Que medicamento contra o cancro é um agente alquilante?


Exemplos de agentes alquilantes incluem o clorambucil, a ciclofosfamida, a tiotepa e o busulfan.


Que medicamentos são agentes alquilantes?

  • Altretamina.
  • Bendamustina.
  • busulfan.
  • carboplatina.
  • Carmustina.
  • Clorambucil.
  • cisplatina.
  • ciclofosfamida.

Qual dos seguintes agentes quimioterapêuticos é classificado como um agente alquilante?

Existem vários tipos de agentes alquilantes utilizados em tratamentos de quimioterapia: Derivados do gás mostarda: mecloretamina, ciclofosfamida, clorambucil, melfalano e ifosfamida. Etileniminas: tiotepa e hexametilmelamina. Alquilsulfonatos: Busulfan.



A cisplatina é um agente alquilante?

A cisplatina é classificada como um agente alquilante. Os agentes alquilantes são mais activos na fase de repouso da célula. Estes fármacos não são específicos do ciclo celular.

A carboplatina é um agente alquilante?

A carboplatina é um complexo de coordenação de agentes alquilantes de platina administrado por via intravenosa. É utilizada como agente quimioterapêutico para o tratamento de vários tipos de cancro, principalmente cancro do ovário, da cabeça e do pescoço e do pulmão.

Que medicamento não é um agente alquilante?

Nota: Embora os agentes anticancerígenos que contêm platina, a carboplatina, a cisplatina e a oxaliplatina sejam frequentemente classificados como agentes alquilantes, não o são.



O que se entende por agente alquilante?

Oiça a pronúncia (AL-kuh-LAY-ting AY-jent) Tipo de medicamento utilizado no tratamento do cancro. Interfere com o ADN da célula e inibe o crescimento das células cancerígenas.

A ciclofosfamida é um agente alquilante?

Não. A ciclofosfamida pertence a uma classe de medicamentos denominados agentes alquilantes. Quando a ciclofosfamida é utilizada para tratar o cancro, actua retardando ou parando o crescimento das células cancerígenas no organismo. Quando a ciclofosfamida é utilizada para tratar a síndrome nefrótica, actua suprimindo o sistema imunitário do organismo.

Para mais perguntas, consulte Can you go east to west?



Que medicamento alquilante é um medicamento anticancerígeno?

ciclofosfamida – o agente alquilante mais utilizado nos tempos modernos.

Qual dos seguintes agentes anticancerígenos funciona como um ciclo celular específico?

Os antimetabolitos são específicos do ciclo celular. Os antimetabolitos são mais eficazes durante a fase S da divisão celular porque actuam principalmente nas células em processo de síntese de novo ADN para a formação de novas células.



Quem é que fabrica a vincristina?

A escassez está parcialmente relacionada com atrasos no fabrico da Pfizer, que é actualmente o único fabricante de vincristina. A Tevaque Pharmaceuticals, que também fabricava vincristina, tomou a “decisão comercial” de deixar de produzir o medicamento em Julho.

Qual dos seguintes são exemplos de agentes alquilantes?

  • Mostarda de nitrogénio.
  • Alquilsulfonatos.


  • Nitrosoureias.
  • Triazinas.
  • Etilenoiminas.
  • Metil-hidrazina.

O que são agentes alquilantes bifuncionais?

Agentes alquilantes



O principal modo de acção da maioria dos fármacos alquilantes é a ligação cruzada das cadeias de ADN. Podem ser classificados como agentes alquilantes monofuncionais, que envolvem reacções com uma única cadeia de ADN, ou agentes alquilantes bifuncionais, que reticulam duas cadeias de ADN.

A oxaliplatina é um agente alquilante?

A oxaliplatina é classificada como um agente alquilante… Os agentes alquilantes são mais activos na fase de repouso da célula. Estes medicamentos não são específicos do ciclo celular. Existem vários tipos de agentes alquilantes.

Porque é que a cisplatina é utilizada como medicamento contra o cancro?

Resumo. A cisplatina é um dos agentes anticancerígenos mais eficazes e amplamente utilizados no tratamento de tumores sólidos. É geralmente considerada como um fármaco citotóxico que mata as células cancerosas danificando o ADN e inibindo a síntese do ADN.



Que tipo de medicamento é a cisplatina?

A cisplatina pertence a uma classe de medicamentos conhecidos como compostos contendo platina. Funciona parando ou abrandando o crescimento das células cancerígenas.

Em que reacção química estão envolvidos os agentes alquilantes?

Agentes alquilantes. Os agentes alquilantes são um grupo de produtos químicos desinfectantes fortes que actuam através da substituição de um átomo de hidrogénio numa molécula por um grupo alquilo (CnorteH2n+1), inactivando assim enzimas e ácidos nucleicos (Figura 13.3.11).

Os agentes alquilantes podem causar leucemia?

Os agentes alquilantes aumentam o risco de leucemia mielóide aguda secundária, geralmente precedida por uma fase mielodisplásica. O risco tem sido correlacionado com a dose total de agentes alquilantes.

O veneno de cobra é utilizado na quimioterapia?

O veneno de cobra é utilizado na preparação de produtos químicos necessários para a quimioterapia de doentes com cancro em fase terminal… O valor do veneno é tão elevado que é utilizado para tratar doentes com cancro na China.

Quais são as três toxicidades mais comuns causadas pelos fármacos alquilantes?

As toxicidades características dos agentes alquilantes são a toxicidade hematopoiética, gastrointestinal, gonadal e do SNC.

A cisplatina é um medicamento à base de platina?

A cisplatina, um medicamento à base de platina, é utilizada em quimioterapia combinada para uma vasta gama de tumores sólidos.

Quem fabrica o Alimta?

O Alimta (pemetrexedo) é um medicamento de quimioterapia fabricado pela Eli Lilly e foi aprovado pela FDA para o tratamento do mesotelioma pleural e do cancro do pulmão de células não pequenas. A Mylan não é a primeira a desenvolver genéricos para o Alimta.

O que são medicamentos para o cancro?

Medicamento anticancerígeno, também designado medicamento antineoplásico, qualquer medicamento que seja eficaz no tratamento de doenças malignas ou cancerígenas. Existem várias classes principais de medicamentos anticancerígenos; estas incluem agentes alquilantes, antimetabolitos, produtos naturais e hormonas.

O clorambucil é um agente alquilante?

O clorambucil é classificado como um agente alquilante. Os agentes alquilantes são mais activos na fase de repouso da célula. Estes medicamentos não são específicos do ciclo celular. Existem vários tipos de agentes alquilantes.

Para mais perguntas, ver Quando é que o antagonista não é uma pessoa?

O metotrexato é um agente alquilante?

A ciclofosfamida, a azatioprina, o clorambucil e o metotrexato são os fármacos citotóxicos mais utilizados para fins imunossupressores. A ciclofosfamida e o clorambucil são agentes alquilantes que provocam ligações cruzadas do ADN, resultando numa alteração da produção de proteínas, na diminuição da divisão celular e na morte celular.

Para que é utilizada a vincristina?

A vincristina é utilizada em associação com outros medicamentos de quimioterapia para tratar certos tipos de leucemia (cancro dos glóbulos brancos), incluindo a leucemia mielóide aguda (LMA, LLA) e a leucemia linfoblástica aguda (LLA), o linfoma de Hodgkin (doença de Hodgkin) e o linfoma não-Hodgkin (tipos de cancro que começam nos gânglios linfáticos do…

Que tipo de medicamento é a doxorrubicina?

A doxorrubicina pertence a uma classe de medicamentos denominados antraciclinas. Funciona abrandando ou parando o crescimento das células cancerígenas no corpo.

Qual das seguintes substâncias é uma fonte de medicamentos anti-cancro?

Não só os mariscos representam a principal fonte de fármacos anticancerígenos, como também existem outras fontes vitais, como plantas, animais, invertebrados e micróbios terrestres, por exemplo o Taxol; é um fármaco antineoplásico obtido da casca do teixo ocidental (Taxus brevifolia L., Taxaceae), que se revelou útil na…

A vincristina é específica do ciclo celular?

A vinblastina e a vincristina são alcalóides derivados da planta pervinca Catharanthus roseus. Estes compostos têm uma actividade específica do ciclo celular na fase Mlo que é consistente com a sua capacidade de inibir a polimerização da tubulina e impedir a formação do fuso mitótico.

A vincristina é um produto biológico?

A vincristina é um medicamento de quimioterapia contra o cancro (“antineoplásico” ou “citotóxico”). A vincristina é classificada como um alcalóide vegetal.

Que tipo de medicamento é a ciclofosfamida?

A ciclofosfamida é utilizada para tratar vários tipos de cancro. É um medicamento de quimioterapia que actua abrandando ou parando o crescimento celular. A ciclofosfamida também actua diminuindo a resposta do sistema imunitário a várias doenças.

Qual é o melhor medicamento contra o cancro?

No topo da lista dos melhores medicamentos contra o cancro está o Revlimid (lenalidomida) da Celgene. Este medicamento tem sido muito bem sucedido no tratamento do mieloma múltiplo porque promove respostas imunitárias que retardam o crescimento do tumor. Também é utilizado no tratamento de síndromes mielodisplásicas (MDS).

Que medicamento contém vincristina?

Dados clínicos
Número CAS 57-22-7
PubChem CID 5978
IUPHAR/BPS 6785
Banco de medicamentos DB00541

A vincristina e a vinblastina são a mesma coisa?

A diferença entre a vinblastina (1) e a vincristina (2) é que a primeira tem um grupo metilo, enquanto a segunda tem um grupo formilo no azoto indol do esqueleto da vindolina (Figura 1).

Que tipo de medicamento é a oxaliplatina?

A oxaliplatina pertence a uma classe de medicamentos denominados agentes antineoplásicos contendo platina. Funciona matando as células cancerígenas.

Como é que os antimetabolitos funcionam?

Os antimetabolitos são chamados de um tipo de medicamento “citotóxico” porque matam as células. Funcionam imitando as moléculas de que uma célula necessita para crescer. As células são levadas a tomar os medicamentos e depois utilizam os antimetabolitos em vez dos seus blocos de construção normais de material genético – ARN e ADN.

Qual dos seguintes termos é utilizado para descrever um tumor bem definido que está contido e não se espalhará para outras partes do corpo?

Estas células podem formar uma massa chamada tumor. Um tumor pode ser canceroso ou benigno. Um tumor canceroso é maligno, o que significa que pode crescer e espalhar-se para outras partes do corpo. Um tumor benigno significa que o tumor pode crescer mas não se vai espalhar.

Porque é que os agentes alquilantes são mutagénicos?

A mutagenicidade está relacionada com a capacidade dos agentes alquilantes para formar ligações cruzadas e/ou transferir um grupo alquilo para formar monoaductos no ADN. A localização mais frequente dos aductos no ADN é nas guaninas. As mutações expressas envolvem diferentes substituições de bases, incluindo todos os tipos de transições e transversões.

Para mais perguntas, ver Como se diz tsunami em japonês?

Como é que os antibióticos antitumorais funcionam?

Os antibióticos antitumorais são um tipo de quimioterapia. Normalmente, actuam alterando o material genético das células cancerígenas.

Os agentes alquilantes são mutagénicos?

Os agentes químicos mutagénicos mais utilizados são os agentes alquilantes, como o etilmetano sulfonato e a N-metil-N-nitrosoureia, que induzem mutações pontuais no ADN.

Para que é utilizada a carboplatina?

A carboplatina pertence a um grupo de medicamentos conhecidos como agentes alquilantes. É utilizada no tratamento do cancro do ovário. Também pode ser utilizado no tratamento de outros tipos de cancro, conforme determinado pelo seu médico.

Porque é que a cisplatina é um químico importante?

A cisplatina, cisplatina ou cis-diaminodicloroplatina (II) é um medicamento de quimioterapia bem conhecido. Tem sido utilizada no tratamento de numerosos cancros humanos, incluindo os cancros da bexiga, da cabeça e do pescoço, do pulmão, do ovário e dos testículos.

Qual é a diferença entre cisplatina e carboplatina?

A cisplatina e a carboplatina têm perfis de toxicidade diferentes; a cisplatina está associada a uma maior taxa de náuseas, vómitos, nefrotoxicidade e ototoxicidade, enquanto a carboplatina tem um maior risco de mielossupressão e neurotoxicidade6.

Como é que a cisplatina funciona com a radiação?

A cisplatina sensibiliza as células cancerígenas à radiação ionizante através da inibição da junção de extremidades não-homólogas – PMC. O domínio . gov significa que é oficial.

A cisplatina é um composto organometálico?

A cisplatina foi o primeiro membro dos compostos organometálicos com propriedades anticancerígenas. Independentemente dos efeitos secundários graves (como a nefrotoxicidade, a ototoxicidade, etc.) e do desenvolvimento de resistências, a cisplatina e os seus derivados são, até à data, os fármacos mais bem sucedidos e amplamente utilizados na terapia de tumores sólidos.

O que é a quimioterapia 5fu?

O FLUOROURACIL, 5-FU (flure oh YOOR a sil) é um medicamento de quimioterapia. Abranda o crescimento das células cancerígenas. Este medicamento é utilizado para tratar muitos tipos de cancro, como o cancro da mama, cancro do cólon ou do recto, cancro do pâncreas e cancro do estômago.

Quais são os exemplos de agentes alquilantes?

Exemplos de agentes alquilantes são as mostardas azotadas (clorambucil e ciclofosfamida), a cisplatina, as nitrosoureias (carmustina, lomustina e semustina), os alquilsulfonatos (busulfan), as etilenoiminas (tiotepa) e as triazinas (dacarbazina).

A ciclofosfamida é um agente alquilante?

A ciclofosfamida pertence a uma classe de medicamentos denominados agentes alquilantes. Quando a ciclofosfamida é utilizada para tratar o cancro, actua retardando ou parando o crescimento das células cancerígenas no corpo. Quando a ciclofosfamida é utilizada para tratar a síndrome nefrótica, actua suprimindo o sistema imunitário do organismo.

A cisplatina é um agente alquilante?

A cisplatina é classificada como um agente alquilante. Os agentes alquilantes são mais activos na fase de repouso da célula. Estes fármacos não são específicos do ciclo celular.

Que fármacos são exemplos de agentes alquilantes utilizados na quimioterapia?

  • Altretamina.
  • Bendamustina.
  • busulfan.
  • carboplatina.
  • Carmustina.
  • Clorambucil.
  • cisplatina.
  • ciclofosfamida.

Quem fabrica a vincristina?

A escassez está parcialmente relacionada com atrasos no fabrico da Pfizer, que é actualmente o único fabricante de vincristina. A Tevaque Pharmaceuticals, que também fabricava vincristina, tomou a “decisão comercial” de deixar de produzir o medicamento em Julho.

A doxorrubicina é um agente alquilante?

Entre os quimioterápicos, os agentes alquilantes são os mais utilizados… Rituximab, ciclofosfamida, doxorrubicina, vincristina e prednisona (R-CHOP) é um regime muito eficaz mas potencialmente neurotóxico.

Qual é o medicamento que não é um agente alquilante?

Nota: Embora os agentes anticancerígenos que contêm platina, a carboplatina, a cisplatina e a oxaliplatina sejam frequentemente classificados como agentes alquilantes, não o são.