Quando é que os accionistas podem processar a empresa?




Quando é que os accionistas podem processar a empresa? Como sabe, um accionista pode processar uma empresa e os seus proprietários ou administradores por má gestão da empresa ou por violação dos seus deveres fiduciários para com a empresa.

Quando é que um accionista pode processar a empresa?

Um accionista só pode intentar uma acção judicial em nome de uma sociedade depois de tentar resolver o problema com o conselho de administração e se a sociedade tiver uma causa de pedir válida mas se recusar a processar.





Como é que os accionistas podem processar a empresa?

Um accionista de uma sociedade pode processar os administradores ou o conselho de administração de uma sociedade, quer através de uma acção judicial directa, quer indirectamente através de uma acção derivada.

O que acontece quando os accionistas não estão de acordo?

A maioria dos desacordos entre accionistas acabará por ser resolvida através de uma simples votação por procuração. No entanto, em determinadas circunstâncias, existe também protecção para os accionistas minoritários quando os accionistas maioritários abusam da sua posição.



Quais são as razões para processar uma empresa?



  • Rescisão sem justa causa. Embora o contrato de trabalho possa ser rescindido em qualquer altura num estado de emprego à vontade, existem ainda formas de uma entidade patronal rescindir ilegalmente um contrato de trabalho.
  • Dedução do salário.
  • Danos pessoais.


  • Discriminação de empregados.
  • Assédio sexual e no local de trabalho.
  • Retaliação.
  • Difamação.



Porque é que uma empresa pode ser processada?

  • danos pessoais;
  • Responsabilidade por produtos;
  • Erro profissional;
  • Responsabilidade civil de instalações;


  • Violação de contrato;
  • Discriminação ou assédio;
  • Disparates;


  • Difamação;


Uma empresa pode ser processada por má gestão?

Não, os trabalhadores não podem ser processados por má gestão. … Em segundo lugar, mesmo que os funcionários, enquanto grupo, sejam proprietários da empresa o suficiente para lhes dar uma base legal para processar por má gestão como proprietários, o conselho de administração gere a empresa em nome dos proprietários.

Um accionista pode processar em nome de uma empresa?

Geralmente, um accionista só pode processar em nome de uma sociedade quando esta tem uma causa de pedir válida, mas se recusou a utilizá-la. Este é frequentemente o caso quando o réu na acção judicial é alguém próximo da empresa, como um director ou um funcionário da empresa.

Os accionistas são responsáveis pela dívida de uma empresa?

Em geral, os accionistas não são pessoalmente responsáveis pelas dívidas da sociedade. Os credores só podem cobrar as suas dívidas indo atrás dos activos da sociedade. Em geral, os accionistas só serão responsabilizados se tiverem assinado ou garantido pessoalmente as dívidas da sociedade.

Os accionistas têm o direito de processar?

Por conseguinte, a sociedade, e não os seus accionistas, tem o direito de intentar uma acção judicial por danos que lhe sejam causados; e (ii) na ausência da regra, um accionista pode sempre intentar uma acção judicial por danos causados à sociedade que indirectamente causem danos ao accionista.



Como é resolvido um litígio entre accionistas?

A arbitragem pode ser uma forma muito eficiente e eficaz de resolver litígios entre accionistas. Por esta razão, é comum que os acordos de accionistas contenham uma “cláusula de arbitragem” que especifique que qualquer litígio deve ser resolvido por arbitragem.

Pode um proprietário processar a sua própria empresa?

Sim. O proprietário de uma sociedade é uma pessoa que possui todas as acções em circulação da sociedade. Embora a entidade corporativa proteja os bens do “proprietário”, se o proprietário actuar fora dos poderes da empresa ou cometer fraude contra outros em nome da empresa, pode ser processado pessoalmente.

Quais são os direitos dos accionistas?

Aos accionistas ordinários são concedidos seis direitos: poder de voto, propriedade, direito de transferência de propriedade, dividendos, direito de inspeccionar os documentos da empresa e direito de processar por irregularidades.

Uma empresa pode processar o seu próprio director?

Uma empresa é uma pessoa colectiva; por conseguinte, os administradores não são pessoalmente responsáveis por agirem em seu nome. … No entanto, se um director agir para além da sua autoridade, pode ser considerado pessoalmente responsável.

Quem paga por uma acção derivada?



A maioria das acções derivadas é resolvida e, portanto, não vai a julgamento ou recurso. O advogado principal do queixoso geralmente determina se uma proposta de acordo é aceitável. Os honorários a pagar ao advogado principal são geralmente negociados como parte do acordo global de uma acção derivada.

Quem pode processar os directores?

A Lei das Sociedades Comerciais permite que certas pessoas, incluindo um antigo e actual accionista ou administrador, solicitem ao Tribunal autorização para processar em nome de uma sociedade, desde que a acção seja uma acção que a sociedade tenha o direito de processar por direito próprio e possa usufruir dos frutos do litígio.

Que poderes têm os accionistas?

Todos os accionistas têm o direito de ser notificados e de participar nas assembleias gerais. Isto inclui as Assembleias Gerais Anuais e as Assembleias Gerais Extraordinárias, mas não se estende às reuniões dos administradores da empresa. Os accionistas terão normalmente direito de voto na Assembleia Geral.

Os accionistas podem levar os administradores a tribunal?

O maior perigo é que qualquer accionista pode levá-lo a tribunal com o argumento de que os assuntos da empresa foram conduzidos de uma forma “injustamente prejudicial” para os seus interesses. Trata-se de acções pessoais e não de acções intentadas pela empresa.

Uma empresa sabe quem possui as suas acções?



A empresa saberia quais as acções detidas por pessoas com informação privilegiada, como directores e administradores, e grandes accionistas que são obrigados a apresentar informações ao abrigo dos regulamentos da SEC. A maioria dos accionistas públicos detém as suas acções em contas de corretagem, onde as acções nunca são registadas em nome do proprietário efectivo.

Um accionista pode ser obrigado a vender as suas acções?

Em geral, os accionistas só podem ser obrigados a renunciar ou a vender acções se os estatutos ou um acordo contratual incluírem essa exigência. Na prática, as empresas privadas dispõem frequentemente de estatutos ou contratos adequados para que os proprietários-gerentes possam manter o controlo se uma pessoa abandonar a empresa.

Como intentar uma acção judicial contra uma empresa?

Se uma empresa não prestar um bom serviço ou não fornecer um bom produto, os clientes têm o direito de apresentar uma queixa contra a empresa e procurar obter reparação no tribunal/foro do consumidor. Obtenha apoio até o seu caso ser resolvido.

Os investidores são responsáveis?

Investidores de capital e estruturação da sua empresa

Os sócios gerais têm muito controlo, mas também são pessoalmente responsáveis pelas dívidas e responsabilidades da empresa. Por conseguinte, a maioria dos investidores em acções evita as sociedades em nome colectivo para evitar a responsabilidade pessoal.

Quando é que um director pode ser considerado pessoalmente responsável?

Um administrador que permita que a sua empresa incorra em responsabilidades após o momento em que se tornou insolvente pode tornar-se pessoalmente responsável pelas dívidas da empresa contraídas após esse momento.

Os accionistas pagam pelas perdas?

Os accionistas estão sujeitos a mais-valias (ou menos-valias) e/ou a pagamentos de dividendos como credores residuais dos lucros de uma empresa. … Em caso de falência, os accionistas podem perder até a totalidade do seu investimento.

Um accionista minoritário pode processar um accionista maioritário?

Os accionistas minoritários podem intentar uma acção judicial ou uma acção derivada contra os accionistas maioritários em nome da própria sociedade. Dependendo das percentagens de voto, os accionistas podem simplesmente decidir dissolver voluntariamente a sociedade e dividir os restantes lucros e activos.

Posso processar uma empresa por sofrimento emocional?

Posso processar o meu patrão por sofrimento emocional? Tanto a sua entidade patronal como o seu patrão, individualmente, podem intentar uma acção contra eles no âmbito da sua queixa por angústia emocional contra a sua entidade patronal.