Será que Creonte reconhece a sua responsabilidade no final da peça?
Sozinho, em desespero, Creon aceita a responsabilidade por toda a tragédia e reza por uma morte rápida. A peça termina com um aviso do coro de que o orgulho será punido com os golpes do destino.
Como é que Creon muda no final da peça?
Em Édipo Rex, Creonte não tem qualquer intenção de ser rei. No final da peça, ele deixa claro que as suas intenções mudaram e quer tomar o poder a Édipo e tornar-se rei de Tebas. Quando vemos Creon em Antigone, ele já se tornou rei e começa a cometer os seus erros.
Como se sente Creon no final de Antigone?
A última cena de Antígona, tal como a cena final de Édipo Rex, oferece o espectáculo de um rei orgulhoso, confiante e decisivo derrubado pelo destino. Na sua primeira aparição nesta peça, Creon descreve com força a sua visão do rei ideal para o seu povo, confiante de que crescerá no papel com experiência.
O Creon mudou no final de Antigone?
Ao longo de Antigone, Creon muda de um homem orgulhoso e mal-humorado que coloca a sua vontade acima das leis dos deuses para um homem quebrado que reza por mudanças rápidas…. Ver a resposta completa abaixo.
O que acontece a Creon no final de Édipo Rex?
Creon perdoa Édipo pelas suas acusações passadas de traição e pede que Édipo seja enviado para dentro para que a exibição pública da vergonha possa ser interrompida. Creonte concorda em exilar Édipo da cidade, mas diz-lhe que só o fará se os deuses aprovarem todos os detalhes.
O que é que Creon percebe no final da peça?
Os humanos devem adoptar uma atitude humilde e reverencial em relação ao destino, aos deuses e aos limites da inteligência humana… No final da peça, Creon mostra que finalmente aprendeu esta lição quando, em vez de troçar da morte como tem feito durante toda a peça, fala respeitosamente da “morte”, dando-lhe muitos golpes (1413-1419).
Para mais perguntas, ver Poderia hidratar em demasia a sua pele?
O que é o Hamartia de Creonte de acordo com a ode coral final?
No final da peça, Creonte finalmente assume a responsabilidade pela causa da sua teimosia e arrogância, dizendo “só eu é que tenho a culpa”. A trágica falha de Creon é a sua teimosia e arrogância.
Que afirmação descreve com precisão Creonte no final da peça?
Que afirmação descreve com precisão Creonte no final da peça? Creon percebe que as suas acções causaram a morte dos seus entes queridos e culpa-se a si próprio… O que é que Tiresias reconhece quando ouve os pássaros? Percebe que algo está errado e que Creonte desagradou aos deuses.
Porque é que Creon finalmente cede? Que papel desempenha o refrão na sua decisão?
Porque é que Creon finalmente cede a Tiresias? Finalmente acredita em Tiresias (ao contrário de Édipo, que não acreditava em Tiresias). Que papel desempenha o Coro na decisão de Creonte? O Corão diz que nunca soube quando Tiresias estava errado.
Como é que Creon se vê a si próprio em termos do seu dever para com o Estado?
Como é que Creon se vê a si próprio em termos do seu dever para com o Estado? Ele vê-se a si próprio como alguém que coloca o seu dever em primeiro lugar, acima de todas as outras considerações.
Será que Creon aceita o seu destino?
Antigone aceita o seu destino, enterra o seu irmão e aceita a sua morte. Mas Creon recusa-se a aceitar o destino, em vez de confiar na sua própria sabedoria. A recusa de Creon em aceitar o destino é o que acaba por conduzir à sua tragédia e à morte de toda a sua família.
Como evolui a personagem de Creonte ao longo da peça? Quais são os valores dos seus atributos definidores?
Ao longo da peça Antigone, Creon torna-se um personagem mais simpático…. No início da peça, Creon é completamente teimoso e insiste que não deve haver misericórdia para as Polinicies. Quando soube que Antigone tentou, de facto, enterrar o corpo do seu irmão, Creon ordenou que ela fosse morta.
Como é que Creon muda de ideias sobre Antigone?
Enraivecido, Tiresias condena a decisão de Creon como um acto de impiedade grave e prevê que será punido com a perda do seu próprio filho (1034-1090). Depois de Tiresias ter partido, Creon está assustado e, a pedido do Coro, finalmente muda de ideias. Ele envia os assistentes para Antigone grátis (1091-1117).
Como é que o Creon muda em Édipo Rex?
Em Édipo Rex, Creonte não tem qualquer intenção de ser rei. No final da peça, ele deixa claro que as suas intenções mudaram e que quer tomar o poder a Édipo e tornar-se rei de Tebas… Quando vemos Creonte em Antígona, ele tornou-se rei e começa a cometer os seus erros.
Como é que Antigone muda ao longo da peça?
Na tragédia grega de Sophocles, Antigone, duas personagens sofrem mudanças de carácter. Durante a peça, o público vê as atitudes destas duas personagens mudarem de mente fechada para mente aberta. São as suas atitudes teimosas e fechadas que levam ao seu declínio na peça e, em última análise, a uma série de mortes.
Como mudou Creon?
Como é que Creon mudou desde o início da peça? O que é que ele finalmente veio a reconhecer? Ele aprende que o seu orgulho (a sua trágica falha) causou a sua queda. O seu castigo é que, enquanto outros morrem, ele deve viver uma longa vida sabendo que causou a morte de Antigone, Haimon e Eurydice.
Porque é que Creon decreta que ninguém deve enterrar ou lamentar Polinices?
Porque é que Creon decreta que ninguém deve enterrar ou lamentar Polinices? Creon diz que Polinicies é desonroso porque atacou Tebas e não deve ser enterrado com um bom homem.
Que mensagem apresenta o refrão no final da peça?
No final de Édipo Rex, o Chorus funde o povo de “Tebas” com o público no teatro. A mensagem da peça, entregue directamente a esse público, é de total desespero: “Não considere nenhum homem feliz até à sua morte, finalmente livre de dor”(1684).
O que aconteceu no final da peça Oedipus Rex?
Na cena final de Édipo Rex, Édipo, que recentemente soube que tinha matado o seu pai e casado com a sua mãe sem saber, cega-se a si próprio como forma de auto-punição e prepara-se para viver o resto da sua vida no exílio.
Porque é que Creon pretende punir duramente, mesmo aos membros da família, todos aqueles que infringem a lei?
Porque é que Creon pretende punir severamente, mesmo os membros da família, todos aqueles que infringem a lei? Creon acredita que o seu povo não o obedecerá ou respeitará se ele for indulgente com os membros da sua família…
De que é que Édipo acusa o Creon?
Édipo acusa Creon de tentar derrubá-lo, pois foi ele quem recomendou que Tiresias viesse.
Para mais perguntas, ver Qual é a era da exploração?
Qual é a história final de Édipo Rex?
No seu desespero final, Édipo pega em dois longos alfinetes de ouro do seu vestido e cola-os nos seus olhos. Agora cego, Édipo pede para ser exilado o mais depressa possível e pede a Creonte para cuidar das suas duas filhas, Antigone e Ismene, lamentando que elas tenham nascido numa família tão amaldiçoada.
Qual é o castigo de Creonte?
O castigo de Creon por matar Antígona é que ele perde a sua família por morte.
Como é que a falha de Creon afecta o seu estado?
A trágica falha de Creon ao longo de toda a história é o orgulho. O seu orgulho faz a sua própria família virar-se contra ele e as suas leis para fazer o que acham melhor…. Mesmo quando as pessoas o tentavam aconselhar sobre os seus erros, ele estava demasiado orgulhoso para sequer os considerar.
Como se sente o coro sobre Creon no final da peça?
O refrão sente pena de Antígona e acredita que ela receberá glória após a morte. No início da peça, o coro estava firmemente do lado de Creonte e concordou que o criminoso deveria ser punido.
O refrão concorda com Creon?
Creon, claro, finalmente concorda em fazer isto…. mas infelizmente é demasiado tarde. As principais funções do Coro são comentar a acção da peça, contar a história e ligar a peça a outros mitos.
O que está a acontecer no final da cena 4?
O que está a acontecer no final da cena 4? Antigone está a ser trancado no cofre. Uma vez que a Polynieces não está enterrada, a cidade está amaldiçoada. Os cães e as aves que comeram o corpo estão agora doentes.
Qual pensa ser o papel do rei Creonte?
Qual é a opinião de Haemon? O rei deve estar em total controlo. Haemon pensa que o rei deve dar ouvidos ao povo.
Como é que Creon reage aos seus conselhos?
Como é que Creon reage aos seus conselhos? Recusa-se, com raiva, a ceder. Ele afirma que os profetas só amam ouro e Tiresias deve estar a mentir-lhe.
O que revela a discussão entre Hemon e Creon sobre as suas atitudes em relação às acções de Antigone?
A discussão de Haimon e Creon revela que Creon despreza as acções de Antigone. Haimon, por outro lado, respeita as suas acções, pois reconhece que a audiência vê Antigone como generosa e exorta Creonte a ouvir a razão.
O que é que o Rei Creonte e o Mensageiro fizeram assim que terminaram as suas tarefas relativas à Polinicies?
O que é que o Rei Creonte e o Mensageiro fizeram assim que terminaram as suas tarefas relativas à Polinicies? Fui ao cofre para libertar Antigone…
Que opinião expressa o coro?
O refrão sente pena de Antígona e acredita que ela receberá glória após a morte. No início da peça, o Coro estava firmemente do lado de Creonte e concordou que o criminoso deveria ser punido.
O que diz Sophocles sobre o destino em Antigone?
Isto é evidente quando ele diz: “Não temais por mim, põe em ordem o vosso próprio destino” (Sófocles e Ian 9). Antigone explica que a lei dos deuses reinará para sempre e que as regras feitas pelo homem não podem comprometer a sua existência.
Como é mostrado o destino em Édipo Rex?
O destino de Édipo é predeterminado à nascença pelos deuses. Ter a sua vida predeterminada pelo destino deixa pouco espaço para a livre vontade de intervir para mudar isso. Ao descobrir que ele é o assassino, Édipo é cego e exilado de Tebas.
De que é que Édipo acusa Creonte, e qual é o castigo de Creonte por este crime?
Qual é o castigo de Creonte por este crime? Édipo acusa Creonte de traição (pagando a Tiresias para dizer que Édipo é um assassino). a punição é o banimento ou a morte.
O que revela o contra-argumento de Creonte às acusações de Édipo sobre o carácter de Creonte?
O que revela o contra-argumento de Creonte às acusações de Édipo sobre o carácter de Creonte? Quando Édipo o acusa de traição, Creonte consegue controlar a sua raiva e revela uma firme capacidade de raciocinar. Muito sensatamente, Creon salienta que partilha o poder real no estado igualmente com Édipo e Jocasta.
Como é que a atitude de Creon muda ao longo da peça?
Creon assume a responsabilidade pela morte do seu filho e da sua mulher, chamando-se a si próprio um homem “imprudente” e é aqui que Creon sofre mudanças dinâmicas de carácter ao admitir que estava errado.
Como é que Creon trata Édipo no final da peça?
Creon perdoa Édipo pelas suas acusações passadas de traição e pede que Édipo seja enviado para dentro para impedir a exibição pública da vergonha. Creonte concorda em exilar Édipo da cidade, mas diz-lhe que só o fará se os deuses aprovarem todos os detalhes.
De que forma é Creon responsável pela sua própria queda?
Creon foi responsável pela sua própria ruína. Creonte colocou-se no caminho da destruição quando fez uma lei que contradiz directamente a lei dos deuses e especialmente as crenças de Antigonias, mas quando Creonte se dá conta da sua culpa; é demasiado tarde a morte de Antigone, do seu filho e da sua mulher já ocorreu.
Para mais perguntas, ver Como podemos lembrar-nos onde estão os ventrículos?
O que é que Creon faz no fim de Antigone?
O Creon castiga Antígona até à morte. Haemon- Ele é filho de Creonte. Haemon deve casar-se com Antígona, no entanto, quando Creon bane Antígona até à sua morte, Haemon escapa.
O que é que Creon percebe no final da cena?
Creon poderia ter libertado Antigone e ter tido a oportunidade de compensar as suas decisões erradas, mas ele não escolheu fazê-lo devido à sua arrogância e agora o seu destino está selado. Creon finalmente aceitou e teve a realização, anagnorisis, de ter permitido que o seu orgulho tomasse as suas decisões.
Porque pensa que Creon traz acusações de corrupção contra um sábio de renome?
(P9) Porque é que Creon apresenta acusações de corrupção contra um sábio reconhecido? Possível resposta. Esta é a resposta normal de Creon quando ouve notícias ou informações indesejadas…. Ele parece ser paranóico e impulsivo.
Porque é que Creon finalmente decide mudar de ideias sobre a sentença de morte de Antigone?
Porque é que Creon muda o castigo? Creon acredita que se a Antígona for autorizada a morrer à fome, ele e o Estado não a estão realmente a matar, e os deuses não ficarão zangados com ele.
O que pensa Antigone de Creon?
Antigone vê Creonte como um tirano mesquinho que ostenta abertamente o seu poder perante os deuses.
Porque é que Antigone acredita que tem razão em desafiar a regra de Creonte?
Ela quer desafiar de frente a lei de Creonte. Creon pergunta-lhe porque se atreve a infringir a lei. Antigone diz que a lei de Creonte não era a lei dos deuses do submundo, os deuses da morte e do enterro cujas leis formam tradições antigas não escritas. Ela não ia infringir as leis dos deuses para apaziguar um homem.
O Creon mudou no final de Antigone?
Ao longo de Antigone, Creon muda de um homem orgulhoso e temperamental que coloca a sua vontade acima das leis dos deuses para um homem quebrado que reza por mudanças rápidas…. Ver a resposta completa abaixo.
Como evolui o personagem de Creonte ao longo da peça? Quais são os valores dos seus atributos definidores?
Ao longo da peça Antigone, Creon torna-se um personagem mais simpático…. No início da peça, Creon é completamente teimoso e insiste que não deve haver misericórdia para as Polinicies. Quando soube que Antigone tentou, de facto, enterrar o corpo do seu irmão, Creon ordenou que ela fosse morta.
Que afirmação descreve com precisão Creonte no final da peça?
Que afirmação descreve com precisão Creonte no final da peça? Creon percebe que as suas acções causaram a morte dos seus entes queridos e culpa-se a si próprio… O que é que Tiresias reconhece quando ouve os pássaros? Percebe que algo está errado e que Creonte desagradou aos deuses.
Porque é que Creon decreta que ninguém deve enterrar ou lamentar Polinices?
Porque é que Creon decreta que ninguém deve enterrar ou lamentar Polinices? Creon diz que Polinicies é desonroso porque atacou Tebas e não deve ser enterrado com um bom homem.
Porque é que Creon finalmente cede? Que papel desempenha o refrão na sua decisão?
Porque é que Creon finalmente cede a Tiresias? Ele finalmente acredita em Tiresias (ao contrário de Édipo, que não acreditava em Tiresias). Que papel desempenha o Coro na decisão de Creonte? O Corão diz que nunca soube quando Tiresias estava errado.
Como é que o refrão serve de consciência da peça?
Édipo pergunta por que razão, se Tiresias é um vidente tão talentoso, não conseguiu resolver o enigma da Esfinge. Como é que o Coro serve de “consciência” da peça? Lembra-lhe que este não é o momento de discutir, mas de consultar com Tiresias a fim de cumprir o Oráculo. De que forma é Édipo cego de acordo com Tiresias?
Qual é a resposta final de Hemon na conversa e discussão com Creon sobre Antígona?
Resumo. O refrão vê aproximar-se o filho de Creonte Haemon e pergunta-se o que pensa da prisão de Antígona. Quando Creonte lhe pergunta sobre a sua lealdade, Haemon responde que nenhuma mulher é tão importante como o seu pai e que ele obedecerá a Creonte. Satisfeito, o rei elogia a sabedoria do seu filho.
O que é que Creonte decide fazer após ouvir a profecia de Tiresias?
O que é que Creonte decide fazer após ouvir a profecia de Tiresias? Ele ouve Tiresias e vai libertar Antigone. Como é que Haemon reage quando soube pela primeira vez do decreto de Creon que Antigone, a futura esposa de Haemon, deve ser morta? Ele declara a sua lealdade ao seu pai.
O que acontece a Édipo no final da peça?
Édipo cega-se no final de Édipo Rex. Faz isto quando fica a saber que matou o seu pai e casou com a sua mãe, Ochasta.
Com o que é que Édipo ameaça a Creon?
O que é que Édipo ameaça fazer? ele ameaça matar Creonte.