Qual é o nome do programa de computador coreográfico de Merce Cunningham?

Como eram criadas as coreografias de Merce Cunningham 1919 2009?

As suas coreografias eram abstractas e sem ligações simbólicas ou argumentos, criando assim um estilo de dança experimental e vanguardista, a minimal dance, impondo essa disciplina artística como uma forma de arte independente.

Como era o estilo de dança de Merce Cunningham?

Para Cunningham, a dança se torna aparentemente um movimento natural, sem finalidade específica, em que não se buscava um encadeamento lógico de movimentos, mas explorar os elementos fornecidos pelo acaso. Cunningham contentava-se em indicar aos bailarinos as direções dos deslocamentos e os tempos das paradas.

Quais os trabalhos que ficaram famosos de Merce Cunningham?

E na produção audiovisual, Merce Cunningham, considerado por muitos pesquisadores da área como “pai” da videodança, colaborou com os artistas Nom Nune Paik, Charles Atlas e Elliot Caplan. Entre suas obras de vídeo dança estão: “Life Time of Dance”, “Ocean”, “Split Sides”, “Beach Birds”, “Variations V”, entre outras.

Quais foram as principais inovações propostas pelo coreógrafo Merce Cunningham no campo da dança contemporânea?

Cunningham libertou a dança da música, do cenário, da narração, criando peças onde “a dança se apóia apenas nela mesmo, sem a dominação de uma arte sobre a outra. A relação entre estes elementos é totalmente livre”.

Quais eram os procedimentos utilizados pelo bailarino e coreógrafo Merce Cunningham para a criação em dança?

A ideia também foi de Merce Cunningham, que, a partir de 1991, lançou mão do software LifeForms para criar suas montagens. O programa utiliza câmeras e sensores que captam os movimentos dos bailarinos.

Quais foram as principais inovações propostas pelo coreógrafo mercê?

Quais foram as principais inovações propostas pelo coreógrafo mercê? “Fizeram também uso extensivo de processos, abandonando não só formas musicais como elementos narrativos e outros convencionais da dança e composição – tal como causa e efeito, e clímax e anticlimax.

Quem foi Merce Cunningham e o que ele traduz em sua dança?

Mercier Philip Cunningham, mais conhecido como Merce Cunningham (1919-2009), bailarino e coreógrafo norte-americano. O caráter experimental e o estilo vanguardista foram características marcantes de sua dança. Responsável por mudar os rumos da dança moderna criando mais de 150 coreografias.

Qual é o papel do acaso em coreografias?

A utilização do acaso como ferramenta de criação põe em foco os problemas de continuidade, como um movimento sucede ao outro e como um movimento coexiste com outro.

Qual a importância do trabalho de Cunningham?

Não bastassem tantas inovações, Cunningham também consagrou-se como coreógrafo precursor no uso de novas tecnologias, como o vídeo e o computador.

Quais são as características específicas da dança contemporânea?

As suas principais características são:

  • Não existem técnicas predefinidas;
  • Não existem limitações de movimentos, vestuário ou músicas;
  • Valorização da constante experimentação e inovação;
  • Importância da transmissão do conceito, ideia e sentimento que a coreografia propõe;
  • Valorização da criação coreográfica individual;

Qual a importância da vídeo dança?

A diferença da videodança para o registro de dança é quando o artista se apropria da mídia utilizada, a partir de seus (mídia) valores estéticos e poéticos. Nesse aspecto, o uso do vídeo passa a ser também artístico. A videodança é um dos possíveis resultados da interferência da tecnologia no fazer artístico de dança.

Qual o objetivo da vídeo dança?

Videodança

Possui uma linguagem poética, focando não só a coreografia (a dança), mas explora também recursos audiovisuais, como posição e ângulo da câmera, cenário, efeitos. Surgindo assim, uma linguagem diferente daquela apresentada no palco, possibilitando várias interpretações.

Como fazer um videodança?

10 dicas para gravar um vídeo de dança profissional em casa

  1. Pesquise.
  2. Monte sua equipe.
  3. Tenha um conceito viável.
  4. Faça um cronograma.
  5. Faça uma visita técnica.
  6. Pense na distribuição do vídeo.
  7. Cuide bem da pré-produção.
  8. Ensaie, ensaie e ensaie.

Como fazer reels de dança?

Abra a câmera pelo Instagram e clique na função “Reels

A funcionalidade está disponível na mesma área em que gravamos nossos Stories normalmente, bastando apenas selecionar a opção lá embaixo na sua tela pra começar a gravar e editar o seu conteúdo com o Reels.

Qual a diferença fundamental entre dança e videodança?

A coreografia onde o espaço não é um componente significativo da dança, no caso do videodança, é a dança produzida em um local e transportada para o local da gravação, sem que haja alteração da dança, ou ainda, produzida no mesmo local da gravação, mas, sem que o espaço seja um elemento criador.

Quais as características da dança telemática?

A dança telemática potencializa a visualização dessa convergência do tempo quando é construída através de camadas de imagens de lugares que, antes de trazer seus aspectos quanto espaço, eles impõem, inevitavelmente, o fator tempo.

Qual o real significado da palavra telemática?

O termo telemática resulta da junção das palavras telecomunicação (serviços de telefonia, fibra óptica, satélite, cabo, etc.) e informática (softwares, computadores, sistemas de redes, periféricos etc.), e se refere a qualquer sistema que transmite dados pela rede, seja em formato de texto, imagem ou som.

Quais são as tecnologias utilizadas na dança?

Existem, no entanto, diversas maneiras de detectar a relação da tecnologia com a dança, como são os casos da videodança, dança telemática, dança-computador (termo utilizado pela bailarina Analívia Cordeiro para definir uma pesquisa própria).

Qual é o papel da tecnologia na dança?

As interfaces digitais incorporadas pela Dança vêm agregar novos valores, desafios e parâmetros de complexidade, do ensino à realização do espetáculo, difundidas em grande velocidade, dificultando a compreensão, o acesso e a apreciação pelo público e pelo próprio meio profissional da Dança.