O que acontece no final da peça Antigone?
Antigone enforcou-se e Haemon, em agonia desesperada, mata-se a si próprio também. Ao ouvir a notícia da morte do seu filho, Eurydice, a rainha, também se mata, amaldiçoando Creonte. Sozinha, em desespero, Creonte aceita a responsabilidade por toda a tragédia e reza por uma morte rápida.
Qual é a conclusão de Antigone?
A peça conclui com Antigone a tirar a sua própria vida, e Haemon, noivo de Antigone e filho de Creon, a tirar a sua própria vida. Depois da mãe de Haemon descobrir a morte do seu filho, ela também tira a sua vida. Creonte é deixado a lamentar sozinho.
O que está a acontecer com Antigone no final da nossa leitura?
Creon rejeita a profecia, mas o coro de cidadãos convence-o a ir salvar Antigone e enterrar Poliénicas. Ele corre para o seu túmulo, demasiado tarde. Encontra lá dois cadáveres. Antigone enforcou-se, e o filho de Creonte, Haemon, caiu sobre a sua espada.
A Antígona está viva no final da peça?
A peça termina com Creon miserável, a sua mulher e filho mortos, Antigone morto, a cidade de Tebas virada contra ele, e Tiresias a rir-se dele. Tudo isto é culpa sua, e ele deseja ter escutado os Deuses.
Qual é a última cena em Antigone?
Na cena final do Antigone de Sófocles, ficamos a saber que Haimon está perturbado porque o seu pai enterrou Antigone vivo. Haimon entra no seu túmulo, mas ele chega demasiado tarde – ela enforcou-se. O seu pai encontra lá Haimon, e o seu filho está indignado com Creonte, a quem ele culpa pela morte de Antígona.
O que é que o Creon percebe no final de Antigone?
Quando Creonte finalmente percebeu que eram os deuses que detinham o poder mais elevado, já era tarde demais. Creonte também afirma que o seu filho é como um escravo de Antígona e zomba do seu filho por não respeitar o seu poder. Isto faz com que Haemon se apresse, desalentado, e mais tarde o leva a cometer suicídio.