Quem trata a policondrite recaída?


Quem trata a policondrite recaída? Os cardiologistas, neurologistas, nefrologistas e otorrinolaringologistas podem ser solicitados a gerir outros aspectos da policondrite recaída. Os cirurgiões plásticos podem ajudar na reconstrução nasal se houver uma deformidade da sela.

Quanto tempo se pode viver com a policondrite recorrente?

Em estudos anteriores, a taxa de sobrevivência de 5 anos associada à policondrite recorrente foi relatada como sendo de 66% a 74% (45% se a policondrite recorrente ocorrer com vasculite sistémica), com uma taxa de sobrevivência de 10 anos de 55%. Mais recentemente, Trentham e Le encontraram uma taxa de sobrevivência de 8 anos de 94%.

A policondrite recaída é uma doença terminal?

A policondrite recaída é uma doença auto-imune rara que pode ser fatal. Esta condição sistémica com predilecção pela cartilagem pode inflamar a traqueia, vias respiratórias distais, ouvido e nariz, vasos sanguíneos, olhos, rins e cérebro.

A policondrite recaída é grave?

A recidiva da policondrite é potencialmente perigosa e mesmo fatal, dependendo dos tecidos envolvidos. A inflamação da cartilagem da traqueia (traqueia), coração, aorta e outros vasos sanguíneos pode ser fatal. Para alguns pacientes, contudo, a doença é muito mais limitada e suave.

Quantos casos de policondrite recidivante existem?

Estatísticas. Estima-se que 3-4 pessoas por milhão desenvolvem anualmente policondrite recaída.

A policondrite recaída é progressiva?

A policondrite recaída é uma doença sistémica grave imuno-mediada caracterizada por um estado inflamatório episódico e progressivo com destruição progressiva das estruturas cartilaginosas, particularmente a condrite generalizada das orelhas, nariz, laringo-traqueobrônquios e articulações.

Como é tratada a policondrite recaída?

O tratamento da policondrite recaída envolve geralmente a administração de corticosteróides (por exemplo, prednisona), aspirina e compostos anti-inflamatórios não esteróides tais como dapsona e/ou colchicina.

Como é que a policondrite recaída afecta o cérebro?

A RP é também uma causa de encefalite límbica. Pode apresentar-se como disfunção cognitiva, perturbações da memória, convulsões, depressão, ansiedade e alucinações(6). No segundo caso, o paciente apresentou alucinações e agitação, sintomas de encefalite límbica.



Existe uma cura para a policondrite?

Embora actualmente não exista cura para a policondrite recaída, muitas vezes é tratada eficazmente com medicamentos.

O que é a policondrite?

A policondrite, também chamada policondrite recaída, é uma condição rara em que a cartilagem em muitas áreas do corpo fica inflamada. A doença afecta mais frequentemente os ouvidos, o nariz e as vias respiratórias dos pulmões. A causa é desconhecida e ocorre mais frequentemente em pessoas com idades entre os 50 e 60 anos.

Será que a doença de Winkler desaparece?

A CNH é tratável, e a perspectiva a longo prazo é boa. A maioria das pessoas reage bem a medicação ou procedimentos médicos. Os médicos recomendam normalmente a cirurgia para remover o nódulo quando outros tratamentos não foram bem sucedidos.

O que é vasculite sistémica grave?

Vasculite sistémica é um termo geral que se refere à inflamação das artérias e veias que progridem para necrose, levando ao estreitamento dos vasos. Embora a causa específica de muitas destas perturbações seja desconhecida, organismos infecciosos, drogas, tumores e reacções alérgicas são alguns dos gatilhos definidos.



Como é tratada a cartilagem inflamada no ouvido?

  1. Os anti-inflamatórios (tais como Motrin ou Advil) podem ajudar com a dor, especialmente para as pessoas que têm um caso ligeiro de RP.
  2. Esteróides (como a prednisona) ou outros tipos de medicamentos para ajudar na inflamação.

A policondrite é genética?

A policondrite relapsante é uma doença geneticamente distinta de outras doenças reumáticas em associação com a região HLA.

A policondrite recaída é uma forma de vasculite?

A policondrite recaída (RP) é uma doença auto-imune rara com lesões inflamatórias/destrutivas crónicas dos tecidos cartilagíneos. Num terço dos casos está associada a outras doenças auto-imunes, na sua maioria anticorpos citoplasmáticos anti-neutrofílicos (ANCA) – vasculite associada (AAV).



Como é que a policondrite recaída afecta os olhos?

As principais manifestações oculares são episclerite e esclerite, conjuntivite, iridociclite e corioretinite, infiltrados de cataratas e córneas e fusão. Os sinais e sintomas extra-oculares são frequentemente indicativos do diagnóstico. A terapia inclui esteróides sistémicos, drogas imunossupressoras e dapsona.

O que é a Síndrome Mágica?

A síndrome de úlceras da boca e genital com cartilagem inflamada (MAGIC) refere-se a uma condição em que características da doença de Behcet (BD) e policondrite recidivante (RP) ocorrem no mesmo indivíduo. A existência da síndrome MAGIC sugere uma possível etiologia comum para a BD e a RP.

A policondrite pode ser ligeira?

Sintomas de policondrite recaída



Normalmente uma ou ambas as orelhas (mas não os lóbulos das orelhas) tornam-se vermelhas, inchadas e muito dolorosas. Ao mesmo tempo ou mais tarde, uma pessoa pode desenvolver uma inflamação articular (artrite) que pode ser ligeira ou grave.

Que doença auto-imune afecta os ouvidos?

O que é a síndrome de Susac? A síndrome de Susac é uma doença auto-imune rara. Auto-imune significa que o seu sistema imunitário ataca erradamente os seus próprios tecidos. Na síndrome de Susac, o seu sistema imunitário ataca os mais pequenos vasos sanguíneos do cérebro, a retina (parte do olho) e o ouvido interno.

Que doença auto-imune causa dores de ouvido?

Algumas doenças auto-imunes que podem afectar o ouvido incluem a síndrome de Coganpolichondrite recorrente, poliarterite nodosa, granulomatose de Wegener, lúpus eritematoso sistémico, colite ulcerativa, síndrome de Sjogren e artrite reumatóide.

O que é a Condrite Atrial?

A condrite auricular é uma inflamação da cartilagem auricular e pode ser causada por furos, traumas, cortes ou pressão no ouvido. Os sintomas da condrite auricular incluem dor na orelha externa. A orelha é frequentemente vermelha, inchada e pode estar quente ao toque. Pode ter febre, dor, sensação de dor e pus.



Tem cartilagem no seu cérebro?

Os neurónios no nosso cérebro que nos ajudam a aprender têm uma bainha em forma de cartilagem, conhecida rede asperineuronal: à sua volta e os investigadores dos EUA dizem que apanhar alguns Zs poderia soltar a rede o suficiente para ajudar a fortalecer memórias fortes e enfraquecer as mais fracas.

O que é a encefalite límbica?

A encefalite límbica representa um grupo de condições auto-imunes caracterizadas pela inflamação do sistema límbico e de outras partes do cérebro. O sinal cardinal da encefalite límbica é uma grave perda de memória a curto prazo; contudo, os sintomas podem também incluir confusão, sintomas psiquiátricos e convulsões.

Como é diagnosticada a policondrite recaída?

  1. Inflamação de ambas as orelhas exteriores.
  2. Inchaço doloroso em várias articulações.


  3. Inflamação da cartilagem no nariz.
  4. Inflamação do olho.
  5. Danos na cartilagem do tracto respiratório.

Como é tratada a doença de Winkler em casa?



  1. Dormir do outro lado para evitar colocar pressão sobre o nódulo.
  2. Utilizar uma almofada macia para evitar que a CNH se desenvolva no outro ouvido.
  3. Evitar a exposição prolongada a condições meteorológicas extremas.
  4. Evite pressionar um telefone até ao ouvido.
  5. Aplicar vaselina a um nódulo irritado.

Como é que é a CNH?

A condrodermatite nodular é um nódulo solitário, firme, de forma oval, de 4-6 mm de diâmetro, com crosta central e eritema circundante. Nos homens, o local mais comum da CNH é a hélice, enquanto nas mulheres é mais comum encontrar a hélice no anti-hélice.