Qué significa oratorio en música?

O que significa oratório em música? oratorio, uma composição musical em grande escala sobre um tema sagrado ou semi-sagrado, para vozes a solo, coro e orquestra. O texto de um oratório é geralmente baseado nas escrituras, e a narração necessária para passar de uma cena para outra é fornecida por recitativos cantados por várias vozes para preparar o caminho para os ares e coros.

Quais são as características do oratório?

Um oratório (pronúncia italiana: [oraˈtɔːrjo]) é uma grande composição musical para orquestra, coro e solistas. Como a maioria das óperas, um oratório inclui o uso de um coro, solistas, um conjunto instrumental, várias personagens distinguíveis, e árias.

O que é um exemplo de um oratório?

O famoso “Coro Aleluia” de Handel é de uma obra maior chamada “Messias”. Com coro, solistas e orquestra, pode-se ter pensado que se tratava de uma ópera, mas o seu tema religioso e simples encenação são as marcas de um oratório. Um oratório é uma obra musical dramática baseada num tema religioso.

O oratório é um género?

Em termos simples, oratório denota uma obra (geralmente) sagrada para solistas, coro e orquestra destinada a concertos. Um género que atingiu o seu auge em Londres de Handel começou, modestamente, na Roma católica. … Em meados do século XVII, as actuações no oratório eram uma grande atracção cultural em Roma.

Como é que um oratório é semelhante a uma ópera?

Como uma ópera, um oratório inclui a utilização de um coro, solistas, um conjunto, várias personagens e árias distinguíveis. Contudo, a ópera é teatro musical, enquanto um oratório é estritamente uma peça de concerto, embora os oratórios sejam por vezes executados como óperas e as óperas sejam por vezes apresentadas em forma de concerto.

Quem escreveu mais oratorios?

Durante a sua vida, Handel compôs cerca de 30 oratórios e cerca de 50 óperas. Pelo menos 30 destas óperas foram escritas para a Royal Academy of Music, a primeira companhia de ópera italiana de Londres.

https://www.youtube.com/watch?v=QL0fE5v30Sg



Quais são os 3 tipos de óperas?

  • Bel Canto. Esta frase italiana significa “canto bonito”.
  • Ópera Bufa. Ópera cómica, sempre cantada em italiano.
  • Ópera Seria. Ópera séria.


  • Grande Ópera. Ópera espectacular.
  • Drama musical. Um estilo de ópera criado por um único artista que escreve tanto texto como música para fazer avançar o drama.

Quais são os exemplos de música barroca?

  • Bach – Suítes para violoncelo.
  • Vivaldi – As Quatro Estações.


  • Canon em D major – Johann Pachelbel.
  • Handel – Messias.
  • Henry Purcell – Rainha das Fadas.


  • Scarlatti – (Sonatas para cravo)
  • Corelli- 12 Concerti Grossi, op.
  • Bach – Concertos de Brandenburgo.

Em que período é a massa?

O cenário musical do Ordinário da Missa foi a principal forma em grande escala da Renascença. Os cenários completos mais antigos datam do século XIV, sendo o exemplo mais famoso a Messe de Nostre Dame de Guillaume de Machaut.

A música barroca é homofónica?

A música barroca é frequentemente polifónica, enquanto que a clássica é principalmente homofónica. A música barroca pode soar complicada e bastante pesada, enquanto que a música clássica é mais leve e mais claramente estruturada, e enfatiza a elegância leve enquanto se mantém enérgica e viva.



Qual é o período do concerto?

O concerto foi uma forma popular durante o período clássico (cerca de 1750-1800). Tinha três movimentos: os dois movimentos externos rápidos e um movimento médio lírico lento. O concerto clássico introduziu a cadência, uma dramática e brilhante passagem a solo onde o solista toca e a orquestra faz uma pausa e permanece em silêncio.

Os oratórios são sempre religiosos?

As principais escolas do oratório são a italiana, essencialmente uma forma de ópera religiosa; a alemã, desenvolvida a partir do tratamento da história da Paixão; e a inglesa, sintetizada pelo compositor George Frideric Handel a partir de várias formas. …

Será o Messias o oratório mais popular?



1 Messias, HWV 56 / Pt. 1: Sinfonia 2:56
10 Messias – Parte 1: “Havia pastores…Glória a Deus nas alturas”. 3:21


Quem inventou a ópera?

Em Florença, um pequeno grupo de artistas, estadistas, escritores e músicos conhecidos como os Florentine Camerata decidiram recriar a narrativa do drama grego através da música. Entre Jacopo Peri (1561-1633), que compôs Daphne (1597), que muitos consideram a primeira ópera.

Para quem foi escrito o Messias de Handel?

Em 1735 Handel recebeu o texto para um novo oratório chamado Saul do seu libretista Charles Jennens, um rico proprietário de terras com interesses musicais e literários. Porque a principal preocupação criativa de Handel continuou a ser a ópera, ele não escreveu a música para Saul até 1738, em preparação para a sua temporada teatral de 1738-1739.

https://www.youtube.com/watch?v=JKvKu5mglGg

Porque é que o Messias de Handel é tão popular?

Desenhado no Antigo e no Novo Testamento, Handel desenhou-o em três secções amplas: Profecia e Realização, Sofrimento e Redenção. Embora religiosa, a sua mensagem permanece universal e Handel destinou-a à sala de concertos. A sua teatralidade é outra razão para a sua popularidade.

Quem é o compositor de Hallelujah Chorus?

Ouça o que torna o “Refrão Aleluia” tão fixe

O “Hallelujah Chorus” de George Frideric Händel Messiah é uma peça de música tão icónica, e tão enraizada como uma tradição natalícia, que é fácil tomar a sua exuberância e grandeza como um dado adquirido.

Porque é que a ópera nunca está em inglês?

O principal problema com a língua inglesa é que ela é demasiado curta: sobe, desce, vai, aqui, ali, senta, etc. Demasiadas palavras são palavras monossilábicas. Não é fonético como o italiano, espanhol, francês, etc. O inglês é bom para a poesia mas não para o canto de ópera.

Como se chama uma pequena ópera?

Ópera ou obra musical de um só acto em pequena escala. Forma inicial de ópera de câmara. Popular nos finais dos séculos XVII e XVIII (ver também fête teatral, um género semelhante, mas em maior escala).

Qual é o nome de uma canção de ópera?

Aria. [ah-ree-ah] Uma canção cantada por uma única pessoa. Em italiano, ária significa “ar”, “estilo”, “maneira”. A ária tinha um lugar central no início da ópera e, ao longo da história da ópera, têm sido utilizadas árias para realçar um estado de espírito emocional e acentuar as personagens principais. Barítono.

Como se reconhece a música barroca?

  1. linhas melódicas longas e fluidas que utilizam frequentemente ornamentação (notas decorativas tais como trills e redemoinhos)
  2. contraste entre alto e suave, solo e conjunto.
  3. uma textura contrapuntal onde duas ou mais linhas melódicas são combinadas.

Mozart é considerado barroco?

Talvez menos apreciado, porém, é que as grandes realizações clássicas de Mozart estavam firmemente enraizadas no Barroco. … Mozart deixou mais de 600 sinfonias, óperas, corais, peças de música de câmara, sonatas para piano, concertos, quartetos de cordas, missas, serenatas e muitas outras obras.

Qual é a peça barroca mais famosa?

  1. Brandenburg Concertos 1-6; BWV. 1046-51, por JS Bach (1708-1721) Os Brandenburg Concertos representam um conjunto de peças que em muitos aspectos captam o espírito das composições seculares de Bach.
  2. 2. “The Four Seasons”; caravana 269, 293, 297, 315, de Antonio Vivaldi (publicado em 1725)

Qual é o estilo de cantar de Kyrie eleison?

A frase repetida é “Kyrie, eleison” (ou “Senhor, tem misericórdia”). … Os movimentos Kyrie têm geralmente uma estrutura musical ternária (ABA) que reflecte a estrutura simétrica do texto. Os cenários musicais existem em estilos que vão desde o canto gregoriano ao folclore.

O que é o Kyrie na Missa?

Na Missa Tridentina, o Kyrie é a primeira oração cantada da Missa ordinária. Faz normalmente (mas nem sempre) parte de qualquer cenário musical da Missa. Os movimentos Kyrie têm frequentemente uma estrutura musical ternária (ABA) que reflecte a estrutura simétrica do texto.

O que define um cântico gregoriano?

Definição de Canto Gregorianoum canto litúrgico monódico, ritmicamente livre e monódico da Igreja Católica Romana.