas são de natureza repetitiva.

Quando os gestores tomam decisões racionais mas limitadas pela sua capacidade de processar a informação a partir da qual estão a seguir o conceito?

5) De acordo com o conceito de racionalidade limitada, os gestores tomam decisões racionalmente, mas são limitados pela sua capacidade de processar informação.